quarta-feira, janeiro 16

Flash - Ciclos

O Presidente do Benfica, na apresentação do mais recente reforço da equipa, disse que o Benfica iria iniciar um novo ciclo. Onde é que eu já ouvi isto? pensei eu. E então dei por mim a fazer um exercício de memória que me levou quase até à entrada dele no Benfica.
Foi um início de mais um ciclo: a sua entrada no Benfica, a aquisição do Mantorras, levar o Benfica ao título europeu em 5 anos, o despedimento do Jesualdo, a contratação do Camacho, a "parceria" com o Veiga, a saída do Veiga, a saída do Camacho, a entrada do Trapp, a saída do Trapp e a entrada do Koeman, a saída do Koeman e a entrada do Fernando Santos, a saida deste para a reentrada do Camacho, a vinda do Rui Águas, as guerras com o Porto, com a Liga, com a Federação, com o Governo, o Kit, o Guiness, o centro de estágio, o estádio, a política de contratações, enfim, tudo isto e muito mais serviu para o presidente do Benfica apregoar novos ciclos. Infelizmente a grande maioria deles não trouxe resultados desportivos, que é disso que um adepto "vive". Luis Filipe Vieira "ganhou" no Benfica um campeonato, uma taça de Portugal e uma Supertaça - manifestamente pouco para um clube como o Benfica.
Pois eu digo, Sr. Luis Filipe Vieira, o seu ciclo chegou ao fim. É hora de assumir que a política desportiva falhou (se é que alguma vez existiu) e entregar a "pasta" a alguém que perceba verdadeiramente de futebol, de preferência idóneo.
Quando entrou para o Benfica, as coisas estavam tão más, mas tão más, que por muito mau dirigente que fosse Luís Filipe Vieira só podia fazer melhor do que até aí tinha sido feito. Reconheço-lhe mérito na organização que veio trazer ao clube, no grupo de pessoas que se rodeou em termos estruturais (salvo raras excepções), na forma como as suas direcções se entregaram na construção do novo estádio e do centro de estágio, na visão que teve para o aumento exponencial do n.º de sócios, nas recreitas que conseguiu angariar, na forma como recuperou a credibilidade financeira do clube. Pode não ter sido mérito seu dirão alguns, mas ele é que encabeça as direcções para o bem e para o mal.
Pena foi não ter escolhido alguém competente para gerir o futebol. E pior, quando chamou a si essa pasta só fez asneiras.
Claro, sem nunca esquecer que deveria ter escolhido alguém para lidar com a comunicação social em seu lugar, coisa para a qual não tem a mínima aptência.
Por isto, o melhor que ele tem a fazer, para o seu bem e do clube é afastar-se enquanto a maioria dos adeptos ainda lhe vai reconhecendo alguns méritos. É que com estes resultados e exibições o seu espaço de manobra vai diminuir cada vez mais.

Sem comentários: