quinta-feira, fevereiro 17

Benfica-aposta na Formação?

Têm saído notícias que apontam para um regresso de Nélson Oliveira e David Simão ao plantel do Benfica. Caso se venha a confirmar isto será uma excelente notícia para quem gosta de ver a prata da casa a vestir de águia ao peito (que é o meu caso).

Tendo em conta muito do investimento que o clube tem feito nos últimos anos em flops de várias nacionalidades, não percebo porque é que esta aparente aposta na formação não foi feita mais cedo. O resultado é que neste momento o Benfica tem dificuldades em apresentar uma lista de 25 jogadores à UEFA, visto ter poucos jogadores no plantel formados no clube. Não digo que no Benfica (e nos clubes portugueses em geral) haja uma quantidade enorme de jogadores com grande potencial, mas algum haverá (pelo menos há os suficientes para levar Portugal ao Campeonato do Mundo de Sub-20).

Por outro lado penso que ambos os jogadores fazem parte do Benfica Stars Fund e por isso talvez exista alguma pressão para que façam pelo menos uma época no Benfica, de modo a que se possa valorizar o investimento, ou seja não sei se esta aposta na formação faz parte de uma visão estratégica do clube ou se é uma situação pontual forçada por motivos económicos. Mas seja qual for a razão, quero ver o Nélson Oliveira a marcar golos e o David Simão a fazer assistências pelo Benfica.


18 comentários:

Joao disse...

Espero que a aposta na formação seja para cumprir, e que seja seguido pelos restantes clubes portugueses.


olhando para as declarações de Jorge Jesus, sentimos (felizmente) que o homem não ainda não aprendeu...

Benfica prepara-se para mais uma eliminatória perdida.


http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1785907


Abraço

Ricardo disse...

Gostava de ser optimista, Iniesta, mas sinceramente, e pelos sinais que nos são dados ao longo dos anos, não acredito que a aposta na formação seja uma realidade.

Os casos David Simão e Nelson Oliveira acabam por ser casos excepcionais na medida em que são dois jovens que, tendo apenas uns meses para se mostrarem, rapidamente se integraram e começaram a jogar muito à bola (especialmente o David, embora o Oliveira tenha também muita qualidade). Isto é raro acontecer e o que ocorre geralmente é que os jovens são relegados para a bancada ou vão jogar para divisões secundárias acabando longe do olhar dos representantes do clube e nunca mais os vemos ou vemos com outras cores, como o Sílvio que para o ano deverá estar no Porto.

E a questão do Fundo é crucial. Não estivessem no Fundo e provavelmente não voltariam ao clube. Isto faz-me imensa confusão e é a prova da incongruência estratégica que o Benfica neste momento tem: com excelentes condições para os miúdos, tem feito um belíssimo trabalho na área da formação mas depois não há forma de conseguir filtrar os melhores e escoá-los para a equipa principal. Não há. Simplesmente não há. Porque o fundo consome e exige ao Benfica que constantemente contrate jovens estrangeiros de potencial alto para valorizarem no clube e serem vendidos posteriormente.

Sinceramente, não vejo uma solução que enquadre os nossos jovens no futuro do Benfica. Mas posso estar enganado. Se estiver, alguém que me explique como é possível conciliar as exigências do Fundo com a Formação.

Iniesta de Mundet disse...

João. A esperança é a ultima a morrer, mas não tenho grande confiança. O sporting é o único dos grandes que vai apostando, mais por falta de dinheiro do que outra coisa.

Ricardo
Tens razão em praticamente tudo o que dizes.
Mas em relação ao Fundo é perfeitamente possível conciliar este com a formação. Basta que o se invista em % do passe desses jogadores, para que tenham a mesma oportunidade que vão ter o Nélson Oliveira e o David Simão (que talvez não tivessem se não fizessem parte do Benfica Stars Fund).

Pedro disse...

Não tenhas dúvidas que é devido às regras da UEFA (com as quais concordo em absoluto).

Acho incompreensível que se vá buscar (como todo o respeito pelo jogador) um Fernandez de 23 anos por 1.5 milhões de euros. Será que não existe na formação quem possa ocupar este espaço e assim o clube poupar 1.5 milhões que a juntar a vários 1.5 milhões daria para ir buscar o Sálvio (por exemplo)?

Filipe Menezes tem tido tempo e espaço no plantel principal do SLB. Aquilo que tem feito não podia ser feito por um David Simão? São estas pequenas coisas q fazem diferença e gostaria muito de ver o SLB com a política certa neste tipo de situação.

Não tenho a ilusão que tudo o q sai da formação terá qualidade para ser titular do SLB mas duvido que não existam lá jogadores com qualidade para ocupar os papeis dos jogadores menos utilizados do plantel principal.

Gonçalo disse...

Eu já anda há algum tempo para fazer um post sobre a formação e a "obrigatoriedade" dos clubes portugueses terem uma quota de jogadores nacionais e formados no clube.

Acho muito bem que se aposte na formação. Sou todo a favor e tenho muita pena de ver o meu FCP, ano após ano, a apostar em estrangeiros e a deixar os resultados da formação a rodar por outros clubes.

Ricardo disse...

"Basta que o se invista em % do passe desses jogadores, para que tenham a mesma oportunidade que vão ter o Nélson Oliveira e o David Simão (que talvez não tivessem se não fizessem parte do Benfica Stars Fund)."

Esse "basta" é que é muito grande, Iniesta. Não acredito que não haja pressões para contratar na América do Sul (ou noutros universos) jovens com potencial elevado em detrimento dos portugueses que podem dar ou não - é esta a mentalidade: os portugueses podem dar ou não; os estrangeiros quase seguramente darão.

Mas esperemos para ver. A verdade é que o trabalho na Formação tem finalmente sido de excelência. Falta o último passo.

pedro m disse...

Seja ou não pelo Fundo, o certo é que eles vão jogar, pois para ficarem encostados, de certeza que valorizavam mais no Paços.
Em principio será uma utilização á Jara ou Kardec.
O Jesus já disse que o que lhe pedem é para obter resultados e valorizar jogadores.

Mas quais são as pressões que podem haver para contractar na América do Sul?
Se calhar o Carole e o defesa direito dinamarquês que vem a custo zero desmetem isso, não?

Ricardo disse...

"Não acredito que não haja pressões para contratar na América do Sul (ou noutros universos)"

Ricardo disse...

Pedro (do Mágico),

completa e totalmente de acordo.

Peyroteo disse...

Não me parece que seja só por falta de dinheiro que o Sporting aposta na formação. Temos essa tradição e mesmo quando tínhamos dinheiro, lá para 2001/2002, jogavam 3 como titulares (Beto, Hugo Viana e Quaresma). Um clube grande pode perfeitamente ter 5 ou 6 jogadores da formação a jogar com regularidade (mesmo que nem todos sejam titulares) e lutar pelo título. Precisa é de ter uma base com qualidade indiscutível que possa apoiar a adaptação dos mais jovens. Quem sai da formação do Sporting (pelo historial de craques que por lá passaram), fá-lo com uma pressão muito grande. Ainda assim, não é por eles que o Sporting está no estado actual. Aliás, a Academia é o activo mais importante do Sporting.

Iniesta de Mundet disse...

Pedro (do Mágico)
Concordo com tudo o que disseste.

Gonçalo
Não discordo que se ponha os jogadores da formação rodar 1 ou 2 e até 3 anos, para ganhar experiência e ritmo de jogo. Pior é quando são emprestados até aos 25/26 anos e acabam por nunca ter uma oportunidade real.

Ricardo

"Esse "basta" é que é muito grande, Iniesta. Não acredito que não haja pressões para contratar na América do Sul (ou noutros universos) jovens com potencial elevado em detrimento dos portugueses que podem dar ou não - é esta a mentalidade: os portugueses podem dar ou não; os estrangeiros quase seguramente darão." Sim, mas o certo é que ainda assim há vários jogadores da formação no Fundo"

Sim, mas da primeira carteira de jogadores detida pelo fundo 6 dos 12 jogadores eram da formação (e não conto com o Ruben Amorim). Certo que o investimento nesses jogadores foi bastante menor, mas mesmo assim é alguma coisa.

Pedro m
logo vermos se terão tantos minutos como o Jara e o Kardec. Espero que sim.
As pressões para contratar na A.Sul são óbvias. São muitos os jogadores contratados que nem chegam a vestir o manto sagrado (ou se o vestem é para aí 5 min.) Exemplos: Patric e Schafer, para não ir mais longe.

Peyroteo
Estou a falar dos últimos 4/5 anos. De qualquer forma o Quaresma, Hugo Viana e Beto eram expoentes de selecções que foram campeãs europeias (de sub-16 os 2 primeiros e de sub-18 o "futuro central do R.Madrid").

Iniesta de Mundet disse...

pedro m
"Seja ou não pelo Fundo, o certo é que eles vão jogar, pois para ficarem encostados, de certeza que valorizavam mais no Paços.

Acho que qualquer jogador que tenha Benfica no seu CV fica sempre mais valorizado :)

pedro m disse...

Iniesta, os dois exemplos que apontas devem ser contextualizados, o Patric é um caso falhado mas tinha boa reputação como jogador de futuro e provavelmente vamos reaver o dinheiro, o schaffer se estás lembrado foi uma contração de recurso por falha na contractação de Alvaro Pereira.

Temos de ver que tambem é na America do Sul que se podem fazer os maiores achados na relação preço/qualidade.

Ricardo, mas quais são essas pressões, o Carole veio praticamente a custo zero e o dinamarquês vem a custo zero. E não sei se o Nolito já está confirmado ou não, mas pelo menos a intenção de contratar qualidade a custo zero não se pode negar, isto claro a julgar pelo que falam dele.

E depois há 5 meses ninguém compreendia a contractação por exemplo do Gaitan, como já não tinham percebido a do Di Maria.

Se calhar tambem corremos o risco de se fazerem demasiados filmes com estes negócios.

Peyroteo disse...

Acho que o Patric já nem pertence ao Benfica. Foi vendido ao Atlético Mineiro por 1 milhão (50% do passe).

cincoAzero disse...

para quê apostar na formação ?
http://oantilampiao.blogspot.com/2011/02/nao-deixar-cair-no-esquecimento.html

Iniesta de Mundet disse...

pedro m

"Iniesta, os dois exemplos que apontas devem ser contextualizados"

Não há nada que contextualizar nesses dois jogadores. Foram contratados, o Benfica investiu dinheiro neles e mal chegaram o treinador viu que não tinham qualidade para o Benfica. O Schaffer era a 2ª opção...tudo bem, mas uma 2ª opção tem de ser isso mesmo, uma opção, não um gajo qualquer impigido por sabe-se lá quem. Queres mais um exemplo de jogadores que chegam sem que ninguém perceba porquê? Andres Diaz.

"Temos de ver que tambem é na America do Sul que se podem fazer os maiores achados na relação preço/qualidade"
Quanto é que custou o F.Coentrão? As transferências na Américo do Sul não dúvido que estão mais relacionadas a comissões do que a qualidade dos jogadores (comprar um tuga que se destaque é sempre barato, portanto a comissão é baixa). Os agentes de jogadores (vulgo comissionistas) ganahram muito poder nos ultimos anos...esse é que é o problema.

Estas recentes contratações a custo 0 do Benfica podem ser ou não boas (Marc Zoro é um exemplo).

A contratação do Gaitan percebe-se bem. É um jogador com grande talento e basta vê-lo com a bola nos pés. Já me faz mais confusão a contratação do Jara, que pode ser muito esforçado e até marcar uns golitos, mas é um trapalhão com a bola nos pés e joga com os olhos na relva ("venderem-me" este jogador como "substituto natural de Saviola" é um sacrilégio).

Peyroteo
Sinceramente não faço ideia se temos alguma % do passe de Patric, mas não percebo é porque é que foi sequer contratado, se era assim tão mau.

pedro m disse...

Iniesta, a diferença entre o teu ponto de vista e o ponto de vista de quem decide é que tu avalias, e avalias bem, mas no imediato, logo o schaffer, o patric não prestam, o Jara é trapalhão etc etc...

Quem decide e pegando no def.esq., se calhar pensa assim "ora bem precisamos de um def. esq. temos 5M pra ele, vamos tentar o Alvaro Pereira" falhou "bem no mercado não abundam def. esq. a preço baixo, vamos ter fazer um negócio mais incerto" e compram o schaffer por 1,5M.
Repara que o Schaffer mostrou qualidades atacantes, a defender é que é um buraco autentico.

Com isto não estou a dizer que quero mais Schaffer´s, eu só não embarco é no facilitismo do tipo "O Roberto é frangueiro, afinal o Roberto é bom, afinal é frangueiro, afinal é bom"

Epá, mas quando se contratam Coentrão, David Luiz etc, era só certezas do seu valor? Ninguém na altura punha duvidas do seu valor? E o que achaste quando a época correu mal ao Coentrão no Saragoça?

Os exemplos a custo zero era só para contrapor a essa conversa das pressões, que julgo se refiram a negócios de somas mais elevadas. Claro que o Zoro se tornou um mau negócio.

Mas em relação aos comissionistas, a minha duvida é se estão a referir que há alguem no Benfica a meter dinheiro ao bolso, se não, como em tudo é o mercado a funcionar. Há muita especulação? Há.

Iniesta de Mundet disse...

Pedro m

Sim, mas em teoria quando se contrata um jogador deve saber-se quem é que se está a contratar. A ideia que passa é que muitas vezes contratam jogadores (e isto não é só o Benfica) com base nas imagens do youtube. Que um jogador mal pise o centro de estágios e o treinador já está a dizer que não vale nada é de bradar aos céus.

Na minha opinião estes jogadores só aparecem porque os clubes confiam demasiado nos empresários e acabam por ser estes a decidir quem é que o clube deve contratar. E o mercado se funciona assim, funciona mal, porque mais facilmente se enfiam barretes.

O David Luiz veio inicialmente emprestado, salvo erro. O Fábio Coentrão jogava em Portugal e é fácil observá-lo antes de o contratar. Quando estava no Saragoça o problema não foi tanto a qualidade técnica mas a falta de profissionalismo. São 2 questões diferentes, ambas importantes, mas esta última mais fácil de corrigir.

Os comissionistas de que falo são os agentes. Se há gente no Benfica a meter dinheiro ao bolso não faço ideia.