quarta-feira, janeiro 23

Passivamente

"A concretização do projecto imobiliário do Sporting ficou ontem mais próxima após a Assembleia Municipal de Lisboa ter aprovado, por maioria, a permuta de terrenos com o Metropolitano de Lisboa e a cedência do direito de superfície ao clube desses mesmos terrenos onde se localizava o interface do Campo Grande, junto ao antigo Estádio José de Alvalade, nos quais será possível a construção de quatro torres de escritórios de 29 mil metros quadrados."
in O Jogo

O Sporting não tem nenhum projecto imobiliário desde que o vendeu à MDC. O ponto positivo para o Sporting desta deliberação é que, como a MDC exigia os 29 mil metros quadrados - localizados junto ao antigo Bingo - para desbloquear os 27,5 milhões de euros, o Sporting vai poder finalmente encaixar esse montante.

Com este encaixe, o passivo do Sporting poderá baixar para cerca de 195 milhões de euros*. Soares Franco prometeu a redução do passivo para valores na ordem dos 150 milhões de euros. Mesmo com a poupança anual em juros originada pela redução de 277 para cerca de 195 milhões, só a venda de acções da SAD (que ontem desvalorizaram mais 4%, estando agora a valer aprox 1,80€) não chegará nem de perto nem de longe para atingir este objectivo. Como resolverá FSF este imbróglio?

Já agora, a venda do Alvaláxia, CUF, Holmes e Visconde deveria ter rendido, segundo anunciado por FSF, cerca de 55 Milhões e não apenas 47 milhões. A venda de Nani seria, também nas palavras de FSF, utilizada em parte para abater o passivo. Milhão a milhão nos afastamos do objectivo.


* 277 milhões - 47 milhões (Alvaláxia, Holmes, Visconde) - 27,5 milhões (loteamentos) - 7 milhões (loteamento 2ª fase) = 195 milhões

Sem comentários: