terça-feira, novembro 13

Sporting e os museus.

Há quem tenha gostado do facto de Godinho ter recebido o presidente do Braga no museu do clube. Há outros, como eu, que acharam uma falta de identidade ter recorrido a isso para afirmar a grandeza do Sporting. Como se necessitassemos de algum museu ou de números para justificar o que somos.

Eu gosto de ir ao museu do clube e ver os troféus que me lembram os títulos do Jardel e do Acosta, por exemplo. Mas gosto de os ver pela lembrança daqueles momentos de alegria clubística que passei e não por ter uma necessidade de me lembrar porque sou do Sporting.
Ser do Sporting é ser muito mais que troféus e é isso precisamente que hoje está em crise no clube. Já antes passámos 18 anos em branco, e nessa altura, não havia, ou pelo menos eu não sentia, que a identidade do clube estivesse tão em causa como agora. Se não foi só pelos troféus que eramos antes do Sporting, porque razão há de ser agora?

Além disso, voltando ao tema dos museus, haverá agora coisas engraçadas. O que seria de Godinho se fosse à Luz e fosse recebido pelo presidente do Benfica no seu próprio museu (ainda que a maioria já com um certo pó ou ferrugem) ou então no museu do Porto por PC (ainda que manchados por cafés, leites e frutas)? Reafirmaria o Sporting como clube menor que Porto ou Benfica a nível futebolístico? Que disparate! Continuo a achar que perdemos tempo e energia com o que não devemos...

18 comentários:

Miguel disse...

:)

fosse recebido pelo presidente do Benfica no seu próprio museu ( ainda que a maioria já com um certo pó ou ferrugem) ou então no museu do Porto por PC ( ainda que manchados por cafés, leites e frutas).

Muito bom!

Tb concordo que o presidente dos lampiões do Norte devia ter sido deixado sem troco. se no mundo de elfos e duendes em que vive acha que é o 3º grande, está no seu direito.

Eu acho que o Sporting é o 1º dos grandes. Tb estou no meu direito e não preciso que lampiões ou tripeiros me tentem convencer que estou enganado.

J. disse...

Lá está, parece conversa de putos de colégio isto dos museus.
E abrir este precedente, só mostra a fraqueza da presidência de Godinho e tb o momento pq passamos no clube.

Mike Portugal disse...

Ninguém no seu perfeito juízo acha que o presidente do Braga acredita realmente naquilo que diz. Godinho apenas quis pô-lo no seu lugar, publicamente. Internamente é obvio que não é preciso justificar nada.

O SCP é o maior clube Português em termos desportivos e isto não é uma opinião. Mas é apenas o 3º em termos futebolísticos.

Anónimo disse...

O Salvador é um gajo esperto e mais uma vez venceu, fora do campo.

Já pensaram na razão pela qual acedeu a visitar o museu de Alvalade? Não teria sido mais fácil não aceitar o convite?

Enfim, este é o verdadeiro não assunto e aqui tenho de concordar com o J. O SCP anda demasiado preocupado com assuntos menores.

Virgílio disse...

Não concordo. Só de ver o ar de 'apanhado' do Salvador valeu a pena... E a atrapalhação das das suas justificações foram um prato de tão risíveis. Nem os jornalistas, tão avessos ao SCP, conseguiram esconder a cara de gozo para com o 'capo' jr! Foi colocado no ridículo lugar dele... E aproveitou-se para 'recordar' aos 'senhores' jornalistas, que forma atrás, a enormidade que o SCP representa no desporto deste País... Msm que não dê me nada, acho que estavam a precisar. Como se diz cá na província: Dois coelhitos duma só cajadada...

E que tempo e energia é q foram gastos com esta operação de charme? Ao invés de estar a comer croquetes e chamuças, o GL levou o Salvador a dar um passeio...

SL

Francis disse...

somos mesmo um clube dificil, se faz é porque faz, se não faz é porque não faz...e como diz o Mike, e bem, isto é publicamente, com fotos e tudo. assunto arrumado.

Virgílio disse...

E o GL não tem q temer visitar o museu dos outros. Deve ir com td gosto caso lhe façam o convite. O nosso não lhes fica a dever NADA!

Já agora... E os nossos rivais têm museu?...

ana disse...

Pois eu gostei muito da visita ao museu. Já agora, como é que o Salvador saiu vencedor do episódio, senhor luis? Em quê? Na cara com que estava? No evidente enfado com que teve de emendar de terceiro maior clube para terceira maior potência e daí para terceira melhor equipa (de futebol)? E mesmo aí, não é bem assim: nos últimos quatro anos, ficou duas vezes à nossa frente, e a do ano passado até sabemos como... Acho bem que o ponham no seu lugar. Não tenho nada contra o Braga, atenção, e isto não é menosprezo pelo clube. Mas a culpa deste àvontade com que o menino Tonecas se anda a armar ao pingarelho é porque tem "jornalistas" de "renome" a afirmarem a mesma barbaridade dele. O rapaz anda nos píncaros, na lua. Era altura de alguém o puxar de novo para a Terra. Sem peixeiradas, sem discussões na praça pública, simplesmente mostrando-lhe.

J. disse...

Vamos lá ver.
Desde quando nos temos que preocupar com os que dizem os do Braga?
Principalmente nesta altura...
Será o nosso maior problema responder á altura ás declarações do presidente do Braga ou do Helder Barbosa?
Neste momento, não há nada que me interesse menos. Assim como declarações de portistas ou benfiquistas.Quero lá saber o que pensam ou o que dizem.

O que eu estou preocupado é pelo momento do Sporting.
Desportivamente e financeiramente.

E aqui não há museu que nos valha.

Virgílio disse...

Ana: Salvador não ganhou nem fora nem dentro de campo. Balbuciou no final do jogo umas desculpas. O melhor Braga de sempre tinha acabado de levar na ripa do pior SCP de sempre no futebol. Está td dito. Next!

Virgílio disse...

J.

Lê novamente o q a Ana escreveu. temos que nos preocupar sp que nos tentam minorizar, sim. Não vês tv? Não ouves rádio? Há para aí mt 'jornalista' a dar cobertura aos devaneios do capo jr... Convém-lhes sabes... Agora podem continuar com esse paleio, a malta agradece e continua divertir-se muito...

A recuperação desportiva e FINANCEIRA do SCP tb depende mt de como comunicamos. Esse é um aspecto fundamental num mundo cd vez mais repleto de informação e... contra-informação. Olha parece-me que os investidores gostam mais em apostar em clubes grandes, com história, com futuro, mediaticos, com mts adeptos e sócios (logo potenciais consumidores), do que noutros fracos, divididos, com pcs adeptos e em debandada. Temos que nos preocupar cada vez mais com a imagem que passa do Sporting para fora. Esta operação do museu tb vale por isso. Está td relacionado.

SL

ana disse...

J., se não te incomoda menosprezarem o teu clube, estás à vontade. Eu não gosto.

Mr. Shankly disse...

A maioria com pó ou ferrugem? Tem graça vindo de um lagarto.

O Braga, os lampiões do Norte? Deve ser por isso que nos preparam sempre umas recepções tão calorosas.

CPA disse...

foda-se.. se faz éporque faz! se não faz é porque não faz!!
Nunca estamos contentes caralho!!

LDP disse...

Gostei da referencia aos 18 anos em branco para segundos depois ler que no museu do Benfica hà pò ou ferrugem.

Também gostei da intervençao da Ana no que concerne a meter o braga no seu lugar. Ela, que por tres épocas seguidas e sempre que o Benfica defrontava os "lampioes do norte", acabou tantos comentàrios seus n'o banco da mexicana com um enfadado "braaaaaaaaaaaaaaaaga!"

ana disse...

Hás-de explicar-me o que é que o cu tem a ver com as calças... Continuas... hã... hã... é! continuas.

Anónimo disse...

O Braga não é, sequer, o 4ª grande. Em nada. Toda esta conversa só serve os interesses do Braga. Só.

Para ultrapassar o SCP este teria que desaparecer durante 80 anos e o Braga não só manter os registos como até superá-los.

O J. não quer saber do que dizem benfiquistas e portistas mas fala deles no post, em tom jocoso. É igual.

J. disse...

Se tivessemos que montar um dp. de comunicação para nos defender deste tipo de declarações e tomar acções em função acho que seria um erro.

O Sporting tem que ser gerido de dentro para fora e não o contrário.
Repito...estou-me bem a marimbar para o que diz o do Braga, Porto ou Benfica.
Se acham que é uma questão de auto-estima dar resposta a isto.
Ok, compreendo.
Eu gosto de pensar que em certos momentos há que não ligar a certos ruidos e concentrar-se no que é importante.
Mas é só a minha opinião.