segunda-feira, julho 19

Sporting 2- 0 Lyon

Apesar de se poderem retirar poucas conclusões destes particulares de pré-época, parece-me que Pedro Mendes, que hoje até foi capitão ao fim de meia dúzia de meses no clube e Maniche (jogador com mais minutos no jogo de hoje) vão ser intocáveis no 11 de Paulo Sérgio. A experiência e clarividência que emprestam ao jogo são uma mais valia e, se Veloso não sair para outro clube, o trio do meio campo está encontrado.

Paulo Sérgio optou pelo 4-2-3-1 na maioria dos 90'. Não sei se será o melhor esquema para tirar partido das características de Liedson ou de Pongolle mas, como dizem os entendidos, o que interessa não é a táctica, é sim a dinâmica que a equipa consegue imprimir no jogo.

Paulo Sérgio rodou os 3 g.r. que devem integrar o grupo. Golas começou o jogo, Tiago continuou mas acredito que Rui Patrício vai continuar a ser o dono da baliza.

Nas laterais não me parece que vá haver grandes dúvidas este ano, dada a diferença de ritmo e garra entre os antigos Abel e Grimi e os novos ex-bracarenses J. Pereira e Evaldo.

No eixo da defesa, hoje vimos um Polga ao melhor nível, mostrando aquela qualidade que ainda pode fazer dele o melhor central do Sporting. Não faço ideia quem partirá na frente para ocupar os 2 lugares de central, mas de qualquer modo não me parece que o reforço Torsiglieri seja um deles.


No meio campo, os já citados Mendes e Maniche encheram as medidas. Valdés, Vukcevic, Matías, Djaló, Salomão foram rodando no papel de médios mais criativos, todos alternando o bom com o menos conseguido. Um grande ponto de interrogação para os médios ala que serão escolhidos no futuro e convém não esquecer Izmailov que nem sequer jogou...

Na frente começou Pongolle, seguiu-se Saleiro, depois Postiga e por fim Liedson. Se só houver lugar para 1, não me parece que vá haver muitas dúvidas.

No fim de contas, foi um bom teste. O Lyon podia ter marcado no período em que esteve por cima (dos 5 aos 35 minutos) e o Sporting acaba por ser um vencedor com mérito. Dizem que o resultado é o que menos interessa, mas a época passada viu-se o que aconteceu depois de uma pré-época em que só se ganhou,salvo erro, o jogo ao Sarilhense.

Sem comentários: