terça-feira, fevereiro 22

Regresso à estaca zero para o tira-teimas

O Benfica foi, sem sombra de dúvidas, um justo vencedor no jogo de segunda-feira à noite em Alvalade. A equipa de Jesus, foi mais esclarecida, mais confiante e mais eficaz, deixando as fragilidades do Sporting a nu. No que toca à luta pelo campeonato qualquer resultado seria bom para o Porto, isto porque uma derrota do Benfica encerrava as contas do título e uma vitória (bem) convincente devolve os encarnados à condição de terem de assumir os jogos contra o seu maior rival.

Primeiro, uma palavra para o Sporting: deprimente. Não foi por falta de vontade que a equipa não cumpriu no dérbi, mas sim por manifesta falta de colectivo. Nem o golo do Benfica impediu os jogadores de correr e lutar mas, sinceramente, não há futebol para mais. São por demais evidentes os erros de casting no clube leonino, até porque toda (mas mesmo toda) a gente parece lá estar a mais. Já agora, Cristiano? com tantos extremos na Academia? E é só um dos exemplos do desnorte em Alvalade.

Depois o Benfica. Aguerrido e extremamente bem organizado mas com um erro enorme na primeira parte do jogo: a sua enorme verticalidade e aceleração. Jesus conseguiu o que queria e o seu Benfica já apresenta níveis muito parecidos com os do ano passado, e isso trás de novo o maior 'erro' (conforme a visão) da sua equipa. Depois do 1-0 não soube (ou não quis) desacelerar o jogo e controlar a posse não deixando o jogo cair na vertigem das transições que, por exemplo, condicionaram Sidnei na sua segunda entrada.

Este foi o único erro encarnado numa noite em que a equipa se mostrou muito organizada e confiante. O Benfica ganha de novo estatuto que o seu técnico tanto quer mas que lhe pode ser muito prejudicial, ou alguém espera um Benfica, no jogo que pode decidir de vez o título, à espera do erro do Porto na Luz?

Teste bom, teste de fogo e com muito futebol para espremer. O duelo entre dragões e águias deveria ser de enaltecer e não de desvalorizar com falsas questões, mas por cá já vamos estando habituados...

10 comentários:

Iniesta de Mundet disse...

Não tenho visto o Sporting esta época, mas depois de ver este jogo, até fico admirado como é que conseguem estar em 3º lugar. Aquilo não é uma equipa de futebol, é um conjunto de jogadores que estão por lá. Zero de ideias absoluto. Tornou-se mais evidente isso na 2ª parte, pois a jogar com mais um, a única coisa que sabiam fazer era bombear bolas para as costas da defesa, em vez de circular a bola para desgastar o Benfica e conseguir ganhar espaços. Deprimente.

Concordo que o Benfica depois de estar a ganahr o zero acelerou demasiado o jogo, mas isso acaba por ser normal quando se tem jogadores como Gaitan e Salvio, por exemplo. E não estava Aimar para acalmar o jogo.

Iniesta de Mundet disse...

"ganhar por um a zero" (escrevo tão depressa que o teclado nem sente)

Marco Morais disse...

O Sporting é um desafio extremamente apetecível para quem adora o futebol. É um clube que tem tudo para ganhar títulos, está é entregue - como se costuma por aqui dizer - aos bichos.

Espero que apareça alguém que os salve deste marasmo porque eu até já nem me lembro como é um adepto do Sporting quando ganha. E para mim é sempre um exercício engraçado ver esses comportamentos.

Mas agora a sério, adorava que se estabelecesse uma identidade futebolística no Sporting e que a luta pelo título fosse emocionante e a três. Com níveis de futebol aproximados, seria o lado mental que decidiria quem ganha e isso seria fantástico para Portugal. Mas já me esquecia dos árbitros... esses safados.

Miguel disse...

Há uma variável importante que é o estado anímico. O Sporting vive uma fase em que a motivação simplesmente não existe nas competições internas.

Por exemplo, há umas jornadas atrás, na recepção ao Porto, o empate foi penalizador para o que o Sporting produziu, especialmente na primeira parte. Se jogássemos com o Porto no próximo fds, o normal era perder, tal como aconteceu ontem.

Mas com este treinador não vamos a lado nenhum e o calvário vai continuar até ao fim da época...

Anónimo disse...

Não precisamos desta condescendência vossa, muito obrigado!!!
Apesar de estarmos na merda, continuo com orgulho no meu clube e confio que é só conseguir akguém que perceba minimamente de futebol, para conseguir um Sporting melhor que este.
Mas não tenho dúvidas que continuamos vivos. Somos ainda quem melhor forma em Portugal e isso dá-nos futuro.
Se conseguirmos não destruir isso, estou confiante que será uma questão de tempo até estarmos por cima outra vez.

Marco Morais disse...

Anónimo,

não estou a dar uma de 'melhor que vocês' até porque tenho imenso respeito pelo grande Sporting (como pelo grande Benfica). Obviamente não estou aqui para defendê-los e admito que soa a estranho fazê-lo.

Se reparares nada do que tu dizes no teu comentário eu não disse também. Para mim o Sporting tem todas as condições mas falta gente capaz de o tornar um caso único no futebol português. E a minha embirração com o Sporting é mesmo essa, porque mais que FC Porto e Benfica é o Sporting que pode estar mais perto de lá chegar. E digo-te, não me importava mesmo nada que chegasse... sempre serviria para abrir os olhos a muita gente.

Marco Morais disse...

Ah e já agora, o clube é sempre muito maior que o momento ou as pessoas que o dirigem. Podem estar na merda como tu dizes que para mim não vão deixar de ser um grande.

Jorge Borges disse...

faço minhas as palavras do Marco relativamente ao estado do Sporting, com um muito sincero desejo de rápidas melhoras.
Espero que o próximo presidente seja alguém que perceba de futebol, porque de tipos da finança e dos banos já se viu que dá resultado.

LMGM disse...

Ponto prévio, devias lembrar-te de como nós festejamos porque foi contra ti e não há muito tempo.

Sobre "aquilo" de ontem, fui ao estádio e isso dá sempre visões diferentes de quem vê pela TV. Enquadrando o momento, diziam que iamos ser comidos vivos, que ia ser um massacre, um baile, etc..

Não foi, ou eu não vi isso, aliás fiquei surpreendido, estava a contar com um jogo de sofrimento e 90 min. encostado às cordas e isso não aconteceu.

Perdemos bem, não fomos capazes de contrariar o melhor futebol do adversário (na primeira parte) e a sua organização (na segunda). Mas aquilo que me preocupa é que aquele Sporting terá sido o melhor da época, chegava e sobrava para estar em melhor classificação do que estamos, mas nem aquilo é consistente é o melhor que se consegue.

A equipa estava arrumada ofensivamente (e bem) mas parecia um grupo de matrecos desenhado numa folha de papel à adepto 1-4-2-3-1. Daqui não passava, daqui não se mexia, Matias fez o melhor jogo de que eu me lembro porque deixou de ser um pino e passou a reagir ao jogo, talvez cansado de levar trancada passou também a dar, a fugir, a apoiar, a dar e a ir receber, mas ninguém percebia porque raio ele se mexia tanto...

Há movimentos de jogo similares entre vários desportos, exemplo, o passe e corte do basquete é a tabelinha do futebol. A vantagem que se pode tirar desta acção não é na execução do passe é na sequente desmarcação após o passe. Se o passe é feito e fico parado nenhuma vantagem tirei da acção, isto piora se o adversário não é uma equipa de pinos e é talvez das que maior capacidade de reacção tem ao jogo do adversário.

Na segunda parte o Sporting tentou explorar as costas das duas linhas de defesa juntinhas que tinha à sua frente, não está mal pensado mas depressa se percebeu que os matrecos adversários tinham neurónios e estavam bem organizados para anular isso. Variações a essa estratégia? Nenhumas. Modificações? Nenhumas. Aproveitar os ínfimos erros alheios? Zero. Foi malhar em ferro frio como bons matrecos.

Como equipa fomos incapazes, como pinos houve um ou outro (com Matias em destaque) que individualmente ainda deram um ar da sua graça.

P.S. - O Cristiano pode ser um jogador útil num candidato ao título, mas nem a ele nem a ninguém devia ser exigido vir de uma bancada grega para assumir um papel de titular indiscutível num clube com esta dimensão em jogos sucessivos com esta responsabilidade. É penoso para nós e para ele.

Marco Morais disse...

LMGM,

O que eu quis dizer, e de um modo completamente inofensivo, foi que não me lembro do comportamento do adepto do Sporting quando ganha e não quando vence um título. Estou-me a referir ao adepto sentir que a sua equipa é mais forte que os outros dois rivais e isso acontece quando ela vai à frente na classificação e pratica um futebol superior. Mas, como é óbvio não passou de uma brincadeira e é irrelevante para a questão.

Na hora da vitória dos campeonatos e das taças somos todos iguais ou muito parecidos, o que eu já não me lembro é e ver o adepto leonino 'inchado' com o futebol da sua equipa.

Sobre o jogo, acho que não faltou entrega ao Sporting mas sim um modelo definido. Um plano de jogo que dê garantias. E isso Paulo Sérgio não conseguiu nem me parece que vá conseguir. O futebol do Sporting é inconsequente porque falta uma ideia clara de jogo, ou então uma que dê garantias para os jogadores que tem.