terça-feira, junho 21

It was a million to one shot

É sem dúvida a notícia do 'defeso'. André Villas-Boas ruma a Londres e vai orientar o Chelsea de Roman Abramovich, liderando um projecto que terá, certamente, condições para fazer o clube inglês ombrear com as outras três potências europeias: Barcelona, Real Madrid e Manchester United. De facto só em sonhos uma proposta destas seria irrecusável. É uma em vários milhões!

Primeiro o que mais interessa. A nação e causa portistas ficam, à primeira vista, orfãs. AVB tinha devolvido esse sentimento e 'espremeu-o' até à última gota na época de maior sucesso azul e branco. Os adeptos agradeceram e elevaram-no ao mesmo estatuto que já haviam elevado, por exemplo, José Mourinho. Mas para André, pela forma 'demasiado portista' com que nos guiou, ficou reservado um trono azul e branco que nem o Special One conseguiu, nem quis, augurar.

Parecia certa a continuidade de AVB na sua, já mais que referida, cadeira de sonho e no contexto actual só um sonho maior e bem improvável o faria partir. As razões compreendem-se e a minha explicação surgirá adiante, mas por agora congratulo-me com as reacções, mais mediáticas, dos adeptos portistas. A maioria agradeceu o trabalho feito, as alegrias dadas, e virou-se imediatamente para o futuro. 'O clube é mais que um homem e continuará, certamente, a ganhar', foi a frase que mais ecoou pelos meios de informação. E é essa a nossa 'escola', que construiu brilhante ciclo de vitórias. E sendo essa é a que tem de ser abraçada por todos, por maior que seja o choque.

Novo treinador, vida nova, mas com a mesma ambição, é o que se deseja. São poucos os nomes disponíveis, mas também eram poucos os nomes que nos poderiam levar André. O perfil continua, para mim, a ser o mesmo. Devolver aos adeptos a ilusão e confiança é o maior desafio e para isso só nomes imaculados. Quem já jogou certamente já perdeu e só quem ainda não jogou ainda não perdeu. E é por aí que se tem de ir, por quem ainda não perdeu, por quem ainda não jogou mas está sedento de ganhar. Qualquer outro nome levantará, de imediato, ondas de suspeição pelos resultados, ou falta deles, conseguidos. Alguém a quem se anteveja um futuro brilhante é o meu primeiro requesito.

Mais (requesitos) haverão certamente, ou não fosse o adepto portista viciado em futebol protagonista e extrovertido em qualquer campo. Hoje por hoje, são dois nomes que me interessam: Rui Faria e Vítor Pereira.

Por último a decisão de André Villas Boas, que é para mim de fácil compreensão. Por vezes temos de ter cuidado com o que desejamos e, por isso mesmo, o seu discurso e percurso foram bater exactamente à única porta que o demoveria de continuar a encantar o Dragão. Só o Chelsea teria os 15 milhões disponíveis, só o Chelsea arriscaria semelhante decisão - cá está, o percurso e ligação - e só o Chelsea tem condições para Villas Boas ombrear com Guardiola, Mourinho e Ferguson. Pedir mais o quê? Era uma num milhão, André. Era uma num milhão...

13 comentários:

Joao disse...

Agradecer a Villas Boas como a Mourinho pelo trabalho extraordinário. Em 7 anos vivemos momentos que jamais vamos esquecer, este último ano foi delicioso, vitórias fabulosas frente ao rival, futebol fantástico, jogadores a darem-nos o céu, etc...

Não acho que o dinheiro seja a razão principal para sair do Porto.
Estar em Portugal, num clima de guerra constante, com a desorganização e incompetência das entidades que regem o futebol, com a falta de público, com a falta de competitividade, etc... fazem com que quase toda a gente queira abandonar o barco (do futebol português)...
Acho que ele faria o mesmo, pelo mesmo salário que recebe no Porto...

Tenho pena é de não ver um duelo entre o Real de Mourinho e o Porto de Villas Boas...

Peyroteo disse...

http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=270527

LMGM disse...

Qualquer um de nós gostava que os seus clubes fizessem compras à tubarão. Ah, apetece-me o Tevez, vou ali e compro, já agora para treinador o Guus vou ali e pago. Até posso estoirar dinheiro pelo meio em Scolaris e Caicedos que "no pasa nada".

Era bom mas não é assim o nosso mercado. Vendam lá o Moutinho para pagar o que falta da clausula de rescisão, dividimos 20 milhões por cada um, foram um bom agente de valorização e ainda ganharam uns "títalos".

Marco Morais disse...

Por mim na boa! Mandem o Izmailov agora...

LMGM disse...

Quanto pagas?

jamsilva disse...

Nao gostei!
Nao é assim que se fazem as coisas.

Sair agora é prejudicar um clube que é o dele, que lhe deu o que deu, que arriscou mt ao apostar "num puto sem experiência".

Óbvio que o €€ manda e que os outros têm mt mais que nós. Isso já toda agente sabe. Mas qd se passa meses a dizer que não se sai depois não se pode voltar atrás.

É uma questão de carácter.

Principalmente qd falta o tempo que falta p o inicio da época e as opções são bem menores. Não tenho duvidas que se tivesse sido antes a esta hora o Domingos n estava de verde e branco.

Teve tudo para ser, à imagem do seu clube, "diferente dos outros"; nao foi capaz.

Dá cá os 15M e vai à tua vida.

Marco Morais disse...

LMGM, o mesmo do Moutinho mas sem Postigas. A não ser que queiras mais alguma 'resmenga'.

JamSilva,

E o que ele nos deu?

Sobre o tempo, só agora é que o Abramovich 'atacou' que querias que ele fizesse?

Isto ninguém esperou, não fazia sentido falar antes. O Abramovich muitas das vezes já regateia, mas aqui não. Chegou, pagou e não 'bufou'.

Como já disse, não há muito a apontar. Acredito que se fosse um Inter a fazer isto que ele não ia, mas o Chelsea? Onde ele já trabalhou e que tem condições de trabalho, jogadores, e dinheiro com fartura para o tornar um treinador de elite?

Estou mesmo convencido que só o Chelsea o conseguiria convencer e as razões já as enumerei. Não houve hipótese de melhor. O que te queixas é de não saberes atempadamente que ele iria. Mas se ninguém estava à espera que aparecesse um ofertão destes, para quê falar?

jvl disse...

jamsilva,

"É uma questão de carácter."

E verificar que o dele é fraco ou pura e simplesmente, não o tem, é uma questão de tempo.

jamsilva disse...

MM
Tens razão! ele de facto deu-nos mt. Aliás muitíssimo.

Já toda a gente sabia que o Chelsea o queria, basta ir ler os jornais da terra.
O puto andou um ano a fazer juras. No fim do campeonato reforçou as mesmas e ....
Nestas circunstancias nao me venham ca com merdas.

"Nao vou" foi uma das suas frases preferidas.
Um gajo com "bolas" faz o que diz.
Principalmente se é portista.
Nao te esqueças q foram precisas muitas "bolas" por parte do PdC para o por lá. O mínimo que se exige é lealdade.

O mínimo...

jamsilva disse...

jvl.
Nao é uma questao de tempo.
Simplesmente ou se tem ou nao.

É uma questao de timing de decisoes.
e esta decisao foi completamente fora de tempo e contradiz o que se andou um ano a vincar.

jvl disse...

jamsilva,

Digo tempo, porque havia quem já se tivesse apercebido que ele não tinha carácter.

Marco Morais disse...

Jamsilva, com todo o respeito, e acredita que te compreendo, acho que te estás a esquecer que foram precisamente as palavras de Villas-Boas em relação ao afecto pelo clube que fizeram disparar os valores do negócio.

Nunca ninguém pensou que fosse possível, nem ele, nem PC, nem nós próprios. A protecção e legitimidade das palavras era a cláusula. Essa mesma que não era possível 'batida' pelo russo se não fossem as 'juras de amor'.

Mourinho ganhou o 'dobro' e saiu por 5 milhões.

À partida o negócio seria impensável senão aquando da renovação a claúsula subiria para 30 ou 40 milhões. Porque não?

Parece-me óbvio que o negócio é irrecusável para o clube e para o treinador. Em relação ao modo como as coisas foram feitas e às verdadeiras razões, para lá das especulações, isso só vamos saber quando PC e AVB explicarem.

jamsilva disse...

MM
à partida a minha leitura é q isto surgiu tudo de repente. Nao acredito pela forma como se passou que estivesse de alguma forma combinado ou planeado. O PdC nunca deixaria a coisa arrastar-se tanto tempo.

15M por um treinador como este nao é nada. Basta ver quanto valorizaram os jogadores do Porto este ano. Mt mais do que isso.
Imagina que pro ano chegamos a umas meias finais da champions. Ou q ganhamos a Supertaça ao Barcelona...Qt nao valerá um Falcao ou um Hulk ou Moutinho ou Varela ou Palito e por ai fora...

O puto simplesmente pensou que oportunidades como esta nao aparecem duas vezes e que era melhor ir ja do que arriscar-se a que pro ano a coisa nao corra tao bem. Mas se é assim que se cale e nao ande prai a enganar o pessoal.

A ele eu pedia-lhe que assuma o mesmo risco que o clube assumiu no principio da epoca ao contrata-lo.

Muito obrigado pelo que fez mas sinceramente a sua atitude nao este à altura do que se lhe esperava.