quarta-feira, janeiro 26

Trauma caseiro

Nunca o Sporting teve tantas dificuldades em casa como nesta época. Apenas 3 vitórias em 8 jogos é muito fraco. E todos esses triunfos foram tangenciais e sofridos, resultando num goal-average patético (10-9). Em Alvalade o Sporting já desperdiçou 12 pontos em 24 possíveis. Como se explica isto? É que fora de casa a equipa já venceu 6 vezes em 9 jogos e leva um saldo de golos de 17-8. Ainda que esteja a um nível superior ao da miserável época passada, parece-me claro que o Sporting tem jogadores mais que suficientes para fazer melhor. Paulo Sérgio não está a conseguir tirar o melhor partido dos jogadores que tem e isso nota-se nas constantes alterações de "onzes" e tácticas. É um treinador sério mas está condenado porque não apresenta resultados e os adeptos nunca foram com a cara dele. Mas estes também têm alguma culpa no cartório, precipitando muitas vezes as reacções negativas, sentenciando jogadores após 15 minutos de jogo. Valdés era um flop, Zapater era um flop, Grimi era bom... Claro que isso não justifica o desastroso desempenho em Alvalade mas não tenham dúvidas que ajuda.

5 comentários:

J. disse...

Valdes e Zapater a calar muitas bocas, a minha inclusivé.
Claramente dos melhores jogadores do Sporting nestes ultimos jogos.
Só falta o Torsi afirmar-se e ficamos com uma bom aproveitamento nas contrataçoes.
Não é por ai que o Sporting explica o actual momento desportivo.
Eu acho que os jogos em casa é um onde um grande tem que jogar á equipa grande. E é aqui onde Paulo Sérgio falha. Com a sua mentalidade de equipa pequena, nao consegue por a equipa a dominar os odversários de uma maneira clara.
E dps arrisca-se a certas surpresas....

Miguel disse...

Atenção: o Valdés e o Zapater estão melhor, mas num plantel "a sério" nenhum deles calçava. Aliás, nenhum deles tinha qualquer hipótese no Porto ou no Benfica desta época...

Quanto ao P. Sérgio é limitado. Na Madeira voltou a borrar-se todo e a meter mais um defesa quando ainda faltava um bom bocado para o jogo acabar. Com este tipo de mentalidade não vamos a lado nenhum. Pragmatismo dirão alguns...

Miguel disse...

Quanto ao tema do post, a minha explicação está relacionada com o facto de em casa termos de assumir mais o jogo. Tendo em conta as limitações da equipa nem temos arte para contornar a defesa adversária (mais fechada do que quando vamos fora), e a maior exposição leva-nos também a sofrer mais golos.

Às vezes a explicação é simples, neste caso resume-se a falta de qualidade. Claro que somos melhores que um Paços de ferreira, mas no fim das contas, acabamos em 3º, à frente do Paços, mas a 20 pontos do campeão. É o que vai acontecer este ano.

Peyroteo disse...

Quanto ao valdes não concordo. Há muito tempo que o Sporting não tinha um jogador deste nível. E não é questão de jogar ou não no Porto e Benfica. Esses clubes é que não actuam no mesmo mercado que nós. Mas no Atalanta tb se encontram craques. Este é, seguramente.
Quanto ao Paulo sergio colocar o torsi. Não vi o jogo, apenas o resumo, mas pareceu-me que até resultou. Custa ver, de facto, mas o tempo dos 5 violinos já acabou e às vezes é preciso. Aliás, o Peseiro foi massacrado pelos adeptos na final da UEFA por ter continuado ao ataque estando a ganhar.

Pedro Morgado disse...

O Paulo Sérgio ganhou o jogo quando meteu o Torsi e fez subir os laterais (vide 2º golo).
Andas a dormir Miguel!