quinta-feira, setembro 2

Desastrada!

É a palavra que define a pré-temporada do Benfica.
Ao contrário do ano passado penso que o planeamento da pré temporada do Benfica falhou em vários aspectos.
É verdade que foi ano de Mundial e alguns jogadores chegaram tarde, casos do Luisão, Maxi, Cardozo. Ramires não contou porque saiu. Não é por faltarem 3 jogadores, todos eles importantes, que a equipa não fez uma boa pré temporada. Além de que, não fomos os únicos nesta situação. É desculpa que não pega.
O assédio a alguns jogadores? meus amigos o futebol português não tem poderio para fazer frente aos grandes da europa. Se eles verdadeiramente os quiserem chegam aqui e levam-nos. O Coentrão e o David Luiz não sairam porque não quiseram. Também não é por aí...
Para mim a falha reside em 3 pontos:
1 - Algum laxismo aconteceu. Alguns jogadores devem ter pensado que não era preciso correr muito para ganhar. E a coisa não correu muito bem.
2 - A incapacidade dos dirigentes em colmatar atempadamente as saídas, mais que previsíveis do Di Maria e do Ramires. Não é nas últimas horas de mercado com uma cana de estacar feijões que se panha peixe graúdo! Já correu bem de outras vezes, mas o risco de suceder o que sucedeu com Hleb é grande. Eram saídas mais que anunciadas, e como tal a SAD devia estar pronta a atacar o mercado logo que se consumassem. O Vieira ainda disse que o substituto do Ramires chegava à Luz em 2 dias. Houve que acreditasse. Ingénuos. parece-me óbvio que Jesus não teve o que pediu.
3 - Os gastos excessivos e pouco explicáveis em jogadores que não o justificaram. Refiro-me ao Roberto e ao Rodrigo. Se os 8.5M são um disparate pegado (mesmo que ele fosse bom), os alegados 6M pelo outro que afinal foi para emprestar não o são menos, e logo numa altura que o clube precisava de dinheiro para investir no plantel no imediato. Depois quiseram e não tiveram.
A política de comunicação, mais uma vez funcionou na perfeição! Sempre que o Benfica se interessou por um jogador a comunicação social fez eco disso.
Quando podíamos ter dado uma golpada num dos nossos rivais (supertaça), levamos um banho de bola. Se ganhássemos aquele jogo, estou convencido que a ferida que ia ficar aberta não ia ser fácil de sarar. Num altura em que se questinava o treinador, que o Porto vinha de derrotas em Paris. era a altura-chave. Acabou por funcionar ao contrário. ganharam jogaram bem, e nós é que ficamos (mais) instáveis.
Dos "novos" apenas Gaitán deixou boas indicações. Jara parece-me trapalhão. Salvio ainda não deu para ver nada. De Roberto nem vale a pena dizer mais nada!
Espero sinceramente que estas duas semanas sirvam para o Jesus completar o trabalho de pré temporada que ele diz que faltou.
E que o ditado popular não seja uma realidade: "o que nasce torto..."

6 comentários:

J. disse...

Concordo apenas contigo no ponto 2 e parcialmente no ponto 3.

As saídas de F.Coentrão, D.Luis, Di Maria e Ramirez andaram nos jornais meses e meses. Ok, nem tudo o que vem nos jornais é verdade, mas acho que o Benfica já sabia que iria perder alguns destes jogadores. Então, aí acho que o trabalho de casa falhou. Ainda que tenhas R.Amorim e C.Martins para o lugar de Ramirez.

Dar 8,5 milhões por um GR é exagerado. Mas se Roberto tivesse provado ser um GR de qualidade neste momento, ng questionava esses 8,5 milhões.
O negócio Rodrigo não percebi. Talvez como um investimento de futuro. Mas o rapaz tem uma clausula de recompra do RM, não?

LDP disse...

O Urreta nao devia ter sido emprestado. Seria o sucessor natural de Di Maria e mesmo que nao pegasse de estaca na equipa jà mostrou futebol mais do que sificiente para entrar nos jogos e ajudar a resolver muita coisa.

Também o Makukula devia fazer parte deste plantel. Nao é um portento mas sabe marcar golos. Em jogos onde a coisa anda "empeçada" là na frente é um que com o seu poderio fisico poderia ajudar a massacrar as defesas contràrias, nem que fosse para abrir espaços para Saviola ou Aimar.

Mantenho a convicçao que o Kardec quando voltar a 100% irà ser a chave de muitas vitòrias.

O Roberto é algo que està ainda por ser explicado, espero que isso aconteça dentro de campo. Penso contudo que foi um erro de casting. Poderiamos ter ido buscar o Marchetti do Cagliari por menos da metade do preço. Desde a sua ida ao Mundial que està em litigio com o clube e provavelmente nao irà jogar até ser emprestado em Dezembro. Foi dele o lugar deixado vago pelo Buffon...

Pedro disse...

o Urreta foi emprestado pq o Jesus pensava q ía ter outro jogador..

Jara trapalhão? Não concordo.

Não percebo os 8.5 milhões pelo Roberto nem o negócio Rodrigo.

Qt à substituição de Di Maria e Ramires acredito q Jesus tem uma estratégia diferente da do ano passado...não consigo acreditar q não se tenha contratado alguem para o lugar de Ramires se era essa a vontade...

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LC disse...

Compreendendo o teu post, parece-me desajustado.

Não justificando/cobrando/desculpabilizando nada nem ninguém digo o que me parece ter acontecido.

1 - Não me acredito no que escreves, o Benfica fez uma pré época com uma defesa tipo Luis Filipe, Sidnei, David Luiz e Fabio Faria... Luisão e Maxi tiveram 2 semanas de férias, depois de 1 época + 1 mundial é pouco, Coentrão é um caso à parte e só se pode dizer bem do homem, Gaitan fez meia pré época e lesionou-se, Ramires saiu e é dificil encontrar um jogador parecido, já tentei e não conheço muitos, os que conheço estão em gigantes europeus, Cardozo continua lesionado no pé e no cérebro, pior que isso, a alternativa natural está lesionada.

2 - A incapacidade dos dirigentes é vista pelos benfiquistas de formas diferentes, os da internet que têm uma "palavra" mais abrangente (por se poder falar para milhares de pessoas", acham que são os intelectuais e têm sempre soluções, o problema é a facilidade com que se escreve qualquer coisa, pois não é necessário negociar nem ter posses para o fazer.
O que aconteceu com Hleb aconteceu com Amelia, Drenthe e acontecera muito mais vezes desde que se queira contar com jogadores que atingem elevadas maquias e estatutos.
Fala-se muito mas acerta-se pouco, pois se compramos Alans, Matheus e Limas é "outro leonidas, rojas, ronaldo, pringle, etc etc", se tentamos ir buscar jogadores com nome sujeitando-nos ao não é porque não se tem poder negocial....

Jorge, farto de Marcelos e Paredões estou eu.

3 - Os gastos só são excessivos quando não são garantia de ganho, Sobre o Roberto já falei noutros locais e não vou voltar a fazer, o Rodrigo foi uma aposta igual à de Di Maria, mas este ano já se critica a venda do Argentino... vá-se lá perceber estas cabecinhas... e os 6M€ são uma falácia...

As avaliações que fazes depois, não te conhecia assim, pois avaliar jogadores em 2 ou 3 jogos bem como avaliar "TUDO" mais por 3 jogos em que só 1 merecemos perder.

Só mais 1 ponto extra....

Se eu estivesse a ver as outras equipas a jogar tanto ou melhor que o Benfica até compreendia, mas o que vejo é que não pegam nem despegam... por vezes 1 erro paga-se caro dentro de campo e já há por aí muitos que estão a dever.

LC disse...

Espero também e depois da excelente exibição da equipa da FPF que continuem a por o Eduardo no altar junto de Alves e Carvalhos.