sexta-feira, abril 18

o Benfica e o Futuro

Peço desde já desculpa pelo tamanho do post, mas este assunto não se pode resumir em 2 ou 3 linhas...

Numa altura em que tanto se fala do Benfica presente e futuro, penso que será hora de se fazer uma reflexão, parar para pensar e friamente decidir qual o caminho a seguir .
Luís Filipe Vieira tem pouca ou nenhuma margem de manobra. Conforme escrevi
aqui, o Presidente do Benfica esgotou o seu ciclo. Como dizia o Pedro (magicoslb) algures, o LVF vai iniciar a temporada na mesma posição que o Fernando Santos iniciou a temporada que agora finda.
Há uma manifestação
marcada para amanhã às 15:00 horas.
Sou apologista do cumprimento integral dos mandatos, mas neste caso o LVF pode ir embora quando quiser, a bem da verdade acho que devia ter ido. No entanto e face aos resultados eleitorais tem toda a legitimidade para levar o mandato até ao fim. Pelo profissionalismo e pela competência seria uma pena ver Domingos Soares Oliveira ir embora, ele que foi o verdadeiro responsável pela melhoria financeira do clube.
Outro nome que não deverá ser confundido com LFV será o de Mário Dias, o “pai” do estádio e do centro de estágios.
Esta época está acabada, e o mais provável é ficarmo-nos pela UEFA.
Parece que o novo treinador não está ainda escolhido.
Definida para a próxima época está a apenas a função do Rui Costa.
Há os dossiers de Léo e de Rodriguez para serem resolvidos, e urgentemente.
Não é cedo mas ia-se ainda a tempo de planificar eficazmente a próxima época.
Mas quem será a alternativa? Jaime Antunes? Guerra Madaleno? Bagão Félix? Para se trocar por mais do mesmo, ou pior, mais vale ficar como está. Ao menos este teve o condão de iniciar a recuperação e estabilizar financeiramente o clube, devolver-lhe o ecletismo e dotá-lo de infra-estruturas de futuro. Não queremos que tudo isto se volte a perder.
Mais do que correr com o Vieira, o importante é arranjar uma alternativa credível que dê garantias que o futuro vai ser melhor. Dos nomes que enumerei nenhum me convence. Os projectos de Antunes e Madaleno são fracos. Bagão não se pronunciou sobre isso, mas é figura que eu não gosto.

Se a “pasta” futebol for entregue a quem verdadeiramente saiba do assunto, o problema é minorado. Já se sabe que a partir da próxima época vai ser o Rui Costa. Mas, e agora? Estará já o Rui Costa a trabalhar nesse sentido? Não me parece que tenha a disponibilidade necessária para fazer contactos, viajar, negociar, enquanto for jogador…
Além de um homem forte no futebol, o Benfica precisa que o Vieira não interfira de forma alguma na gestão da equipa de futebol. Eu não acredito que ele o consiga fazer. À parte do seu benfiquismo, a prestação do Rui Costa como director desportivo é uma verdadeira Caixa de Pandora. Sabe de futebol, conhece muitas pessoas e muito bem o meio, mas será isso suficiente? Acredito e espero que sim, mas…

O clube precisa de escolher um modelo de jogo para o futuro em função do plantel (não se pode renovar o plantel a cada ano) e escolher um treinador que o saiba aplicar. Esse modelo de jogo deveria ser adoptado desde os escalões de formação, facilitando assim a adaptação de jovens oriundos da formação na equipa principal. O Benfica tem que adquirir de novo uma identidade futebolística.

Não se pode também, todos os anos perder uma carrada de jogadores importantes. A época passada foi o Simão, o Miccoli e o Karagounis. Esta época vai ser o Rui Costa, e se nada se fizer o Léo o Rodriguez e o Katsouranis. Assim não se vai a lado nenhum. As mexidas terão que ser pontuais e cirúrgicas.
Coisas como a recente “novela” César Delgado não poderão acontecer! Também não se pode esperar até ao último minuto do mercado de transferências para assegurar reforços. Não é boa política.

Um departamento de prospecção eficaz, uma base de dados de jogadores de todo o mundo sempre actualizada permitiria a descoberta de novos talentos.
Quem é o Rui Águas e que provas tem dadas para liderar um sector como este? É a mística que ele carrega? Qual? A que o fez trocar o Benfica pelo Porto? Se é assim…

A par disto, é necessário reestruturar o departamento clínico. Falha qualquer coisa ali, o número de lesões e os tempos de recuperação são anormalmente grandes.
O Rui Costa poderia, através dos seus conhecimentos, trazer as pessoas certas para a criação de um laboratório, ao estilo do MilanLab (já sei, o Rui Santos defende isto também, mas porra nem tudo o que o homem diz é para deitar ao lixo), onde são permanentemente estudados todos os índices dos jogadores, de forma a poderem ser trabalhados de forma conveniente, maximizando as suas potencialidades. Não é à toa que os jogadores do Milan jogam até tão tarde, e por outro lado seria possível averiguar se os profissionais levam uma vida compatível ou não com a prática do desporto ao mais alto nível. Seria possível transformar, por exemplo, o franzino Di Maria num jogador ainda mais rápido e ao mesmo tempo possante fisicamente. Isso requer investimento e gente altamente qualificada e competente.

Pois, e com tudo isto, dá a sensação que o Benfica precisa de se reestruturar todo. Infelizmente penso que será isso o necessário para voltar a fazer do Benfica um clube ganhador. Se é para mexer, que se façam as coisas bem. Utópico? Não sei. Se tiver as pessoas certas é possível.

Neste momento, organização e profissionalismo são o mais importante. Para já, contentava-me com isso.

Sem comentários: