quinta-feira, agosto 21

24.793

É o número de gameboxes vendidas pelo Sporting até agora. Pelo menos é o que se pode ver no site oficial do clube. Desconheço se esta cifra representa já a ultima actualização, mas o que me parece claro aqui (e preocupante!) é o mais que provável desvio (neste caso negativo) sobre o número de gameboxes que a Direcção estabeleceu como objectivo este ano (parece-me que 35.000).

Com o passar dos anos a evolução é claramente negativa desde que se implementou este modalidade.
2006-2007 34.129 Gameboxes
2007-2008 32.288 Gameboxes
2008-2009 24.793 Gameboxes (provisório)

Ainda faltam alguns dias para a epoca começar e é possível que muita gente ainda esteja de férias e espera até ao ultimo dia para comprar o seu bilhete de época. No entanto, creio que é mais um sinal da crescente desmobilização dos adeptos sportinguistas em relação ao seu clube.


Já na época passada, fiquei apreensivo quando soube do número de espectadores em jogos importantes e decisivos nas competições europeias (Roma e Rangers). Este ano, não gostei muito de ver a “casa” para os jogos de apresentação aos sócios. E agora este dado mais recente, o número de gameboxes vendidas.

Explicações poderão ser várias.

1) A “crise” será supostamente a mais utilizada. Estranho é que apenas afecte o meu clube.

2) A falta de titulos de campeão nacional, poderá ser outra. Se bem que acho que temos minimizado isso com outras conquistas de titulos nacionais.E qualificações directas sucessivas para a Champions League.

3) Há quem diga que a qualidade do futebol da equipa de Paulo Bento não convença, ou ainda que a falta de reforços sonantes e que encham primeiras páginas de jornais tire um pouco de “glamour” a esta equipa.

4) O permanente discurso sobre o Passivo por parte da Direcção do Sporting, face aos avultados investimentos dos rivais, poderá também criar algum desânimo nos adeptos do clube.

Não sei sinceramente qual será a melhor explicação para este fenómeno. O certo é que este Sporting não vende. E se não vende, não consegue mais receitas. E se não consegue mais receitas, não poderá competir com os seus rivais mais directos.

Devo confessar, que estou um pouco apreensivo.


by João

_________

Também os objectivos em termos de associados podem não ser cumpridos:
Os números no site apontam para cerca de 95 mil sócios. O objectivo de 100 mil ou mesmo 150 mil ainda está longe. A nova campanha publicitária é muito gira e pode criar um buzz parecido com o conseguido o ano passado com a campanha do Paulo Bento a telefonar para os adeptos (entretanto copiada pelo Meo), mas só as vitórias e o desejo de comprar gameboxes estimula a maior adesão ao associativismo. Também esta meta corre sérios riscos de não ser alcançada.

Adenda by Miguel

1 comentário:

Anónimo disse...

Já agora fica a informação:
Acabo de saber que o Meo vai lançar a partir de 15 de Setembro, em exclusivo, os canais de TV dos 5 maiores clubes da europa. A saber: Chelsea FC, FC Barcelona, Inter de Milão, Manchester United e Real Madrid.

Ou seja os cinco grandes onde também há Portugueses, sejam eles jogadores ou treinadores. :)

Mas há mais: com os novos canais acede-se a notícias dos clubes e dos jogadores em primeira-mão, conferências de imprensa, transmissão dos treinos e preparação dos jogos dos jogadores e dos clubes, transmissões em diferido dos jogos da temporada 2009/10, debates, follow up e antevisão das jornadas semanais, documentários e entrevistas com jogadores e equipa técnica, transmissões de jogos clássicos, e um longo etc. :)

Abraço.