quinta-feira, setembro 16

Pois é....

A derrota de ontem do Braga em nada(ou quase nada) retira mérito ao clube por ter chegado onde chegou. Já antes também Sporting, Porto e Benfica tiveram resultados parecidos ou até piores em competições europeias. São coisas que acontecem.
E não será levar 6 do Arsenal, que deverá abalar este projecto Braga.
Mas também deveria chamar á atenção de quem defende o bom que se faz por aquelas terras, como sendo o exemplo a seguir. Se na mesma semana, perdessemos no Dragão e fossemos goleados por 6 em Londres, hoje havia já revolução em Alvalade. Em Braga, vemos o discurso de "aprender com os erros".

Já antes tinha feito um post a chamar á atenção para essas "colagens". Fazes um copy/paste do modelo Braga para Alvalade e temos automaticamente os resultados que nos tem faltado.
O modelo do Braga tem sido excelente em levar um clube médio português a algo mais financeiramente e desportivamente. E oxalá se mantenha por muitos anos e não seja um Belenenses ou Boavista. Mas lá está, é um modelo que se adequa a um clube como o Braga e nunca se poderá adequar a um clube como o Sporting. Já antes, repito outra vez, tinhamos algo parecido com Paulo Bento e não foi por isso que os sportinguistas andavam mais felizes da vida.

Oxalá o Braga esqueça este resultado rapidamente e volta a dar alegrias na Europa ao futebol portugues.Oxalá que consolidem a sua própria maneira de fazer as coisas e continuem onde estão a incomodar os grandes do futebol português.
Agora no que respeita ao Sporting, oxalá também consiga elevar-se como clube. Percorrendo o seu próprio caminho, tentando não copiar ninguém.

6 comentários:

Leão de Alvalade disse...

J.
Apesar de tudo o Sporting Clube de Portugal ainda não é o de Braga e daí o nível da exigência tem que, deve ser outro. Pela história e pela diferença de orçamentos e de implantação.

Também não acho que Sporting precise de imitar ninguém, mas enquanto não consegue encontrar "o caminho das pedras" pode seguir os bons exemplos. A gestão desportiva do Braga é-o indiscutivelmente.

Mas convém não perder a perspectiva sobre o sucedido. O Braga perdeu no dragão como podia ter ganho. E alguém pode garantir que o Sporting em Londres não saía de lá com 6? O Jesualdo que o diga...

A resposta do Braga virá nos jogos seguintes. Superar ou claudicar neste momento difícil dir-nos-à o real valor da equipa e do treinador.

Gein disse...

"Se na mesma semana, perdessemos no Dragão e fossemos goleados por 6 em Londres, hoje havia já revolução em Alvalade."

Então não havia...

Se isso fosse verdade já teriam havido várias revoluções em Alvalade. Oportunidades não têm faltado.

LMGM disse...

LdA, a única politica desportiva que copiava do Braga era um maior investimento em jogadores do campeonato nacional.

Mas mesmo aqui há uma grande diferença entre aquilo que pedem ao Sporting para aquisição de atletas e aquilo que pedem ao Braga, p.ex. Silvio, o Sporting esteve interessado nele em Janeiro, pelas dificuldades levantadas acabou por apostar em J.Pereira (João Gonçalves e Cédric estão ao nivel de Silvio...).

De resto o Braga não tem uma politica de aquisições digna de muitas loas, tem um ano fantástico onde de uma acentada comprou a base desta equipa (alguns já sairam) e mesmo assim com esses bons jogadores só passado 2 anos teve melhores performances (um segundo lugar).

Não vejo (ou melhor, não quero ver) o Sporting a transformar-se num entreposto como Benfica e Braga, prefiro melhorar as condições para os nossos putos se imporem através de uma politica de empréstimos mais agressiva e maior competição pela titularidade.

J. disse...

E já agora, de uma politica de contratações mais acertada.
Os 6,5 milhoes pelo Pongolle nao me saiem da cabeça...

Pedro disse...

J, a questão é que o Braga ainda tem uma massa adepta reduzida e por isso estas derrotas não implicam entrevistas a ex glorias, programas especiais, primeiras páginas durante o resto da semana, foruns na tv a debater a crise, etc...tudo isto irá dar uma tranquilidade à equipa no regresso ao trabalho.

Dou-te outro exemplo, no inicio do campeonato o Braga foi elogiado por ter trazido o gr actual por meia dúzia de tostões numa contratação relâmpago, às primeiras exibições já diziam q era o melhor em Portugal, em dois jogos sofreu 9 golos onde ficou mal na fotografia numa série deles, viste algum comentário depreciativo?

Isso faz toda a diferença.

LMGM disse...

J., Pongolle é mais um que veio para resolver o problema - arranjar um companheiro para o Liedson - com tanto dinheiro que já se gastou nisto já tinhamos comprado 5 Liedson's.