segunda-feira, fevereiro 14

Demolidor

É a palavra que encontro para definir o Benfica de ontem.
A jogar contra o 4º classificado, uma equipa reconhecida por todos como muito difícil, à meia hora de jogo, o Vit. de Guimarães tinha pouco mais de 20% de posse de bola. Um golo de vantagem era muito pouco para um domínio claro a todos os níveis exercido pelo campeão nacional.
Este Guimarães, que já roubara pontos a Porto e Sporting -ao Benfica não roubou porque isso na 1ª volta é da responsabilidade de outrém -, é uma boa equipa, bem orientada, com bons executantes, mas ontem o Benfica esteve ao nível do melhor Benfica da época passada, não deu qualquer hipótese.
O facto de não haver Olegário, também ajudou o Benfica a se superiorizar de forma mais intensa. João Ferreira ainda deu alguns laivos, mas também ele percebeu que ontem só dava Benfica, e diga-se, não tem o traquejo do "árbitro-FIFA" Olegário Benquerença.
No início da 2ª parte, com o golo (fantástica execução) de Aimar, o Benfica arrumou com as aspirações do Guimarães. Baixando um pouco o ritmo e jogando de forma cerebral, o Benfica continuou o seu domínio sobre o adversário.
O resultado não se avolumou mais porque Nilson, João Ferreira e Cardozo (por esta ordem) a isso se opuseram.
Para o fim, e porque as nas noites de gala à antiga o chapéu faz parte da indumentária, Carlos Martins deliciou-nos com mais um golo de belo efeito e superior recorte técnico.

Uma nota para o público: Num domingo frio e chuvoso, com o jogo a ser transmitido em canal aberto, 55 mil pessoas é um número fantástico.

O Benfica venceu pela 9ª vez consecutiva para a Liga (15ª em competições internas) e o perfume do futebol sente-se. Será tarde demais? provavelmente. Mas que eles, mesmo com 11 pontos de avanço, só sabem falar de nós, lá isso é verdade.

PS - alguém arranje um livro de história ao treinador do Porto. Mais uma conferência de imprensa deplorável. Casos? é como dizia o Vasco Santana : "chapéus há muitos..."

17 comentários:

Hugo disse...

"Mas que eles, mesmo com 11 pontos de avanço, só sabem falar de nós"

Claro. Até nem foi o JJ que de forma patética tentou meter pressão sobre os rivais...
A vossa mania da perseguição é um case-study

qualquercoisa disse...

http://futebolfilosofal.blogspot.com/2011/02/ventos-de-mudanca-ou-hecatombe.html

Gonçalo disse...

É inquestionável a forma do Benfica e a qualidade que demonstrou no domingo. O futebol foi empolgante e com forte caudal ofensivo. Mas convém reconhecer que encontrou um adversário demasiada apático, com uma dupla ou tripla (o vosso treinador diz que já sabia) de centrais que parecia estar a xanax... Antes de proclamarem o regresso do futebol espectáculo é melhor esperar por alguma continuidade e sustentação exibicional. Boa sorte para 5ª, gostava muito de vos encontrar nas meias.

Glorioso11385 disse...

Uma coisa é fazer pressão, outra é o mau-gosto e o baixo nível do treinador do FC Porto, bem típicos do clube que representa.

Peyroteo disse...

Também não gosto da atitude do treinador do Porto. É falso e está em provocação constante. Mas a verdade é que o Jesus entrou pelo mesmo caminho, ainda que com menos insistência. Até final da época vão falar mais do rival do que da própria equipa, adeptos incluídos. Nesse aspecto, estão equiparados. Ainda que as razões sejam diferentes. Os benfiquistas falam muito do Porto por causa do sistema e das arbitragens.
Os portistas falam muito do Benfica porque é da capital.
Quanto ao jogo, vi apenas os golos (o melhor foi o do Aimar, pela recepção e remate pronto). Pelos jornais e pelo que tenho visto nos blogues, o Benfica jogou muito bem. Mas não sei se devo acreditar porque as mesmas fontes diziam que o Sporting tinha sido prejudicado em Olhão, e afinal parece que o Olhanense é que foi roubado indecentemente.

Anónimo disse...

"Outra é o mau-gosto e o baixo nível do treinador do FC Porto, bem típicos do clube que representa"

Falam os paladinos do bom gosto e do nível

Glorioso11385 disse...

Peyroteo, uma coisa é dizer "somos quem melhor joga em Portugal", ao que o treinador do FC Porto poderia ter respondido apenas com "não, os melhores somos nós: temos mais vitórias, menos derrotas, mais golos marcados, menos sofridos, já ganhámos uma competição". Mas, como é típico daquela gente, não se ficou por aqui e teve um discurso bem rasteiro.

Pedro disse...

"é melhor esperar por alguma continuidade e sustentação exibicional"

Dois anos? 16 vitórias consecutivas? Exibições excelentes? Não chega?

Faz-me um pouco confusão os elogios a algo que devia ser perfeitamente normal: os 55 mil na Luz. Menos do que 50 mil, todos os jogos, na Luz para mim é uma decepção.

O jogo...enfim..demolidor mesmo. Uma exibição fantástica. Acho piada dizerem que o Vitória estava adormecido...principalmente vindo de quem vem logo após o jogo q se viu em Braga...O Vitória pura e simplesmente não conseguia sequer respirar. A seguir ao golo então foi avassalador a pressão e ataque continuado do Glorioso. Contra 14 e esmagámos. Nem sempre é possível como se viu no jogo da primeira volta mas com este ritmo e dinâmica fica muito mais dificil nos deitar abaixo. Mas não podemos pensar q somos super homens, não somos. A classificação prova cabalmente que arbitragens manhosas colocam uma equipa com um futebol pouco mais que banal a 11 pts de uma super equipa com sucessivas exibições de luxo como esta que rubricámos. Até o super Barça seria batido na nossa Liga por estes "jogadores" ...

Offshore disse...

Peyroteo, fazes bem em questionar.
Pegue-se no exemplo "Bola"

Festival Ofensivo na Luz e Braga macio na pedreira

Ofensivamente:
Porto em Braga
14 remates
9 cantos
55% de posse de bola

Benfica em casa
13 remates
8 cantos
57% de posse de bola

Braga Macio:
Braga 22 faltas cometidas
Guimarães 14 faltas cometidas

Braga não pressionou tanto como o Guimarães ?
Porto com 74% de passes certos
Benfica com 72% de passes certos

Offshore disse...

.

Offshore disse...

O Super Barça é inquestionável dentro da sua liga e fora dela.
o Benfica é bastante questionável dentro da sua liga e inexistente fora dela.
Mas entendo que o embalo proporcionado pelas capas de jornais leve a imaginar outra realidade.

Pedro disse...

Uns são embalados pelas capas dos jornais outros são embalados pelas mãos dos Elmanos, Gomes, Olegários e afins...e a diferença nota-se na tabela classificativa.

O Super Barça seria incapaz de ombrear com "jogadores" deste calibre...

Jorge Borges disse...

Estou de acordo com o peyroteo quando diz que o Jesus embarcou neste discurso.
Sou contra, e acho que o Benfica devia desprezar as declarações do treinador do Porto. Não lhe responder seria a melhor resposta que lhe poderiam dar. Já se percebeu que ele gosta destes bate-boca.
Uma parte da força deles advém do constante clima de guerra que fomentam.

Gonçalo:
Ainda não embandeirei em arco com as exibições do Benfica. Mas que o Benfica cresce de jogo para jogo é inquestionável. Há motivos suficientes para confiar que o futebol espectáculo, de forma consistente, está para muito breve.
Com qualidade bem menor, o Porto já foi classificado esta temporada de fantástico.

Miguel disse...

Neste momento, e desde há umas quantas semanas, é o Benfica quem melhor joga. É indesmentível. Este jogo contra o Guimarães é um hino ao futebol de ataque.

Até ao final da primeira volta, mais coisa menos coisa, o Porto era de longe quem melhor jogava. O jogo contra o Benfica foi igualmente um hino ao futebol.

Ignorar uma coisa ou outra é, na minha opinião, ser tacanho.

Gonçalo disse...

Jorge - convenhamos que 5-0 ao campeão nacional tem qualquer coisa de fantástico... ou não?

Jorge Borges disse...

De acordo. Nesse jogo, o Porto foi perfeito, e mereceu inteiramente o resultado. Nunca coloquei isso em causa.

jamsilva disse...

Olha sabem que mais?

que na europa o porto continue a ser eficaz e que o slb a dar espetaculo.

e ja agora que scp e o braga os acompanhem.

Isso é que era.