sábado, julho 17

Valor de mercado

Não me preocupa demasiado a noticia que o Miguel mais abaixo resolveu postar aqui no blog.
Acho que com a venda de Moutinho e muito possivelmente de Veloso e Djaló, o Sporting cobre o que investiu nestes ultimos 6 meses e ainda possíveis desvios de tesouraria.
No entanto, estou longe de estar tranquilo. A equipa actual do Sporting é construida com o objectivo de encurtar o máximo possível a distância que temos actualmente para os dois grandes rivais. Contrataram-se jogadores experientes, com provas dadas no futebol português e internacional e capazes de dar uma resposta imediata ao actual problema desportivo do clube.
Porém, podemos estar a entrar num outro possivel problema de mais dificil resolução.

Ora o sucesso de um clube, principalmente em Portugal ainda que outros queiram fazer ver que não, depende da capacidade de gerar mais valias continuadamente, financiado o sucesso da actividade procurando comprar melhores jogadores que os rivais não conseguem comprar.
Ai esta a base de sucesso do Porto e do Benfica do ano passado quando foram buscar Ramirez, Javi Garcia e Saviola.

Ora parece-me evidente que esta equipa do Sporting e vendo que a aposta na formação ( a nossa galinha dos ovos de ouro)ficou para segundo plano tem comparativamente muito menos potencial que Porto e Benfica em possiveis futuras mais valias, ainda que consiga êxitos.
Por exemplo:
Quanto dinheiro pode estar aqui, por exemplo?
Porto - Helton,Fucile,Rolando, Bruno Alves, A.Pereira, Fernando,Raul Meireles, Moutinho, Varela, Hulk e Falcão.
Ou então,
Benfica - Roberto, Maxi, Luisão,D.Luiz, F.Coentrão, Javi Garcia, Ramirez, Aimar, Gaitan, Saviola e Cardozo.
E depois comparemos com,
Sporting - Patricio, J.Pereira, Carriço, Torsi, Evaldo, P.Mendes, Maniche, Izmailov, Valdes, Liedson e Pongolle.

Deste provável onze, encontramos um valor com alto valor de mercado ( Carriço), outros que podem lá chegar dependente da época da equipa e do desempenho individual ( Patricio,J.Pereira,Torsiglieri, Izmailov,Pongolle) e depois jogadores que dificilmente vão garantir mais valias (Evaldo, Pedro Mendes, Maniche, Liedson, Valdes).

Se as coisas não correrem bem este ano e não conseguimos pelo menos uma ida á Champions, onde é que podemos financiar-nos para conseguir melhores jogadores e uma melhor equipa?
Perigoso.....


2 comentários:

Schmeichel disse...

Na mouche! Estou se isto falhar (e é o mais certo) vamos entrar num período de recuperação algo longo. Lá voltará a aposta na formação, a atitude certa pelos motivos errados.

Miguel disse...

A formação sempre foi "aposta" quando as vacas são magras.

Torsi a titular? No lo creo...