sexta-feira, setembro 10

26 milhões

Foi este o prejuízo da SAD sportinguista no ultimo exercicio.
Importa aqui esclarecer que se encontram aqui incluidas as contratações de Janeiro e de Julho/Agosto, mas não as vendas de Moutinho e Veloso.
A ser assim, ainda registávamos um prejuizo de mais de 6 milhões de Euros. Quer isto dizer, que apesar do equilibrio entre compras e vendas (23 milhões em compras e 20 em vendas), a actividade do Sporting é ainda deficitária. E acho que isto não surpreende ninguém. Aliás, essa tendência não é só no Sporting que acontece, o problema é idêntico ou ainda pior no Porto ou no Benfica. A diferença é que eles gerem muito melhor as mais valias que nós. O Porto continua nas suas vendas milionárias e o Benfica tem agora a champions e uma equipa valorizada (D.Luiz, Coentrão, Cardozo, etc).
Nós tivemos uma das nossas piores temporadas de sempre. E os resultados desportivos sempre influenciam os resultados financeiros. Entendo o esforço financeiro de Bettencourt em levar depressa a equipa lá para cima. No entanto, tenho várias interrogantes acerca do futuro do Sporting.
1) Academia. Está claro que não temos nenhum "Ronaldo, Nani ou Simão" nos próximos anos. Esperamos pela evolução de Carriço, pela confirmação de Djaló, podemos a vir ater até um bom André Santos, talvez um bom lateral direito de futuro com este Cedric e uma ou outra supresa de futuro como talvez poderá ser um Wilson Eduardo. Mas assim de repente não vejo aqui negócios de muitos milhões tão depressa
2) Champions- Importantíssimo.Mas para isso há que ser campeão ou ficar em segundo lugar e arriscar jogar contra Fiorentina´s. Talvez o Ranking nos dê possibilidades para o terceiro lugar, mas ainda assim com este Benfica, Porto e principalmente este Braga, não vejo um terceiro lugar tão evidente assim. Talvez esteja a ser demasiado pessimista.
3) Resultados. É claro que o futebol está longe de ser uma ciência ou um negócio previsivel. E aqui, sei lá, uma excelente época do Sporting, pode levar está claro a uns melhores resultados financeiros. Vendas, Champions, bilheteiras, etc. Oxalá aconteça, está claro. Era bom para nós.
O pior é que se isso não acontecer, não vejo alternativa a resultados negativos de muitos milhões e o continuar a investir na equipa de futebol até conseguir melhores desempenhos.

A questão que se põe aqui é: haverá nessa altura dinheiro disponível e mais habilidades financeiras possíveis de fazer como esta recente reestruturação???
Complicado...

5 comentários:

LMGM disse...

1) Pode não ser propriamente Academia Sporting, mas mesmo assim só da Academia ainda faltam como possibilidade de mais-valia, Adrien, Pereirinha, Patricio, Saleiro. Eu juntava também, Salomão, NAC e Torsi.

2) Não diria pessimista, talvez catastrofista :). O feito do Braga este ano é fantástico, mas tenho a convicção que se em vez do Braga fosse o Porto a jogar contra o Sevilha eles teriam outras cautelas. Menosprezaram a equipa nacional, talvez por ouvirem muitas vezes que o nosso campeonato é fraco, foram-se... Mas o que interessa é ser campeão, seja contra quem for, se não formos capazes de ganhar a esses também não sobrevivemos na europa.

3) Os resultados positivos de qualquer SAD nacional está dependente disso, do binómio Champions/Vendas. O primeiro depende de ser campeão o segundo de um bom director desportivo. Tem a palavra Paulo Sérgio e Costinha.

Há sempre mais aumentos de capital social e/ou suprimentos dos sócios, mas normalmente vende-se património, nem que seja em baixa, como foram este ano os casos de Moutinho e Veloso.

F.L disse...

26 milhões de prejuizo - 20 milhoes das vendas, dá seis milhoes ( 26-20=6)Se tivermos em conta que desses 6, três são do diferencial resultante entre as compras e as vendas (o que habitualmente não se sucede), ficam três milhões de euros negativos. Num ano sem champions, e futebol que não atraiu público, logo a bilheteira foi fraca, penso que não devemos alarmar.
No entanto se no próximo ano tivermos prejuizo e nos relembrarmos que entraram estes 20 milhões.....aí sim, é preocupante

LMGM disse...

F.Leitão, de acordo, mas aquilo que é preocupante (não só para o Sporting mas para todos) são os sucessivos resultados negativos, sejam eles de 1 milhão, sejam de 26.

Talvez futuramente os clubes se dediquem exclusivamente à representação de atletas e deixem a practica competitiva e a formação para quem ganha com isso, as Gestifut's e as Controlinveste's...

J. disse...

Talvez esteja um pouco pessimista, mas daí a querer considerar mais valias com o "suplente no Guimarães" Pereirinha, o "desterrado em Israel" Adrien,os "até agora nunca convocados" Salomão ou Torsi ou o "apenas 50% do passe" NAC. Talvez com Patricio ou Saleiro se pegar de estaca na equipa, mas mesmo assim não acredito muito.

Miguel disse...

Ao fim de 15 anos de SAD's - do Sporting e dos outros - já está tudo mais ou menos inventado e a malta já percebe como a mecânica funciona.

Ultimamente qq um dos 3 grandes tem procurado investir para ser 1º ou 2º e esperar que o rendimento do ano seguinte compense o risco assumido. Este ano a fava calhou ao Sporting e ao porto. Nos ultimos anos tinha calhado ao Benfica.