terça-feira, fevereiro 11

Só deu Benfica.

Na Luz o jogo foi de sentido único. O Sporting, talvez fruto das mudanças tácticas, nunca se encontrou e foi sempre uma equipa subjugada à vontade do Benfica. Dizer que "não esteve em campo" é não reconhecer o bom jogo do Benfica e é, acima de tudo, destilar veneno sobre o Sporting.

Os homens de Alvalade continuam aí, mesmo depois desta derrota. Os da Luz, têm a porta aberta para o título, que tem de continuar ainda mais aberta já em Paços de Ferreira, no Domingo.

Gostei da equipa do Benfica. Até porque individualmente as coisas nem saíram assim tão bem, o que acaba por ser bom sinal.

Enzo foi um verdadeiro maestro e terminar aquele lance, daquela forma, dizimando Dier e Patrício, foi qualquer coisa de extraordinário. Exibição fantástica. Luisão, cortou tudo, foi o líder, imperial, soberbo. De resto, a equipa esteve sempre concentrada, intensa quando era preciso e, acima de tudo, respeitou o adversário, procurando sempre ganhar os lances e nunca desistir deles.

Rodrigo podia ter feito uma exibição mosntruosa, assim foi só má. Falhou todas as decisões, todas as oportunidades de golo. Uma pena.

A arbitragem foi simplesmente imaculada, o que só pode ser uma boa notícia. Marco Ferreira aumentou ainda mais a sua percentagem em relação a vitórias do Benfica e nós, benfiquistas, rejubilamos.

O Sporting fica agora a cinco pontos mas, na minha opinião, continua com hipóteses para lutar pelo título. Vamos ver como reage já na próxima jornada.

17 comentários:

Adolfo Sapinho disse...

luis, mas a verdade é que o Sporting não esteve mesmo em campo.

Ninguém sabia muito bem o que fazer, e a pressão do slb sobre a defesa do Sporting foi mil vezes mais bem feita do que o contrário, o que originou inúmeras perdas de bola. Quantas perdas de bola teve o slb na saída defesa? Arrisco dizer: nenhuma! Dois avançados foram facilmente comidos, pois bastava um central encostar a um dos lados e o fejsa ou pérez descerem um pouco que não só a pressão do Sporting ia à vida como se abriam espaços inacreditáveis para o slb sair a jogar.

Foi muito mau, e o LJ, que é um excelente treinador, é o grande culpado. Não há que ter medo de o dizer.

O slb tem jogadores mais virtuosos do que o Sporting, mas hoje não foi esse virtuosismo que deu a vitória ao slb. Foi mesmo a sua organização vs a desorganização do Sporting! Entraram dois, mas podiam ter sido meia-dúzia pelos espaços criados. O slb teve foi desinspirado na finalização...

O JJ está de parabéns pois, simplesmente, não inventou.

Quanto ao LJ, acho que esta derrota pode deixar algumas marcas. Internamente muito jogadores se questionarão sobre as opções tomadas e isso pode ser muito pior do que uma derrota. Se perdessemos sem inventar, acredito que seria fácil recuperar a moral. Assim, lá no íntimo, os preteridos tenderão a culpar o "mister" pelo resultado e isso pode ser difícil de gerir, sobretudo num plantel tão curto de boas opções. Espero estar enganado.

E assim, um slb bem mais fraco do que o da época passada, tem o caminho "limpinho" (sem ironia) para ser campeão. Quem diria no início da época, hein?

Parabéns aos lampiões, uma vez mais.

SL

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

não concordo com o ultimo paragrafo. para mim este ano o sporting foi fogo de vista, tal como os golos do montero e as diarreias cerebrais do bruto de carvalho.

tal como o ano passado o benfica tem o caminho aberto e nem precisa de estar a jogar muito com estas exibições dos rivais. Ou será que a história vai se repetir? Cuidado com as reservas.

Adolfo Sapinho disse...

dois comentários do tasqueiro ao dérbi, duas referências ao bruninho. é muita diarreia, de facto.

Pedro disse...

E a exibição do Fejsa? Enorme.

Enzo é de outro mundo. Espero que os tubarões europeus continuem a dormir. Markovic cada vez melhor. Gaitan quando acordou varreu tudo.

Rodrigo, é isso que dizes, teve tanto jogo nos pés e decidiu quase sempre mal. Incrível...

luis disse...

Epá, amigos sportinguistas, quero este gajo a escrever todos os dias aqui no SectorB32: Por favor, ainda não parei de rir. A audácia da escrita, a criatividade, a realidade paralela. Fantástico e super divertido.

http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futcronicaderby_110214_124012.asp

A melhor crónica que já li sobre o jogo.

ana disse...

Convida-o, convida-o. Pode ser que deixe de escrever no site. Muito mau, mesmo.

O William e o Jefferson fizeram a diferença. Os benfiquistas que não fiquem muito iludidos com o que viram hoje. A vitória foi essencialmente por demérito do Sporting, insuficiências... Não comecem já a embandeirar em arco. Ou comecem. Como sempre, de resto.

J. disse...

Fodasse, ganda baile!

O pior jogo da época e vá lá que só perdemos por 2....

Ace-XXI disse...

Demasiado Benfica para tão pouco sporting quero acreditar que a explicação para o péssimo jogo do SCP passa pele ausência de WIlliam e jeff e que nos próximos jogos a coisa vai melhorar mas foi confrangedor assistir ao jogo hoje na luz...

Tenho de dar os parabéns a Marco ferreira depois de nas ultimas idas a luz ter ficado o sentimento de revolta por nao nos deixarem ganhar, hoje assistiu-se desde o 1 minuto a 1 excelente arbitragem assim sim se pode dizer que é limpinho. :)

O SCP nao foi só fogo de vista durante mais de 10 jogos estivemos a 1 nível elevadíssimo mas como é obvio o campeonato nao tem apenas 10 jornadas e as limitações do plantel serão a vir ao de cima.

Luís Fiúza disse...

Limpinho. A ver se com o Paços continuam a respeitar a camisola...

J. disse...

O Sporting para ganhar o jogo ontem teria que ter a mais valia de LJ, como já tinha dito antes.
E foi precisamente por aí que começou a perder o jogo.
Já iamos sem 2 jogadores importantes para este jogo, mandar mais 2 novos titulares lá para dentro foi demasiado para este Sporting que como equipa nunca se encontrou.

Os ultimos 5 jogos do clube (Nacional, Estoril, Arouca, Rio Ave e Benfica) foram claramente em decréscimo e começam já a soar os primeiros alarmes em Alvalade...

Temos que nos escontrar depressa e acho que o próximo jogo contra a equipa mais fraca deste campeonato é o momento perfeito para começar a afastar fanstasmas do passado.

Pedro disse...

Jardim deu uma de Jesus com os mesmos maus resultados...

Depois a qualidade individual dos jogadores do SLB fez o resto. Enzo e Fejsa foram uns monstros no meio campo não dando qqr hipóteses e depois com Gaitan e Markovic endiabrados fica tudo mais fácil.

Peyroteo disse...

O Sporting, na sua pior fase da época e sem dois jogadores essenciais (como Jefferson e sobretudo William Carvalho), defrontou a equipa mais forte do campeonato.
Penso que isto explica muito da diferença que se viu ontem. O Benfica foi muito melhor que o Sporting, merece os parabéns.
Excelentes golos e grande arbitragem.
Muito bem Jardim no final do jogo.

Jorge Borges disse...

Acho que já foi tudo dito.
Vitória mais do que justa.
Arbitragem limpinha.

Elevação de todos os intervenientes, principalmente de LJ e Bruno de Carvalho (acredito que não deve ser fácil).

O Sporting continua lá, um bocadinho mais longe, mas ainda há muito campeonato. Ainda ninguém ganhou ou perdeu o que quer que seja.

O Benfica foi superior ao Sporting, mas esteve longe de ser espectacular. É preciso respeitar a camisola em todos os jogos.

zorg disse...

Não concordo contigo, Jorge. Acho que o Benfica foi espectacular e muito superior ao Sporting. O resultado peca claramente por escasso. Isto não significa que o Sporting não seja uma equipa forte, nem muito menos que não possa continuar com apirações a vencer o campeonato. Faltam ainda muitos jogos, o Sporting tem um plantel com qualidade, é bem orientado e tudo pode acontecer.

Mas ontem o Benfica foi quase perfeito. Muito pressionante sem bola, muito bem a sair rápido, muito seguro a defender... só falhou mesmo na finalização.

luis disse...

Pedro: Fejsa fez um grande jogo, verdade seja dita. Surpreendeu-me bastante pelo critério e qualidade no passe e, acima de tudo, pela colocação irrepreensível, que fez com que cortasse muitos lances sem falta.

Também acho que o Benfica jogou muito bem. Encarou o jogo como de uma final se tratasse e nunca deixou que o Sporting pudesse crescer (ali pelos 60 minutos houve um ligeiro ascendente leonino que foi de pronto aniquilado).

Claro que as ausências de dois titulares fizeram mossa. Sempre se disse que os castigos e lesões seriam complicados de gerir, dada a escassez de opções.

Basta ver que o Benfica não conta com dois titularíssimos (Cardozo e Sálvio) durante largos meses e a equipa tem outras soluções.

O Benfica deve apostar no campeonato com todas as suas forças. E deve manter a bitola porque há muitos pontos para se perderem.

O Sporting está a fazer um bom campeonato. Teoricamente é muito difícil ficar em primeiro ou segundo, mas a bola é redonda e o Sporting pode continuar a surpreender.

Sérgio disse...

Parabéns aos vencedores quando perdemos assim de forma LIMPA nada a dizer.

Estas derrotas acabam por ser "boas" para a equipa continuar a crescer (ainda tem muito de crescer) assim como o nosso treinador LJ que tanto ontem como no Dragão quis jogar de peito feito o que é louvável é certo mas o desfecho mais uma vez foi negativo somamos a 2ª derrota no campeonato.

Resta-nos agora melhorar onde erramos e fazer o nosso campeonato jogo a jogo e quem sabe ainda possamos calar os paineleiros como o Manuel José ... a vontade de ver este SCP arrumado da luta pelo titulo é muita mas ainda é precoce nesta fase com o calendário que o SCP tem vs os seus mais diretos adversários fazerem-nos o enterro!

SL,

Pedro disse...

Parece (não quero criar muitas expectativas) que a equipa rompeu com o trauma do fim da época passada e está a querer, claramente, mostrar que é melhor e vencer. Quer ganhar o que perdeu.

Terá duras tarefas pela frente. Manter a liderança e para conquistar as taças internas terá que eliminar a sua besta negra em ambas. Mas nota-se ali muita vontade.

Agora é ganhar em Paços e ganhar a seguir e a seguir.
Jogo a jogo.