sexta-feira, janeiro 14

O 'petróleo' de 2011 só chega para um

À parte de qualquer esforço, mais ou menos produtivo, que se possa fazer, o ano de 2011 afigura-se bem diferente do anterior. As coisas voltaram ao que tem sido o seu lugar natural nos últimos anos, ou seja como eu as conheci. O Porto é a equipa mais forte, mais regular e com mais energia positiva e, por consequência, a que cria maior ilusão nos adeptos que não se deixam desacreditar pelas mesmas cantigas de sempre.

Convém começar um post que também se centra em 2010 pelo - convém não esquecer - actual campeão nacional. O Benfica retornou, nesse ano, a um futebol mais condizente com um estatuto que outrora ocupou e o resultado foi maravilhoso para o clube. Jesus, o principal responsável pela transformação, guiou o clube encarnado com mestria e tem todo o mérito nesse feito, mas cometeu o erro crasso de achar que a fórmula que criou em 2010 por si só chegava para devolver o clube à realidade que necessita.

É neste contexto que o Porto de André Villas-Boas aparece. Não começou do zero e aproveitou uma estrutura que, ao contrário da actual benfiquista, tem muitos anos de vitória, sabendo por isso o que fazer para trilhar o caminho do sucesso. Começou por desacreditar o Benfica "todo o poderoso" que se afigurava como máquina trituradora. Foi aí que se encontraram as brechas do Benfica de Jesus, naquele jogo fantástico (cheio de azul) em Aveiro. Aí, sem tirar nem pôr, o principal alimento do Benfica campeão - a confiança - esbateu-se como não houve exemplo na época transacta.

A partir daí a história é conhecida e não tem nada de diferente de outras épocas em que os dragões foram reis e senhores da Liga. Os empréstimos de jogadores, a palavra de Pinto da Costa, e de AVB, e as arbitragens passaram de novo a interessar para equilibrar aquilo que não tem equilíbrio de momento: a diferença não só entre as duas equipas mas também entre os dois clubes.

No início de 2011 nasce também uma nova 'esperança' para quem não acredita, ou não quer acreditar, no cenário mais provável. A paragem competitiva e várias lesões que afectaram jogadores importantes no FC Porto fazem acreditar um Benfica que parece renascer para a fasquia que agora se lhe delimitou: jogar como no ano passado. É uma obsessão encarnada mas deveria ser também de todo e qualquer adepto do futebol. Eu próprio quero um Benfica a jogar como na época passada - nada daria mais valor a um Porto campeão - mas se foi a confiança que, nessa época, o alimentou, não haverá ainda muito mais 'petróleo' para servir de matéria-prima aos encarnados. Recorde-se que se o FC Porto perder poderá ficar a 5 pontos de distância (6 com o confronto directo) e se o Benfica perder ficará a... 11. Como tal só haverá lugar para uma equipa movida pelo slogan mais forte das eleições Presidenciais.

A irónica regularidade do Sporting

No Reino de Alvalade as coisas continuam estagnadas. E até poderia ser uma estagnação 'sossegada', mas a que afecta o seio verde é daquelas que mais doem, pois é de altos e baixos que todos somados não passam do mesmo. Não admira os adeptos leoninos terem tonturas. A pergunta que me parece pertinente é: como é que o clube que tem tudo para ser o mais regular e estável, o que pode fazer com que o método seja a sua trave-mestra, não passa da cepa-torta?

Mudam os jogadores, os presidentes e os dirigentes mas ninguém tem a competência de definir uma identidade vencedora. Entre a saudade e o esquecimento, entre o bom resultado e o mau, o Sporting tornou-se um clube de pernas para o ar, onde ninguém sabe o que anda a fazer. Ainda assim, e como já aqui referi, não deixa de ser um exemplo de regularidade. Pena ser uma regularidade tão estranha que até se torna irónica.

10 comentários:

pedro m disse...

Sabes o que era giro? Era haver escutas dos ultimos 30 anos e não só referentes a 2004, é que pela amostra, se calhar, os empréstimos e as arbitragens tivesssem o minimo de importância para ti, talvez assim não tentassem descaradamente branquear certos métodos só porque vão em primeiro.

A diferença entre os dois clubes é imensa de facto. Podiamos por exemplo recordar a mais recente passagem dos dois clubes por Guimarães.

Para despedida e pa resumir deixo-te uma coisa que li aqui há dias: "Quando o Benfica tem um dia mau perde pontos, quando o Manchester tem um dia mau perde pontos, quando o Real tem um dia mau perde pontos, quando o Porto tem um dia mau não perde pontos".
Vocês devem ser uns iluminados com poções mágicas.

jamsilva disse...

Essas equipes perdem pontos pq têm adversários dignos desse nome.

Nao achas mau sinal o glorioso ter que comprar um jogador do adversário para melhorar as probabilidades de passar à próxima fase....

o vosso mal é que perdem o tempo a dizer mal e a maquinar desculpas em vez tentarem evoluir.

pedro m disse...

Confirmam-se as diferenças entre os dois clubes, tu ao meu apontas legalidades e pretendes dar lições de moral.
Eu apontar-vos falta de moral já há muito desisti, já só aponto ilegalidades.

Anónimo disse...

Pedrinho mete gelo

J. disse...

Marco, seja bemvindo novamente, já andavas desparecido há algum tempo...
Ontem perdeste um jantar aqui de bloggers e ex-bloggers onde irias a ficar a saber que se houvesse justiça neste país, o Benfica estava aí a um ponto.:-)
Qto ao Sporting, é um típico caso de complicar o que é fácil. Por vezes o dificil é fazer as coisas simples e fáceis onde o que existe de momento são pessoas com vontade de protagonismo que criam situações que com um pouco de bom senso seriam resolvidas de outra maneira.

Pedro disse...

Claro...alías nota-se perfeitamente a diferença de qualidade de jogo entre as duas equipas. Nisso dou-te toda a razão.

Não fossem os árbitros a equilibrar os pratos da balança (ou a desiquilibrar mesmo) e queria ver se escrevias isto.

É lindo de se ver a forma como tentam fugir, sempre e sempre, a tudo o q envolva discussão de erros dos arbitros. Podem fugir mas isso não os apaga. É por isso q em parte alguma terão respeito seja do q for, todos sabem a forma como ganham, todos.

Sim, o Olhanense com o Jardel teria goleado o Campeão. Esta malta corrupta está habituada a fazer as coisas à revelia dos clubes dos jogadores e qd eles não alinham entram em acção as ameaças e chantagem...qd vêm uma contratação completamente legal acham estranho. É como assinalar um penalty por corte da bola com o pé...para eles isso é normal, não ser assinalado é q seria de estranhar. Vivem num mundo à parte, um mundo de corrupção e mentira.

LMGM disse...

"Mudam os jogadores, os presidentes e os dirigentes ... ninguém tem ... uma identidade vencedora."

«Neste momento, entramos em campo sem saber o que vai acontecer. Todos pensamos nisso. O fim da era de Scolari também foi assim. Perdemos o sentimento de que poderíamos vencer todos os jogos e é difícil recuperá-lo» by Frank Lampard

Anónimo disse...

"Sim, o Olhanense com o Jardel teria goleado o Campeão"

Ninguém diz isso.Para o Pedro é perfeitamente normal contratar um jogador totalista da equipa rival que falha o jogo na Luz mas que já joga em Guimarães.
Mas obviamente que a tua cabeça burra não atinge isto

Glorioso11385 disse...

Marco, como diz o João, é verdade que perdeste, na sexta-feira passada, um belíssimo jantar, mas tenho de rectificar o João: de acordo com quem percebe de bola (o Luís e eu, por exemplo), se houvesse justiça, o Benfica estaria, isso sim, à frente do campeonato.

Marco Morais disse...

Glorioso =)

Como já disse no post do Gonçalo tenho imensa pena de não ter podido ir.

Mas fico ansioso pela oportunidade de poder discutir esse belo argumento que tu e o Luís defendem. Vai dar muita risada certamente :P