terça-feira, junho 24

Mundial 2014: grupo D/C.

Itália 0 Uruguai 1
Finalmente senti-me um bocado defraudado com um jogo deste Mundial 2014. Esperava mais, especialmente da Itália. Primeira parte aborrecida e que me fez lembrar a "boa-velha Itália". Na retranca, sem dar qualquer espaço ao adversário, numa espécie de "podes brincar mas só onde eu quiser". 45 minutos equilibrados, sem grandes motivos de interesse, contudo, sempre com a tónica da incerteza de qual das equipas passaria aos oitavos. Segunda parte com o Uruguai a pressionar e os italianos a falharem completamente no contra-ataque. Assim, limitaram-se a defender, revelando uma total incapacidade de atacar. Aproveitou o Uruguai para criar duas boas oportunidades de golo (na de Suárez, Buffon fez uma defesa espantosa). Cheirava a golo, apesar do perfume defensivo italiano. Já com 10, por expulsão de Marchisio (continuo sem perceber se foi para vermelho ou não), a Itália acabou, ainda por cima com Pirlo a jogar a passo (tem muita qualidade, mas não exageremos). Entretanto, Suárez decide morder Chiellini e este reage quase que instintivamente com uma cotovelada. A acção do uruguaio foi simplesmente deplorável e o jogador deve ser banido da competição. É o mínimo. E que levem cinco, já a seguir, se faz favor. Finalmente, o rei-Godín marcou com as costas e acabou com o jogo, pois os italianos já nem respiravam. 
 
Inglaterra 0 Costa Rica 0
Não vi este jogo. Os ingleses, apesar de tudo, mostraram mais qualidade do que o costume neste Mundial. A Costa Rica foi a surpresa do grupo.

Grupo D

Costa Rica
Uruguai 6
Itália 3
Inglaterra 1

Japão 1 Colômbia 4
Uma Colômbia já qualificada mas que apresentou uma equipa disposta a manter a mesma lógica dos dois jogos anteriores: com velocidade, muito rápida no ataque e sempre com uma atitude vencedora. Estas provas dependem muito da forma como os jogadores interpretam cada lance, cada disputa de bola, e estes colombianos têm o sangue a ferver, e têm alguns jogadores de classe mundial, como James, Cuadrado ou Jackson. O Japão tentou equilibrar a coisa e bem que tentou. Na segunda parte, os nipónicos tudo fizeram e até surpreenderam com um futebol apoiado, bem jogado, mas, infelizmente, sem balizas. No contra-ataque, a Colômbia ameaçava sempre e era inevitável que dilatassem a vantagem que já tinham de 2-1. Jackson com um belo golo, fez o terceiro e, James, numa jogada sublime, mandou os japoneses ao tapete. Muita qualidade colombiana, num jogo emotivo mas que esteve sempre a cair para o lado dos melhores. 
 
Grécia 2 Costa do Marfim 1
Não vi este jogo com muita atenção até aos 65 minutos. A Grécia vencia por 1-0 e até ameaçava o segundo. Só que a Costa do Marfim fez o golo do empate e esteve com um pé nos oitavos. O resto do jogo foi dramático, com os gregos a manterem-se focados e os africanos a apostarem no contra-ataque. A Grécia mandou a terceira bola ao poste neste período e a Costa do Marfim não foi capaz de aproveitar algum desequilíbrio defensivo dos gregos. A dois minutos do fim, penálti para a Grécia, muito bem marcado por Samaras (que é um jogador do caraças). Karagounis é classe, ou melhor, ainda é. Que drama neste final de jogo. O futebol a ser madrasto para os africanos e a deixar os gregos em lágrimas de alegria. Quem nos dera!

Grupo C

Colômbia
Grécia 4
Costa do Marfim 3
Japão 1

11 comentários:

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Até a Grécia sem saber como passou lol

Hugo disse...

O James arrisca-se a ser o MVP do torneio.
A Grécia tal como no Euro 2012 chega ao último jogo da fase de grupos e passa quando ninguém o esperava. Muito mérito do Fernando Santos

Anónimo disse...

Epá mas vi melhor aquele penálti... muito mau...

Hugo disse...

E com 33 graus e 91% de humidade não se poderia esperar muito mais do jogo da Itália com o Uruguai

Peyroteo disse...

Itália, Espanha e Inglaterra de fora. Era difícil melhor cenário :)
Esperava que o Uruguai chegasse aos Oitavos mas agora, sem Suarez, como fica? Colombia favorita mas nunca se sabe.

O Japão é uma equipa interessante, pratica bom futebol mas é pouco eficaz, quase não remata. Nota-se claramente a falta de Junya Tanaka!

A Costa do Marfim voltou a desiludir. Desta vez tinha quase a obrigação de passar mas, lá está, nunca se deve subestimar a Grécia.

Peyroteo disse...

Garay no Zenit por 6 milhões :) Vamos vender o Dier por mais...

Anónimo disse...

Peyroteo, olha que o vigarista do presidente não dorme. Este negócio tem muita coisa por esclarecer mas seguramente que o jogador não foi vendido por 6M. Isso é garantido.

E já a agora, qual é a % que o SCP tem do Dier?

Peyroteo disse...

Não sei

Anónimo disse...

Deve ser de 100%.

Mas outros estão na mesma situação de Garay, certamente.

O negócio de Garay é assim: 6M para o Benfica, vem o Neto, uma banda punk russa e dois jogadores do A.Madrid relativos à venda do Simão.

São coisas simples, não vale a pena complicar.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Garay 6, André Gomes 15 loool
Mais um negócio da china, neste caso da rússia.
Só é pena porque assim o Vieira já não se habilita ao sorteio do Audi :D

Sérgio disse...

O SCP tem 100% do Dier!

O Real Madrid tinha 50% do passe do Garay, o SLB tinha 40% os 6 milhões são relativos a ????

Se calhar é como o Luís diz :).