sábado, janeiro 26

Guimarães 1 - Benfica 3

Eu não estava à espera, e penso que os jogadores do Vitória também não. O Benfica fez uma primeira parte personalizada, pressionante, anulando os espaços e impedindo o Vitória de se aproximar com perigo da baliza do Quim. E foi com pouca surpresa que op Benfica chegou ao intervalo a ganhar por 2-0, fruto de um foguete do Cardozo e de uma excelente jogada do Di Maria culminada com a emenda do Maxi. Do Guimarães pouco se viu na primeira parte.
Próximo do intervalo Camacho foi forçado à substituição do David Luiz. Quanto a mim esta substituição determinou muito a forma como o Benfica jogou na 2ª parte.
Para a segunda parte e já com Ghilas em campo o Vitória surgiu com outra dinâmica e outra força. A pressão foi-se adensando e o golo, já mais que previsível, aconteceu à passagem do quarto de hora. O Benfica parecia meio desnorteado e não conseguia acertar com a forma de jogar vimaranense. Se o recuo do Katso se notou no Benfica, a entrada do Roberto no Vitória e a nova disposição em campo da equipa notou-se também, quanto a mim para pior. Após o golo, o Benfica conseguiu equilibrar um pouco o jogo e lançava, de quando em vez, o contra-ataque. O Guimarães dava a sensação de querer mas já não poder, e por volta dos 80' o Benfica tinha o jogo controlado. Importante a acção do Nuno Assis nos últimos minutos, a conseguir segurar a bola longe da área encaranada. O terceiro golo, caricato, é o espelho da ânsia do Guimarães em chegar lá à frente de da cabeça fria e sentido de oportunidade do Cardozo.
Cardozo merece mais que destaque: fez 2 golos, não me lembro dele ter perdido um lance de cabeça para os defesas do Guimarães, correu, lutou, enfim foi o melhor em campo. A diferença de golos só se pode justificar porque o Cardozo fez por merecer os 2 golos que marcou. Hoje vi o Cardozo que justifica o investimento feito. A adaptação é cada vez maior e os adeptos do Benfica só têm que estar contentes pois estamos na presença de um grande jogador. E já lá vão 13 golos...
João Ferreira, voltou a demonstrar a sua pouca qualidade. Tenta passar a imagem de autoritário, mas enfim... a forma como mostrou o cartão amarelo, injusto, ao Rui Costa (quase em bicos de pés) é triste. E depois haja quem me explique isto: o Petit viu o amarelo, e bem, por ter jogado a bola com o braço. Quantas mais faltas foram assinaladas por esta infração? Mais umas 3 ou 4. E porque é que ele não sancionou disciplinarmente os outros jogadores? Há uma então, que o Alan, no chão agarra a bola e ele limita-se marcar a falta. Não percebi o que é que ele foi dizer ao Camacho, só se foi por bocas, mas se bem me recordo, na altura o treinador do Benfica estava dentro da área técnica dar instruções aos jogadores. Há aindfa um lance muito dividoso dentro ds área do Guimarães de um possível atraso ao guarda redes, com o pé, do jogador da casa, mas a TVI não deu mais imagens. Se as cores fossem outras era livre indirecto de certeza. Enfim, se ele visionasse os jogos que arbitra e metesse a mão na consciência já tinha pendurado o apito... há muito. Era bom para todos.
Por último, será que alguém pode explicar ao Flávio Meireles que a função do jogador é acertar na bola? Em todas as bolas que dividiu, em todas acertou no adversário, e algumas com entradas bem duras. É incrível como um jogador destes acaba o jogo sem um amarelo.

Sem comentários: