segunda-feira, outubro 14

A Selecção não é para o Micael.

Acho incrível que se empate com Israel em casa e não vale muito a pena apontar o erro de Patrício para justificar mais um mau jogo da equipa de Paulo Bento.

Acredito que ainda temos alguma matéria prima para fazer uma selecção razoável, capaz de, na base da força e da entrega, chegar longe em competições como o Mundial.

Agora, caro Paulo Bento, insistir na nulidade do Micael, começa a roçar a estupidez. É um péssimo jogador e não compreendo como é que se vê ali seja o que for: não tem inteligência - é, até, bastante burro -, não tem remate, o passe é banal. O que faz ali?

Com certeza que se a opção é Josué, mais vale apostar neste. Pelo menos mostra algum potencial e ainda tem margem de progressão. O Micael é que não. Por favor.

Se escaparmos à França estaremos, certamente, no Mundial do Brasil.

25 comentários:

Mike Portugal disse...

Eu sou Sportinguista e não escondo o erro de principiante do Patricio. Não é o facto de falhar o chuto (que isso não acontece só a principiantes), é o facto de chutar na direção dum jogador adversário. Se ele tem chutado na direção do unico colega que poderia de alguma forma receber a bola (estava do lado direito mas não sei quem era), mesmo que errasse a bola não chegava a nenhum adversário.

Dito isto, também não se pode desculpar o erro de principiante de Nelson Oliveira ao não passar a bola ao Ronaldo, nem o erro de principiante de Nani ao ter combinado bem com A.Almeida e depois quando ganhou a linha de fundo meteu a bola nas mãos do GR.

Quanto às opções de Bento, não há muitos comentários. Ele tenta não mexer muito no grupo para não ter lá sempre 15 jogadores novos e poder formar um grupo coeso, mas manter Micael, Veloso e Nani em campo foi de bradar aos céus. Que jeito teria dado o Adrien para substiuir o Veloso ou o A.Martins para dar alguma vivacidade, embora o Josué também seja bom.

Pedro disse...

"Se escaparmos à França estaremos, certamente, no Mundial do Brasil."

Frase muito arriscada.

É torcer para que os putos SUB21/20 sejam realmente bons para que a qualidade da selecção chegue ao nível que os tugas acham que tem. E, claro, um treinador decente e que não se vergue.

Sérgio disse...

As presenças habituais no 11 de Portugal de Ruben Micael e Nelson Oliveira são para mim um mistério reconheço alguma inteligencia em PB mas no que toca a colocar um RM que só se sabe lamentar a cada remata que falha e um Nelson Oliveira cheio de tiques de vedeta (já os tinha no mundial de Sub 20 no Brasil) quando não o é metem-me algum fastio para ser simpático.

Mas claro está o maior culpado é quem os convoca e poe a jogar.

SL,

Tasqueiro Emigrante disse...

Quando vi a passarem a bola ao Patricio vi logo que ía falhar...nunca foi grande espingarda com os pés...

Quanto ao Micael não sei porque vais implicar com ele com tantos a jogarem mal ou ainda pior...é só escolher um.

Francis disse...

Neste momento a selecção não dá jeito a ninguém.

Jorge Borges disse...

O Patrício acabou por ser o bode expiatório de uma actuação miserável. Deu jeito a muita gente.
É o melhor gr português!

Micael? desde que Atlético o comprou por 2 pipas de massa para o emprestar e nunca mais calçar... Espera, mas não era só o Benfica e o Roberto que cheiravam mal nos negócios do Atlético?

A selecção é aquilo que o Oliveira disse ontem na SIC-N. Ao Oliveira faltaram dizer 2 coisas: chamar os bois pelos nomes (mas isso já é costume), e dizer como chegou a seleccionador nacional. É que se aquilo é como ele disse, e acredito que sim, então ele também lá deve ter chegado por linhas travessas.
Mas o que ele diz é verdade: Com uma data de podes instalados na estrutura desde há muitos anos, nunca iremos ganhar nada. E recodemos que já tivemos a geração e oiro, o Figo, o Rui Costa, o Fernando Couto, o Baía, o JVP, agora temos o Ronaldo, o Moutinho, o Pepe, o Nani, tudo jogadores que jogam no top da Europa. Se a selecção não dá nada, não é por falta de qualidade.

E depois convém não esquecer aqueles que por cá e de vez em quando, talvez confundido um camarote com um qualquer calor da noite vão abrindo à vista garrafas de champanhe às derrotas de Portugal e minando a coisa pela calada.

Falta espírito patriótico a muita gente.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

e que tal falar do miguel veloso? o que é que esse lá faz? zerinho. faz parte da seleção dos amigos do paulo.
ou até o joão pereira? eu que sou portista até prefiro ver lá o andré almeida. até a sub-21 faz melhor figura e tem melhor equipa que estes toscos.

Hugo disse...

Não acho que a selecção tenha grande matéria prima actualmente. Tirando Ronaldo, Moutinho ou Pepe, tens apenas jogadores razoáveis.
Podemos sempre discutir se o Micael, o Veloso ou outro qualquer podem ser substítuidos mas não me parece que faça grande diferença.
Concordo que não lembra a ninguém justificar o empate com o erro do Patrício

Pedro disse...

Já tivemos muitas vezes esta discussão e vamos sempre encalhar na clubite por isso não vou enunciar nomes.

Jorge, temos mesmo falta de qualidade. Enquanto não se assumir isso e baixar a fasquia iremos sempre assistir a estes espectáculos. O facto de termos Ronaldo não faz que os outros sejam de topo. Não são. Tirando um ou outro mais nenhum é de topo europeu. São uns bons, outros bonzinhos, outros maus com boa publicidade. Quando o seleccionador está no mesmo patamar este resultado é esperado. A juntar a tudo isto todos os podres e compadrios que conhecemos.

Jorge Borges disse...

Mas qual é a selecção que tem 11 jogadores de top. Aliás acho mesmo que ter 11 vedetas é mau. São muitos egos dentro de um curto espaço.

Acho que há qualidade, não somos uma selecçãod e top, mas temos valores individuais suficientes para agarantir o apuramento com tranquilidade.
Acham que temos menos qualidade individual que a Rússia?
Portugal tem 2 ou 3 jogadores de top (Ronaldo, Nani, Moutinho), depois tem um grupo de bons jogadores (Dani, Meireles, Patrício, Coentrão, Pepe) e algumas promessas (Josué, Brumo, André Almeida), e um conjunto de banalidades que vai entrando e saindo.
Acho que é mais do que suficiente para garantir um apuraemnto com tranquilidade e conseguir passar pelo menos a 1ª fase.
Repito, as grandes seleções não são compostas por 11 craques. Lembram-se da fantásdtica Espanha? eram todos craques? lembro só um bem nosso conhecido: Capdevilla, sem ser maus jogador, estava longe de ser de top, saiu para o Benfica sem ter mercado no país dele.

Pedro disse...

As grandes selecções têm um vasto conjunto de bons jogadores onde um ou outro menos bom não destoa. Portugal não tem.

Não quero comentar nomes de jogadores para a coisa não descambar para a clubite. Podemos ter mais qualidade que a Russia mas a diferença não é avassaladora o que permite que um grupo coeso e bem treinado supere a nossa qualidade.

Não é por acaso que sentimos dificuldades num grupo destes. Não é azar.

Hugo disse...

Não falando em selecções de top como a Espanha,Alemanha ou Brasil, temos o exemplo da Bélgica que tem um lote de jogadores incrível com 18 jogadores de grande qualidade

Mike Portugal disse...

O problema da seleção é que o Nani não está em forma. PONTO. Tendo o Nani em forma, nem precisaríamos de ter maior qualidade no meio-campo. Ele o Ronaldo encarregar-se-iam de resolver os problemas.

Pedro disse...

É por muitos acreditarem nisto que o Mike escreveu que as desilusões depois acontecem.


Jorge Borges disse...

"diferença não é avassaladora o que permite que um grupo coeso e bem treinado supere a nossa qualidade".
A diferença não é avassaladora, é verdade, mas somos melhores. Só que neste apuramento não conseguimos provar que somos melhores que... Israel. Percebes?

Tocaste no ponto fulcral: não temos um grupo coeso. Quanto ao treinador, exceptuando o Scolari, o PB não é melhor nem pior que nenhum dos outros que por lá passou. E não acredto que todos os treinadores que passaram pela Selecção sejam maus treinadores. Há um ambiente de interesses particulares à volta da selecção que prejudica... e muito! Para mim é determinante e é esse o foco principal dos desaires.

Pedro disse...

Claro que há interesses e os treinadores subjugam-se a esses interesses. E sim os seleccionadores têm sido muito mauzinhos mesmo. Scolari soube ser líder e unir o grupo como nunca.

Mr. Shankly disse...

Concordo com o Jorge. Ronaldo, Nani, Moutinho e Pepe são de top. Coentrão é muito bom, e os outros são bons, só.

Com excepção do Ronaldo, acho que a Rússia tem uma selecção mais forte. Tem bons jogadores em todos os sectores, e tem um treinador que não perdeu praticamente nenhum desafio na sua carreira. Dito isto, até gosto do Paulo Bento, mas entre ele e o Capello há um abismo, obviamente.

No entanto, penso que numa fase final as coisas são diferentes, e no último europeu viu-se isso. É uma questão de termos a sorte de nenhum dos craques estar lesionado.

Em relação à comparação com a Espanha, é descabida. A Espanha tem o melhor GR do mundo (e o Valdes e o de Gea como suplentes), o melhor jogador europeu (iniesta), o Xavi, o Fabregas, o Ramos, o Mata, o Piqué, o Pedro, o Isco, o Busquets, o Silva, Cazorla, Alba, Martínez, Alonso... tem um ponta-de-lança que joga na Juventus, outro no City e outro no Chelsea (os nossos jogam no Fenebahce e no Valencia).

Podemos aspirar a passar a primeira fase do Mundial (se lá chegarmos). Ganhar alguma coisa é um disparate

Peyroteo disse...

De facto, foi uma fase de qualificação miserável, provavelmente no grupo mais fácil de todos.

Micael é o jogador mais irritante do futebol mundial, facto!

Não temos um grupo de jogadores tão bom como em ocasiões anteriores mas o suficiente para estar no Mundial. Isso é obrigatório.

Pedro disse...

Leio aqui tanta barbaridade:

PEYROTEO
"grupo mais fácil de todos"
Grupo E

Suiça
Islândia
Eslovénia
Noruega
Albânia
Chipre

Grupo G
Bósnia
Grécia
Eslováquia
Lituânia
Letónia
Liechenstein

PEDRITO
"scolari soube ser líder e unir o grupo como nunca" (isto sobre estar imune aos lobbys!)

Os amiguinhos da Nike
http://esporte.ig.com.br/futebol/2009/08/29/em+entrevista+sergio+conceicao+critica+scolari+8152910.html

Porteger o menino
http://www.youtube.com/watch?v=JRYu0A-_xzc

Enfim. Sois uns predestinados.

Pedro disse...

Em momento algum disse que Scolari era imune aos lobbys (quem conhece a minha posição sobre o tema sabe bem que defendo exactamente o contrário). O que eu disse, e repito, é que Scolari era um líder para os jogadores e soube unir o grupo de trabalho.

Convêm que leias melhor o que é escrito.

Daqui a nada estás a falar de couves e batatas...

Pedro disse...

"daqui a nada estás a falar de couves e batatas"

Desculpa este fim de semana ainda não há campeonato, portanto não estou muito virado para falar do teu benfica.

P.S. Expõe, sff, a tua posição sobre os lobbys e o scolari. Isto se tiveres tempo, é claro.

Pedro disse...

Já agora, este tema da selecção Portuguesa, dos lobby's, dos favores, do "sistema" deixou-me curioso.

Fui pesquisar.

A selecção teve até ao momento 30 selecionadores.

Destes 30,

Ligados ao benfica:
António dos Reis
Manuel da Luz Afonso
José Augusto
Mário Wilson
Otto Glória (treinou tb Porto e sporting)
Torres

Ligados so sporting:
Maia de Loureiro
Tavares da Silva
Fernando Vaz
Armando Ferreira
Peyroteo
Juca
Carlos Queiroz
Humberto Coelho
Paulo Bento

Ligados ao Porto:
Pedroto
Artur Jorge
António Oliveira

Neutros:
Cândido de Oliveira (benfica+sporting)
Laurindo Grijó
Salvador do Carmo (belenenses)
Virgilio Paula (belenenses)
Armando Sampaio
José Maria Antunes (académica)
José Gomes da Silva (académica)
Fernando Cabrita (benfica+rio ave+etc)
Ruy Seabra
Manuel Vingada
Agostinho Oliveira (académica+braga)
Scolari

Alguns pontos:

- O sporting dominou claramente o inicio da Selecção Portuguesa. Foram 3 décadas seguidas de selecionadores afetos ao clube. Não ganhamos nada nessa altura.

- Entre a chegada em força dos técnicos ligados ao benfica, houve uma fase "belenenses". Também não ganhamos nada.

- Manuel da Luz e os Magriços deram-nos tudo o que até ali nunca tinhamos tido. 3º lugar em 66. Primeira medalha.

- Após esse 3º lugar, aparece uma fase de maus resultados, poucas qualificações e entre os treinadores afetos ao benfica, surge o 1 ligado ao Porto: Pedroto. Também não ganhamos nada.

- Passam 2 décadas desde o 3º lugar em 66 e chegamos a Saltillo. Torres, o bom gigante, não controla os seus jogadores. Aqui sim podem falar de tudo: interesses das grandes marcas, má convocatória, problemas disciplinares, doping (veloso), melhor marcador do campeonato deixado de fora (manuel fernandes), enfim uma vergonha. Eliminados nos grupos. Torres despedido.

- Entre 66 e Saltillo tivemos o Euro 84. Estivemos bem. Caimos nas meias contra a França de Platini. Engraçado que para termos uma boa prestação, a Selecção Nacional, teve de ter 2 adjuntos, um de cada grande (Porto e benfica).

- Na primeira vez de Oliveira, estivemos muito bem. A Selecção tinha andado às aranhas com Artur Jorge, Queiroz e Nelo Vingada. Oliveira colocou-nos no Euro 96, em primeiro no grupo de qualificação. Caimos como todos sabem ou deviam saber: Poborsky.

- Antes do brilharete do Euro 2000 com o grande Humberto ao comando, tivemos de assistir ao espetaculo triste de 1998: Marc Batta. Tirou-nos o Mundial. Penso que de 1996 para a frente, tinhamos uma selecção capaz de conseguir todas as qualificações.

- Engraçado que foi quando os selecionadores afetos ao sporting começaram a rarear, a Selecção começou a conseguir mais que conquistas morais.


Daqui para a frente, penso que a maioria das pessoas que andam pelos blogues já eram vivas, portanto não vale a pena tirar mais notas. Ide ao google!

Pedro disse...

Sempre achei que a "zanga" de Scolari com Pinto da Costa era teatro uma vez que Scolari fez vários favores ao Pinto e ao fcp. A ver a questão Baía que ao sair da selecção tornou a sua saída do fcp mais pacífica aos olhos dos adeptos. Depois temos a convocatória do brasileiro Deco que assim pode ter as internacionalizações suficientes para ser interessante para Inglaterra e outros campeonatos. A própria titularidade de Paulo Ferreira e a valorização consequente.

Depois as jogadas que se falava em empresários sempre com Scolari metido ao barulho.

Nunca achei que Scolari fosse "apenas" o seleccionador. Nunca fechou a porta a outros interesses.

Pedro disse...

Cá está, revelas a cada comentário o teu ódio profundo ao Porto.

1. Baía deixou de ser convocado em 2003. Após essa data ganhou 1 UEFA, 1 Champions, 1 Intercontinental. Isto sem falar dos titulos internos, os quais sendo ganhos pelo Porto, não contem para o vosso totabola. Acabou a carreira em 2007. Dois Mil E Sete. 4 anos depois da chegada do Sargentão!

2. Deco fez 75 jogos pela selecção. Setenta e Cinco jogos. Isto em meia dúzia de anos. Quando saiu do Porto, foi para o Barcelona. Que fica em Espanha. Onde não existe a regra do minimo de internacionalizações.

3. Paulo Ferreira fez 62 jogos pela selecção portguesa. Sessenta e Dois jogos. Defesa direito titular da equipa campeã europeia. Compreendes isso? Campeão Europeu? Não é a taça latina. Saiu do Porto e passou NOVE ÉPOCAS no Chelsea. Muito fraco. 9 épocas.
Aliás sobre Paulo Ferreira, deixo-te uma entrevista que El Nino deu ao El Pais:
http://deportes.elpais.com/deportes/2012/10/15/actualidad/1350329162_598731.html

Educa-te rapaz. Esse ódio tolda-te o juizo. Scolari é um filho da puta da pior espécie. Só pensa nele e na sua carteira. Sim, a selecção portuguesa com ele cresceu bastante, mas na minha opinião, deveu-se aos enormes jogadores que tinhamos. E não ao selecionador.

E só para que fique claro, da canalhice de Scolari e da falta de respeito pelo meu clube:

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=48563

Levou a uma convocatória e "entregou" a Bruno Vale a sua 1ª e única internacionalização. Isto quando ele era o TERCEIRO guarda-redes do PORTO. TERCEIRO.

Que se foda 30 vezes o scolari, mais os adoradores dele.

Pedro disse...

não contam*