terça-feira, fevereiro 8

Impossible is Nothing

O título deste post é o slogan da Adidas, patrocionadora do melhor jogador do mundo, Lionel Messi.
Na época passada, este futebolista conseguiu um número de golos estratosférico: 47 em todas as competições (53 encontros), imitando o record de Ronaldo (o "Fenómeno") aquando da estadia deste em Barcelona. Parecia que o tecto estava atingido e qualquer número que se aproximasse desse já seria muito bom. Só que este puto (ainda tem 23 anos) leva o slogan da Adidas a sério e esta época está prestes a pulverizar todos os recordes. Leva 40 golos em 33 jogos!!!! Mais impressionante é se formos contar quantos minutos precisa para marcar: 56,35 min!!! Menos de uma hora para marcar 1 golo. É uma época inacreditável e nem contocom as assistências que leva (a última vez que vi levava 15 em todas as competições, mas é possível que tenha mais)

Tem sido bastante interessante este duelo de titãs para o pichichi, entre Messi e Cristiano Ronaldo. Não me lembro de ver nada assim parecido em nenhuma grande Liga, desde que vejo futebol. Neste momento estão empatados em nº de golos no campeonato (24), mas se contarmos o resto das competições, vemos que o português tem "apenas" 34 (em 35 jogos). Outro dado interessante é o número de minutos que precisa para marcar: 73,6. Uma eternidade, quando comparado com Messi, mas uma média brilhante quando se compara com os restantes mortais.

10 comentários:

Pedro Morgado disse...

Eu ainda estou para ver se Messi tem coragem para sair do seu cantinho e, como Ronaldo, experimentar outros futebóis e outras equipas.

É fácil dizer que Messi é melhor que Ronaldo, mas gostava de o ver a ter a preponderância que Ronaldo demonstrou logo na primeira época no Real de Madrid.

Messi joga numa equipa que troca, no máximo, dois jogadores por época e joga de "olhos fechados". Tem ainda provavelmente os dois melhores armadores de jogo do futebol mundial.

Ronaldo tem "apenas" 48% dos golos do Real esta época. Numa equipa que conta com pontas de lança com Higuain e Benzema...

Pode-se não gostar do estilo de Cristiano, mas quando oiço alguns dizerem que Messi é muuuito melhor que Ronaldo, vejo logo qual é a cor deles.

pedro m disse...

Este fim de semana por acaso segui, não na totalidade, os dois jogos Barcelona e Real.
Descobri que o Messi é o ponta de lança do Barcelona e o Villa extremo esquerdo, embora com muita rotação é o Messi que mais tempo ocupa esse lugar.
É de facto uma coisa impressionante este bonequinho da playstation.
Ronaldo responde com muita eficácia mas menos magia.

Acho que dificilmente considerarei alguem melhor que o Maradona, mas cada vez fico mais convencido quem tem a ver com a idade que eu tinha quando o vi jogar.
O Messi será para os putos de hoje o que o Maradona foi para mim.

Iniesta de Mundet disse...

Pedro Morgado

"Eu ainda estou para ver se Messi tem coragem para sair do seu cantinho e, como Ronaldo, experimentar outros futebóis e outras equipas."

Não é uma questão de coragem. É uma questão de gosto. Ele gosta de jogar no Barça e não quer sair.

"É fácil dizer que Messi é melhor que Ronaldo, mas gostava de o ver a ter a preponderância que Ronaldo demonstrou logo na primeira época no Real de Madrid."

Não disse que o C.Ronaldo tem mérito em adaptar-se tão rapidamente ao Real e à Liga Espanhola. Disso não há dúvidas.

"Messi joga numa equipa que troca, no máximo, dois jogadores por época e joga de "olhos fechados".

Sim, ajuda (e muito) ter o Iniesta e o Xavi na equipa. Mas isso não pode servir de argumento para dizer que o Messi não é o melhor.

"Ronaldo tem "apenas" 48% dos golos do Real esta época. Numa equipa que conta com pontas de lança com Higuain e Benzema..."

Benzema joga muito pouco e o Higuain está lesionado há não sei quanto tempo.

Iniesta de Mundet disse...

Pedro M

Sim, o Messi é o que joga numa posição mais central, mas vindo de trás.

O Maradona era genial, mas se formos pensar...quantos jogos vimos do Argentino? Hoje em dia conseguimos ver os jogos todos das principais ligas com grande facilidade e o Messi está a um nível altissimo e sempre a crescer nos ultimos 4 anos. Para mim se se aproximar deste nível nos próximos anos pode ser considerado o melhor de sempre (com toda a subjectividade que isso acarreta)

pedro m disse...

Exacto, mas aí há sempre também outros factores. Na década de 80 seria possivel o Messi chegar onde chegou com os problemas fisicos que tinha? E o Maradona hoje, com uma vida regrada, o que seria?

Acho que são comparações impossiveis de fazer e cada um de nós tem o seu imaginário, por isso é que digo que a idade com nós os vimos é a maior influência.

E se queres que te diga acho que trocava ver um jogo do Messi por ver um do Ronaldo (o fenómeno) dos tempos do Barça.

Neste momento só o Coentrão se compara:))

Iniesta de Mundet disse...

"Exacto, mas aí há sempre também outros factores. Na década de 80 seria possivel o Messi chegar onde chegou com os problemas fisicos que tinha? E o Maradona hoje, com uma vida regrada, o que seria?"

Isso já é especulação a mais. O Maradona só não teve vida regrada porque não quis. Já estás a discutir o potencial de cada um, mas se formos por aí, o Dani podia ter sido dos melhores jogadores do Mundo da sua geração, mas não tava para aí virado.

"E se queres que te diga acho que trocava ver um jogo do Messi por ver um do Ronaldo (o fenómeno) dos tempos do Barça."

O Ronaldo do Barça era impressionante, infelizmente por causa das lesões durou pouco tempo. Mas era tão bom, que mesmo coxo e com sobrepeso continuou a ser um finalizador de top mundial.

"Neste momento só o Coentrão se compara:))"

O Coentrão é incomparável!!

Pedro Morgado disse...

Iniesta,

"Não disse que o C.Ronaldo tem mérito em adaptar-se tão rapidamente ao Real e à Liga Espanhola"

Não disse disseste!

"Não é uma questão de coragem. É uma questão de gosto. Ele gosta de jogar no Barça e não quer sair."

É uma questão de interpretação. Alguém que pretende ser o melhor do mundo (e ele já é)deve sê-lo experimentando várias realidades. Mourinho tem essa ambição: ganhar no RU, Espanha e Itália. Ronaldo também. É, em suma, um teste a si próprio ao sair da zona de conforto.

Em Portugal tivemos o João Pinto, que era muito bom, e ao meter os pézinhos de fora, deu-se mal, voltou para Portugal e nunca mais quis sair. Ficou sempre a dúvida se ele tinha estofo para outras realidades.

Messi cresceu no Barcelona, ainda lá está e se não sair um dia (tem tempo, claro), essa dúvida vai surgir.
Eu gostava de vê-lo noutro clube.

Confirma-se a questão da cor...

Abraço

Iniesta de Mundet disse...

"É uma questão de interpretação. Alguém que pretende ser o melhor do mundo (e ele já é)deve sê-lo experimentando várias realidades"

Isso é uma ideia tua.Diz-me em que clubes jogaram Eusébio, Pelé, Bobby Charlton, Beckenbauer? Para se ser o melhor do mundo nao é necessário jogar em vários campeonatos ou várias equipas.

"Em Portugal tivemos o João Pinto, que era muito bom, e ao meter os pézinhos de fora, deu-se mal, voltou para Portugal e nunca mais quis sair. Ficou sempre a dúvida se ele tinha estofo para outras realidades. "

Joao Pinto saiu com 18 anos para Madrid. Na altura existia limite de estrangeiros e era impossivel chegar a titular por isso mesmo. Para além disso teve uma lesoes. A carreira dele a nível de selecçoes e nas competiçoes europeias demonstra que ele tinha capacidade para jogar ao mais alto nível em qualquer grande liga europeia. Por alguma razao Maradona disse que o Joao Pinto tinha classe até a andar.

"Messi cresceu no Barcelona, ainda lá está e se não sair um dia (tem tempo, claro), essa dúvida vai surgir.
Eu gostava de vê-lo noutro clube."

Sim, algumas pessoas vao ter dúvidas outras nao. Mas unânimidades de opiniao no futebol nao existem. Eu também gostava de vê-lo noutro clube. Por exemplo podia seguir as pisadas do seu idolo (Aimar) e ir passear a sua classe na Catedral :)

"Confirma-se a questão da cor..."
Sim, sou benfiquista, nao é segredo. Mas nao vejo a relevância disto para a minha opiniao (a nao ser que o Messi venha para o Benfica).

Abraço

pedro m disse...

Não é bem especulação, os meios ao alcance da alta competição neste momento são incomparáveis á década de 80, por isso é possivel afirmar (por especilaistas claro) que é mais fácil agora um jogador chegar mais perto da sua potencialidade máxima.

A especulação assim também vale para os jogos que não viste do Maradona:)

Iniesta de Mundet disse...

"Não é bem especulação, os meios ao alcance da alta competição neste momento são incomparáveis á década de 80"
Quando falava em especulação, referia-me ao Maradona e o que poderia ser com uma vida regrada, isso depende exclusivamente dele e não da época em que viveu.

"por isso é possivel afirmar (por especilaistas claro) que é mais fácil agora um jogador chegar mais perto da sua potencialidade máxima."

Isso é válido para o Messi e para os qualquer jogador da actualidade, por isso o Messi tem de enfrentar jogadores mais perto da sua potencialidade máxima, do que o Maradona.

"A especulação assim também vale para os jogos que não viste do Maradona:)"
Touché