terça-feira, junho 1

Contas

Depois dos últimos resultados financeiros das SAD´s publicados no dia de ontem, ficamos a saber que a diferença entre uma equipa campeã e outra que fica no quarto lugar a quase 30 pontos é de apenas 7 milhões de euros negativos.
Fantástico!!!
A visão estratégica em Alvalade nestes ultimos anos tem sido algo de extraordinário.

12 comentários:

Mr. Shankly disse...

A época do Sporting foi desastrosa, mas essa comparação não é justa.

pedro m disse...

Não sei onde vem isso e sei, dentro da minha ignorancia sobre o assunto, que nisto dos resultados financeiros há muitas interpretações.

Por isso espero que o especialista cá do sitio, que fazia em Novembro/Dezembro posts em catadupa sobre a péssima gestão financeira do Benfica e previa o abismo se pronuncie.
Só mesmo para nos iluminar a todos.

Anónimo disse...

"A visão estratégica em Alvalade nestes ultimos anos tem sido algo de extraordinário.
"

E BOTA ABAIXO... que assim é que é que é bom para o próprio clube!

J. disse...

Vamos lá ver...em finanças raramente há segredos e soluções milagrosas.
normalmente é um espelho do sucesso/estratégia de um clube.
normalmente, pq no futebol ás vezes para ganhar há-que endividar-se e procurar o sucesso sem preocupar-se muito com as contas.
No Benfica nao é excepção e apesar das palavras dos seus dirigentes, vão precisar de vender num curto prazo. A estratégia pode passar por uma maior valorização pós mundial ou champions.
No Sporting quis-se poupar nos tostões sem ter em conta que se podia ganhar mais nos milhões, tendo em conta que tinhamos na champions o palco perfeito de valorização.
Agora não temos nem os milhões e nem conseguimos poupar nos tostões.
Não é deita-abaixo. É tristeza!
E sentir que nos falta um grande caminho para percorrer para estar de volta aos grandes palcos.

zorg disse...

>No Benfica nao é excepção e apesar das palavras dos seus dirigentes, vão precisar de vender num curto prazo.
-
O Benfica conseguiu praticamente os mesmos resultados operacionais que o porto (46,4, contra 47,1 milhões), apesar de não ter ido à liga dos campeões. Isto é muitíssimo significativo e extremamente animador, porque para o ano há liga dos campeões!

Somem-se estes factores ao previsível aumento substancial das receitas dos direitos televisivos, agora que o fim dos contratos com a olivedesportos está no horizonte, e creio que está encontrada a fórmula que permitirá ao Benfica contrariar a famosa maldição da "necessidade de vender" a que supostamente os clubes portugueses não conseguem escapar.

zorg disse...

Já agora, alguém que perceba de finanças me pode explicar o que quer dizer este excerto da notícia do público:

"Apesar de ter resultados negativos inferiores aos do Benfica, o Sporting é, dos três grandes, o que se apresenta em condições financeiras mais tremidas, pois é o único que registou números negativos nos capitais próprios (um défice superior a 30 milhões de euros)."

O que são os capitais próprios e o que significa a expressão "números negativos nos capitais próprios"?

J. disse...

Significa que o activo do SPorting não chega hoje em dia para pagar as suas dividas Passivo.
Assusta, mas acho que é apenas algo meramente contabilistico.

Miguel disse...

Zorg, mesmo com acréscimo de receitas de direitos televisivos o Benfica precisará de vender jogadores se mantiver o nível de despesa.

O Benfica gastou muito para conseguir ser campeão, terá de rentabilizar este título com a venda de jogadores.

As palavras de Rui Costa são esclarecedoras. POde dizer que "não consegue segurar as pérolas" quando o que facilmente se percebe é "temos mesmo de vender pelo menos uma delas".

J. disse...

E se for o Di Maria nem irão sentir a falta dele no plantel.

zorg disse...

>Zorg, mesmo com acréscimo de receitas de direitos televisivos o Benfica precisará de vender jogadores se mantiver o nível de despesa.
.
Porquê? Fazes essa afirmação baseado em que números?

Segundo as notícias que têm vindo a lume, o Benfica espera, pelo menos, triplicar as receitas da venda dos direitos televisivos. Para além disso, a liga dos campeões rende, segundo a notícia do Público, 18 milhões de euros a mais, em relação à liga europa.

O prejuízo do Benfica foi de 24 milhões. Parece-te assim tão evidente que em ano de participação na LC e com os direitos televisivos a render 3x mais do que rendem agora, o Benfica consiga apresentar lucro sem vender ninguém?

J. disse...

Mas Zorg sabes o que está por detrás desses resultados operacionais?
As tais antecipações de receitas que muito se falava, como as da Sagres por exemplo, aparecem ai ou não!?

Eu acho que triplicar receitas televisivas num mercado como o português tb seja complicado.

zorg disse...

O mercado português de direitos televisivos paga substancialmente menos do que os seus congéneres europeus, mesmo os que têm dimensão comparável. Foi a consequência natural do fenómeno Joaquim Oliveira associado à existência, até há pouco tempo, de um único player no mercado (a PT Multimedia).

A separação da ZON do grupo PT e consequente aparecimento do Meo veio apimentar bastante as coisas, porque agora há 2 players com vontade de ter futebol. Não me parece que seja coincidência as relações privilegiadas que a Benfica TV tem tido com o Meo... a PT está danadinha para deitar o dente ao futebol que, até agora, é exclusivo da ZON.