sexta-feira, agosto 15

O defeso do Benfica

O Benfica começou esta época quase do zero. Mais um ciclo, já sei...
Treinador novo, e mais uma "fornada" de novos jogadores.
Quanto à equipa técnica estou satisfeito. Quique Flores parece ser o homem certo. Um discurso prudente, coerente e bem direccionado. Relevo também para o preparador Pako Ayestarán, segundo dizem um dos melhores. Não sei se tem alguma coisa a ver com ele ou não, mas o que é certo é que para já as lesões desapareceram.
Quanto a entradas, parece-me que desta vez o Benfica contratou verdadeiros reforços, uns para o futuro imediato (Aimar, Martins, Reyes, Amorim, Yebda), e outros para projectar o futuro (Urreta, Sidnei).
As dispensas não foram muito pacíficas entre os adeptos, principalmente no que toca ao Freddy Adu, jogador muito querido pela massa associativa. Coentrão não teve oportunidade. Assis que estava a ser dos melhores na pre-temporada também foi embora. Contudo, e vendo o desenvolvimento da equipa, não posso estar desagradado.
Luís Filipe finalmente foi embora (não em definitivo, infelizmente) e parece que Katsouranis vai ficar. Ainda bem.
Polémica para a maioria dos benfiquistas foi a saída de Rodriguez para um rival. Sobre isto discordo da maioria dos adeptos do meu clube e compreendo bem a posição do jogador: estava numa equipa que era uma completa bandalheira com poucas perspetivas de melhoria, de repente vê-se num leilão e com a conta bancária a poder aumentar, esticou a corda até onde pôde e escolheu quem lhe pagou mais e onde sentiu que tinha mais possibilidades de ganhar títulos. Quem ficou mal na fotografia foi, mais uma vez, LFV que deveria ter resolvido a questão antes do Natal, e ficava com o jogador por um preço barato. Guardo o maior respeito ao Rodriguez, que, enquanto vestiu a camisola do Benfica não se poupou a esforços para a dignificar. Agora é adversário.
Ainda no capitulo das contratações, fazer notar que esta época, não sei se mais ou menos que em épocas anteriores, a imprensa, nacional e estrageira, colocou no Benfica mais de 100 jogadores, e não, não estou a exagerar, foram mesmo mais de 100. Também as novelas, principalmente a novela Aimar e a Martins/Pongolle que acabou por ser só Martins marcaram a pré-época.
Outra questão em relevo: o novo cargo do Rui Costa. Uns idolatram-no e outros imolam-no, diariamente. Ambos exageram, e nem vale a apena citar. Lê-se de tudo e muita coisa ridícula. Está a fazer o seu trabalho o melhor que pode e sabe. E diga-se, não se tem saído muito mal. Comete erros? sim. Mas vai melhorar, espera-se. Tem-se esforçado para dotar a equipa daquilo que é necessário. Pecou nas "fugas" de informação das negociações em curso. Todos sabemos que as negociações são demoradas, mas com a pressão da opinião púiblica as coisas tornam-se muito mais difíceis. É um pormenor importante para rever.
LFV, à parte das parvoíces que disse à Judite de Sousa, tem estado caladinho, e é assim que deve ficar.
Contra os holandeses, sem ter sido deslumbrante como por aí li, já deu para ver alguns pormenores interessantes. Nota-se que há trabalho de fundo. Amanhã espera-se ver continuidade nesse trabalho, se ganharmos tanto melhor.
A esperança é grande, o investimento também.
A sensação é que as coisas estão a ser feitas com maior competência.. É preciso vencer a ansiedade e a impaciência. Independentemente de tudo é preciso ganhar qualquer coisa esta época, e lutar até ao fim pela Liga. Quique tem uma tarefa difícil, mas parece estar preparado.
Venha o Rio Ave

Sem comentários: