domingo, julho 4

Tomara eu dez milhões e uma incógnita

Por mais que tente ver as coisas de outra forma, são demasiados os negócios inflacionados (e infundados) que o FC Porto faz só para tentar fragilizar os adversários. Se algumas "guerrilhas" com o Benfica ainda são disfarçadas por ser, praticamente, igual a fatia de mercado que os dois clubes disputam, esta de oferecer 10 milhões de euros a um adversário é de bradar aos céus!

É uma estratégia há muito utilizada pelos lados do Dragão. Picar e ferir os adversários, e com isso, muitas das vezes, tirar proveito próprio, teve (e tem) o sucesso que conhecemos. Mas não serão já demasiadas vezes, o que coloca em risco a probabilidade de sucesso?

Maniche e Deco foram campeões da Europa no Porto, enquanto que foram dispensados do Benfica. Jesualdo consegue ser tri-campeão no FCP, enquanto que no Benfica não conseguia dar um treino, em paz, sequer. Tudo bem, a probabilidade de sucesso no FCP é maior mas partir do princípio que isto resulta sempre - pague-se o que se pagar - dá mau resultado.

Para já, estes negócios inflacionam sempre por isso mesmo. Paga-se o ferimento que se inflige ao adversário. E se no caso das guerras com o Benfica o maior montante se paga a outros clubes, neste estão-se a oferecer 10 milhões a um adversário directo. Ou seja, estamos a pagar os disparates que Bettencourt fez no mercado de Inverno.

João Moutinho vale os 10 milhões e não tenho dúvidas acerca disso. O que critico no negócio é ter de ser o FCP a pagá-los e a estar interessado no jogador. Por mais valias que tenha - o número de jogos que faz, a intensidade que coloca em campo - o Porto não se pode dar ao luxo de comprar um jogador por 10 milhões quando ainda há bem pouco tempo teve para a mesma posição Raúl Meireles (este ainda tem eu sei, mas...) e Maniche por muitos menos de metade do preço.

Mais uma vez, não ponho em causa a qualidade do jogador mas tenho dúvidas que consiga fazer mais do que os dois que enumerei acima, até porque, pelos vistos, foi comprado para ser o médio-ofensivo da equipa e nº10, por mais que queiram fazer dele, é coisa que João Moutinho não é. As comparações com Meireles e Maniche, acreditem, não foram ingénuas. É um grande negócio para o Sporting, que perde um jogador (totalmente) substituível e arrecada 10 milhões de euros e uma incógnita.

28 comentários:

jamsilva disse...

deve ser a primeira vez que discordo completamente daquilo que escreves.

o jogador tem 24 anos, faz parte da selecçao, foi titular absoluto no seu clube desde que subiu à primeira equipe...

um jogador substituivel??!
diz-me 1 que tenha tido o mesmo percurso...

Tb acho que este negocio n se enquadra no perfil de negocio de que falas. Aqui ninguem roubou nada a ninguem. é um negocio. uns vndem outros compram.

Ao contrario do Meireles e do Maniche o Moutinho é um jogador que chega ao Porto "feito", que tem tudo para "despegar" para outro nivel.

Francisco disse...

A situação do Moutinho é o espelho da gestão do clube.
Gestão de um treinador de merda e de que ninguém fala.
Paulo Bento foi quem o nomeou capitão quem teve dois pesos e duas medidas quando ele queria sair. A rotação que o obrigou a fazer juntamente com o jogo da equipa levou à estagnação total do jogador e que culminou com a sua ausência no Mundial
Paulo Bento fez muito mal ao Sporting, muito mal, e não foi só a escolher Purovics (uma trave com dois pés por 2 milhões), a não querer Coentrão por 1 milhão.
Por quanto tempo ainda fará mal é a minha dúvida.

Sporting

Petinga disse...

Substituivel??

O fulano tem 24 anos. Jogou em media 85 minutos por jogo nos ultimos 4 anos. Internacional A (os porques de nao ter sido convocado tornam-se, agora, obvios). E e o Capitao do Sporting! Um simbolo do jovem jogador formado em Alcochete e provavelmente o maior simbolo do Sporting actual.
Numa equipa que jogue sempre com a posse de bola (e o Porto do Villas Boas prepara-se para isso), o Moutinho vai brilhar e muito. Se no Sporting, que esta longe de beneficiar de arbitragens e conluios, era dos melhores, imagina so estando no "clube do sistema"...
Ja para nao falar da facada enorme que das no orgulho sportinguista (que, eu sei, e coisa que parece existir cada vez menos :(

Petinga disse...

Deves ter dito o mesmo do JVP quando se transferiu para o Sporting....

Archibald disse...

Pois eu acho que o pequenitates está a mais no Sporting há pelo menos dois anos!
Quero lá saber que vá para o Porto! Até podia ir para o quartel dos bombeiros da 2ª circular!
O Moutinho era útil no Sporting de Paulo Bento por causa da polivalência no célebre LOSANGULO. Se no Sporting não jogar nesse sistema com Paulo Sérgio, eu pergunto: Em que posição ia o pequenote jogar?
A Trinco? - Não é "rijo" o suficiente para ser um grande trinco.
A "10"? - Não tem visão nem arte para ser o artista".
Extremo? - Não tem velocidade para jogar nas alas nem capacifade de drible.
A "8"? Talvez a melhor posição para ele mas se temos o Maniche...
A verdade é que sendo um bom jogador, o Moutinho não tem nenhuma característica que seja excelente.
Mas pela atitude que tem tido no clube, eu quero mesmo é que ele fique paraplégico quando estiver a viajar para o Porto.

Petinga disse...

Archibald

Deves ter tanto de treinador como eu de malabarista...
Pelos vistos, o Sporting que temos e mesmo o que estes adeptos merecem.

Joao disse...

em principio grande troca de cromos (Meirelles por Moutinho...).

preferia ter ficado com Nuno André Coelho. Arriscamo-nos a perder o Bruno Alves, e assim teremos apenas Sereno, Rolando e Maicon...

mas começa a ser uma época interessante...

Mr. Shankly disse...

Discordo completamente. É o negócio do século, para o porto. Moutinho pode ser melhor que o Meireles, e creio que pagarão mais que 10 por ele. Ale´m disso é mais novo, e fragiliza um adversário directo.

Incompreensível a postura de Bettencourt e Costinha.

Pedro disse...

isto é muito simples: o scp precisa urgentemente de dinheiro, ninguem aparece para comprar os jogadores que estão no mercado, o amigo fcp aproveita e leva um jogador que deseja a algum tempo e q mostrava sinais de claro descontentamento em ficar em Alvalade. Ficam todos contentes. O fcp com um bom jogador, o scp com dinheiro para investir na equipa e o jogador sai como desejava.

Resta saber qual o motivo para q o fcp financie o reforço do plantel do scp mas acho que não é preciso pensar muito para saber qual a resposta...

Peyroteo disse...

A saída de Moutinho não me preocupa, apenas é estranho ser para um rival. Mas a saída era esperada. O que isto precipita é a acção de Sporting no mercado. Vão ter que chegar jogadores que façam "esquecer" este assunto rapidamente.

Petinga disse...

Mas voces ainda nao perceberam que esta transferencia foi só para financiar os disparates de Janeiro? Ou só eu é que vi que Pongolle + Joao Pereira + Pedro Mendes = 11 milhoes de euros?

Se o Sporting fosse um clube de homens a sério JEB e Costinha seriam encostados à parede e forcados a demitir-se. Pelo que vejo, até vao ser levados em ombros e aplaudidos...

Peyroteo disse...

João Pereira e Pedro Mendes não foram disparates nenhuns. Pongolle só este ano se poderá perceber.

Peyroteo disse...

E, consumado o negócio, temos de ver os prós do mesmo:
- Deixamos de ter um jogador com estatuto de indiscutível, que jogava sempre, estivesse em boa ou má forma.
- Matias Fernandez já poderá jogar e marcar as faltas, coisa que Moutinho fazia muito mal. Podem crer que o SPorting vai melhorar muito nas bolas paradas ofensivas.
- E ter um capitão descontente também não é benéfico. O Sporting devia tê-lo vendido ao Everton quando surgiu essa possibilidade.
- Ou seja, Moutinho já não é o mesmo de 2004/2005. Estagnou e precisava de mudar de ares. Se o Sporting for eficiente no mercado, não sentiremos a falta de Moutinho.

Miguel disse...

Sim, chamar ao Pedro Mendes de disparate é tentar provocar a confusão.

Anónimo disse...

FIL,

Sem qualquer margem de sarcasmo, acho interessante a diferença de pontos-de-vista em relação a isto tudo, tanto entre adeptos sportinguistas como portistas e até benfiquistas. Eu já não contava com Moutinho, isso é adquirido, e nesse aspecto resolve-se um "cancro" que podia alastrar em todo o plantel. Moutinho já estava fora do Sporting há muito tempo (mas quero aqui ressalvar que sempre demonstrou querer e entrega em campo, que não restem dúvidas) e como tal, a sua permanência só podia causar problemas. Assim saiu por um valor razoável que espero seja compensado com reforços que o façam esquecer rapidamente. Ir para o Porto é que é outra coisa...espero que a sua prestação passe a ser de acordo com a atitude que demonstrou como homem, e não como jogador.

JLC disse...

Achar que o Maniche e meio que chegou esta época vai substituir o Moutinho é genial

jamsilva disse...

n sei se ja repararam mas o maniche vai fazer 33 anos....

Peyroteo disse...

O Sporting parece estar prestes a contratar Fábio Aurélio. Seria um excelente reforço, digo eu.

Mr. Shankly disse...

Fábio Aurélio? Muito bom. Mas não entendo porque não quis renovar pelo Liverpool. Para ir para o Sporting?

Anónimo disse...

Como sempre, os sportinguistas deste blog são o exemplo do que é ser anti-sporting. Por isso é que não há salvação para o Clube. É esperar que se feche portas (também já não falta muito..) e depois limpar esta merda toda!

Petinga disse...

O Joao Pereira por 3M de Euros é um negócio quase tao bom como o Evaldo pelo mesmo preco. Lembrem-se, fomos nós que colocámos 6M na conta do Braga em 6 meses. Depois admirem-se que eles lutem pelos lugares cimeiros connosco.

O Pedro Mendes por 1,5M só é mesmo um bom negócio se conseguires demonstrar que ele ainda faz mais 2 épocas ao mesmo nível.

E o Pongolle por 6,5M, para um clube com as dificuldades do Sporting, NUNCA será um bom negócio. Aliás, está mais próximo do ruinoso. A menos que esteja ali um Cristiano Ronaldo ou Fernando Torres e mais ninguém (a nao ser o JEB, já que nem o Carvalhal o pediu) se tenha dado conta.

Ou seja, despachar o último grande símbolo do Sporting no plantel para o clube que simboliza precisamente aquilo que o Sporting deveria combater no futebol é uma boa medida. E, claro, quando os jogadores fizerem birra e disserem que nao querem jogar mais, o que se deve fazer é vende-los à primeira oportunidade, mesmo que o montante seja irrisório.
Nunca te passou pela cabeca que se calhar também era culpa do Sporting e dos seus paupérrimos treinadores de futebol o facto de o Moutinho ter estagnado?
Ah nao, claro. O Moutinho é que é um pulha.
Granda lógica.

SL

ana disse...

Eu quero ver quem vai correr os quilómetros que o Moutinho corria, que ia a todas, à frente, atrás, ao lado. Não acredito que o Maniche tenha fôlego nem poder de locomoção para isso; o Matías só sabe jogar do meio campo para a frente (alguém se lembra de o ver em zonas defensivas nas poucas vezes que jogou?) e a estrela Veloso não estará para isso... e que não o obriguem, que agora já sabe como fazer as coisas para se pôr a andar caso as ordens do treinador não lhe agradem... é tão fácil!

Jorge Borges disse...

Eu acho o Moutinho um grande jogador. E ao contrário de ti não penso que vá ser fácil ao Sporting substituí-lo, não só pela valia dentro de campo, mas também pelo que significava para os adeptos, e a prova deste 2º ponto é o descontentamento generalizado.

Acho que foi um bom negócio para o Porto, que adquriu o jogador em saldo.
Aliás, por norma, e salvo algumnas excepções, os negócios do porto são sempre bons, e quando é com Sporting então...
A minha curiosidade é saber que vai andar naquele meio campo. Não acredito que fiquem todos..

Archibald disse...

O Sporting é um clube de gente que critica tudo o que se faz. O JEB está lá para tomar decisões por dificeis que sejam.
Esse petinga só sabe criticar, por isso de malabarista até nem tem nada.
O Moutinho já vai tarde. É uma merda de homem que não honra os seus contratos. Não esquecer que renovou em 2009, tá bem Sr. Petinga?
Defenda quem está a trabalhar para o clube e não que está a trabalhar para sair do clube.

kinglizard disse...

Mas quem é que está a trabalhar para o Clube? JEB??? Costinha??? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH...

É por isso é que não saimos da cepa torta...o Sporting há 15 anos que tem lá um poder instituído que é um enorme Vale e Azevedo.. ao menos os lampios ainda correram com o gajo... os sportinguistas fazem o quê? Pagam ordenados principescos ao presidente para andar a fazer a merda que tem feito em catadupa...

trabalhar para o Clube?.. sinceramente.

Petinga disse...

Grande Archibald

Obrigado pela informacao! Afinal foi o Moutinho quem nao honrou o seu contrato... pensei que tinha sido o Sporting quem o quis vender, como explicou o senhor Presidente.
Aliás, se o Moutinho tinha contrato até 2014 porque é que o Sporting teve tanta pressa em vender? O jogador Está insatisfeito? Pois que fique a treinar à parte. Garanto-lhe que um jovem de 24 anos, com sonhos e aspiracoes na sua carreira, dá o braco a torcer em menos de 2 meses.

No dia em que ninguém criticar o Sporting e formos todos como tu, provavelmente já estaremos como o Boavista...

sar disse...

««despachar o último grande símbolo do Sporting»»

Vai-te catar pá...
Mas qual símbolo?!?!?
Uma melancia daquelas?...

Só se for símbolo do mercantilismo, da falta de carácter e de reconhecimento à instituição que lhe deu tudo.

Este tipos fãs do moutinho (adoram mais os jogadores que o clube)levaram uma bruta facada nas costas do monte de merda e agora vingam-se, achincalhando o Sporting e tudo o que mexa, menos o cabrão do montinho.

Nesta história não há inocentes e a direção tem muita coisa a explicar, principalmente o porquê de manterem a braçadeira de capitão neste estafermo após as vergonhosas declarações de há duas épocas sobre o Everton. A partir daí era retirar a braçadeira de capitão à criança e procurar a melhor oferta.

Agora fazer do montinho um mártir?!?!?

Bardamerda!

Petinga disse...

Entao meu sabichao diz-me lá tu qual é o símbolo do Sporting no plantel actual, se nao é o Moutinho? Se calhar é o Vukcevic? Espera espera, deve ser o Liedson!

Ninguém diz que é um "bom" ou "mau" símbolo. Mas um gajo que aparece em tudo o que é campanha de marketing do clube e que reune (ou reunia) a unanimidade entre os adeptos do clube de menos de 15 anos como "ídolo entre os jogadores do Sporting" é o que eu (pelo menos) chamaria um "símbolo".

Se nao queres ver isto tudo bem. Continua a usar esses óculos cor-de-rosa com que ves o mundo.