terça-feira, abril 1

Apito Dourado

É incontornavelmente o assunto do momento: os meios de comunicação social veiculam hoje (não sei se é peta ou não) a possibilidade do Porto ser "condenado"(?!) na perda de 6 pontos, e o Boavista com a descida de divisão. Até aqui tudo bem, crimes diferentes correspondem a penas diferentes.
Convém, no entanto analisar o assunto em duas vertentes: a da medida da pena e o timing de aplicação da pena.
Quanto à medida da pena, parece que, segundo li e ouvi hoje, é precisamente isso que os regulamentos prevêm, como tal apenas me posso insurgir contra o ridículo da situação no que toca ao Porto, estar em completo desacordo com o regulamento, e questionar: se era para isto, porquê esperar tanto tempo? Penso que a perda de 6 pontos é pura e simplesmente ridículo para tudo aquilo que sabemos. Falam em 2 jogos (Porto - Estrela e Beira-Mar - Porto) e esquecem, por exemplo, o jogo Nacional-Benfica no qual o presidente do FCP aparece também implicado. Vai haver uma 2ª notificação para a perda de mais 3 pontos? Será que os regulamentos da Liga não prevêm a reincidência? e haver corrupção em 1 ou 10 jogos a pena é sempre a mesma? 3 pontos por jogo?
No que toca ao Boavista entendo ser a medida adequada e que nos poderá dar o sentimento de alguma justiça (a plenitude não se pode já alcançar).
No que diz respeito ao timing, a questão não é tão pacífica e não se sabe muito bem quando é que vai ser aplicada a pena, se o vier a ser. Há quem fale na perda dos pontos já esta época, no que diz respeito ao Porto. Se assim for como é que vai ser com o Boavista, vai disputar os jogos que faltam na 2ª liga?
Não está aqui em causa o facto do Porto levar 16 pontos de avanço, e isso não se reflectir na classificação, embora seja importante. Se em causa estivesse a perda de 30 pontos, eu defenderia a mesma teoria.
Uma pena tem como objectivo fazer sentir ao visado a censurabilidade dos seus actos através de um prejuízo. Ora, no caso de isso ocorrer esta época, o único prejuízo que o Porto teria seria o de festejar o título daqui a 2 ou 3 jornadas, em lugar de o fazer já no domingo.
Penso que, seja qual for a medida a aplicar, esta deverá entrar em vigor a partir da próxima temporada.
Assim, a ser verdade o veiculado, o Porto começaria com 6 pontos negativos e o Boavista na 2ª Liga. Acho que seria mais coerente, correcto e justo. Primeiro porque não se levantaria a questão/suspeição de se estar a aplicar a pena sabendo que ela não iria produzir efeitos prácticos, e depois porque todos saberiam desde o princípio quais as regras e co o que contar.
Não me parece justo para ninguém que depois da época em curso se retirem pontos a uma equipa por factos ocorridos há 4 anos atrás...

Sem comentários: