quarta-feira, setembro 8

Sporting!!!

Como o tema da selecção é algo me chateia de tal maneira, que nem quero falar nisso, acho que hoje prefiro dar destaque ao meu clube e ao seu treinador.
Paulo Sérgio foi uma opção que entendi, apenas pela tentativa de trazer um treinador que fosse capaz de por um grupo destruido a um nível aceitável dada a calamidade da época passada.
Ainda está por comprovar as suas qualidades e méritos á frente de um grande, mas há um detalhe que aprecio bastante: as suas entrevistas!!!De repente ficamos a conhecer certas coisas, que antes apenas se especulava:

-Falta de Reforços
"Não vim para o Sporting para me lamentar, para ter falinhas mansas e chorar pelos cantos. As pessoas tentaram apetrechar a equipa o melhor que conseguiram, mas não foi possível. Agora, jamais vou falar do que não veio. A nossa postura é potenciar o que temos, dando confiança para que resolvam os nossos problemas. Espero mais um pouco de todos eles. Temos uma força que não sabemos medir, e é preciso procurar dar um pouco de mais"

-Formação
"amais deixará de ser um clube formador, a estrutura de Alcochete é um exemplo. As pessoas têm de perceber que nem todos os anos saem Cristianos Ronaldos ou Quaresmas, um talento tal que se imponha logo. Quando assim não acontece, há um processo diferente. A actual equipa de juniores já é mais talentosa... Não é uma alteração da política, apenas uma modificação do momento em que houve necessidade de ir mais ao mercado. A política manter-se-á"

-Postiga, Matias e Vukcevic
"Espero uma grande época do Postiga, do Matías Fernández e do Vukcevic." "Quero que todos subam de rendimento, e a nossa convicção é que há jogadores com capacidade tremenda. Por exemplo, o Postiga é um jogador de 'top', faz coisas que, em Portugal, poucos fazem, tem qualidade técnica fantástica e já percebeu, tal como outros, como o Matías Fernández ou o Vukcevic, que a capacidade técnica nunca aparecerá fora daquilo que é a estratégia grupal. Acredito que eles, que, no clube, em termos de estatuto, estavam um pouco apagados, vão fazer uma grande temporada, pois nós precisamos deles, precisamos de todos."

-Saleiro
"Quero que seja a época da definitiva afirmação, acredito nas potencialidades dele. O perfume do futebol é evidente, mas quero que perca um pouco disso; quero mais raça"

-Patricio e a chegada de Hildebrand
"Cometeu um erro em casa com o Brondby, mas as pessoas esqueceram-se de fazer elogios quando, com 1-0 na Dinamarca, fez uma defesa fantástica. Tem um potencial tremendo, tento torná-lo uma pessoa mais sóbria e serena para não fazer tudo a 200 à hora. A breve prazo estará na Selecção A. Não há qualquer pressão sobre o Rui Patrício pela chegada do Hildebrand, e este não é mais um. Os dois têm grande qualidade, sem esquecer o Tiago"

-Tales de Souza
"É um miúdo. É o jogador mais internacional de todos os tempos nas selecções brasileiras. É para desenvolver e tem grande talento. Não vamos criar qualquer expectativa fora de tempo. Há a possibilidade de ficar livre dentro de pouco tempo, e o Sporting vai beneficiar se ele confirmar essa evolução"

-Pongolle
"Tentámos puxar por ele, colocá-lo num nível alto. O melhor para o Sporting foi ele ir jogar. Está no activo, à vista, quiçá possa ser recuperado o investimento e libertámos um vencimento importante, que poderia abrir à entrada de um outro. Não antevia muitas possibilidades de sucesso dentro do que são as minhas ideias e convicções do que é uma equipa de futebol"

-Stoijkovic
"Não o conhecia, sabia de algumas histórias, mas o que está para trás, a mim não me diz nada. Comecei a conhecer o Stojkovic, com quem me dei lindamente. Em termos de empenho e de ligação social, não tenho nada a apontar. Comecei a ver as suas qualidades. Tecnicamente não cumpre com os requisitos que a boa escola manda, mas tem outras coisas: é eficaz, muito grande e ocupa muito a baliza. Numa altura em que pensava que íamos ficar com o Stoi, apareceu a hipótese da Sérvia, sobre a qual ele não falou comigo. Não me perguntou: 'Paulo, contas comigo? Tenho hipótese de lutar pelo lugar?' Não houve esta conversa, meteu na cabeça que queria ir e decidiu com o director do futebol, o Costinha. Tomou essa decisão. Nem um 'até amanhã', mas não lhe levo a mal. Seguiu a vida dele. Mesmo não tendo esses requisitos técnicos, tem potencial para ser guarda-redes do Sporting no futuro próximo"

4 comentários:

Peyroteo disse...

Boa entrevista. Espero uma boa época este ano, mesmo que as soluções atacantes não sejam muitas. De facto, deixar sair o Pongolle sem ter a certeza que viria outro avançado foi um erro mas pode ser que não se note.

J. disse...

Sim, o negócio Pongolle foi uma péssima contratação pelo risco que envolvia(dois anos no atlético muito discretos) e pelos valor da transferÊncia.Justificava-se muito mais um empréstimo com opção de compra.
Enfim...

LMGM disse...

Peyroteo, esperas uma época melhor este ano pelo discurso de Paulo Sérgio ou por competência técnica de Paulo Sérgio?

É que em qualquer dos campos, mas neste caso analisando somente o discurso, ele é bom mas ainda inferior a, p.ex. - Paulo Bento.

Peyroteo disse...

O Paulo Bento dizia sempre a mesma coisa, não sei porque seria melhor. Aquilo tudo espremido, não se tirava nada.
Mesmo em termos técnicos, acho que o Paulo Sérgio é melhor.