segunda-feira, março 17

A Mota era uma Zundapp e a encomenda não chegou ao seu destino.

O jogo 
Depois de uma entrada algo desconcentrada, e do golo sofrido, o Benfica acelerou para uma primeira parte de bom nível. Marcou três belos golos, podia ter marcado mais dois. Na segunda, e contra o vento que prejudicou as duas equipas, os encarnados quiseram controlar um jogo que, na minha opinião, dificilmente podia ser controlado, dadas as condições atmosféricas.

Um lance fortuito ditou um golo do emprestado Djanini já na parte final do jogo e o Benfica tremeu, a começar pela baliza, onde Oblak continua sem me convencer, por muito que me esforce. Felizmente havia mais um coelho saído da cartola de Garay, que fixou o resultado final num mais do que justo 4-2.

Os comentadores
Retive duas pérolas fantásticas. A primeira: "Para mim é penálti". Para mim, és uma cavalgadura, pronto. A segunda: "Não expulsou o madeirense para não estragar o jogo". O conceito de estragar o jogo para o gajo é não cumprir as regras. Brilhante!

O Mota
Infeliz, muito infeliz, mas aposto que aquele penálti fazia parte de um plano qualquer para beneficiar o Benfica. Aliás, com a não expulsão do madeirense, mais convencido fiquei que o senhor Mota estava ali para beneficiar os encarnados. Felizmente eu estava avisado que o Mota estava "alinhado" para nos beneficiar, como alguém fez questão de dizer na anterior caixa de comentários. Imagino se não estivesse.

Imagino também que este seja mais um jogo que não entre para as famosas contas do presidente do Sporting. Afinal, o Benfica ganhou, apesar de ter sido mais uma vez bastante prejudicado.

O futebol
O Benfica joga bem e com Gaitán e Markovic apresenta momentos muito bons mesmo. Lima está a crescer, e Rodrigo é sempre um seta apontada à baliza. O meio-campo esteve bem, com Enzo e Amorim que, para mim, fez um jogo discreto, apesar de tudo. A defesa tem Siqueira e nunca sabemos o que dali poderá sair. Expulsão por amarelos? Passe para a bancada? É uma alegria. Maxi não tem pernas e como nunca foi muito inteligente, acabou por fazer algumas faltas absurdas. Os centrais estiveram bem, com Garay a fazer de Luisão na hora de meter a bola lá dentro.

O que fica
Um jogo complicadíssimo que foi ultrapassado. A equipa foi rigorosa e Jesus meteu os melhores do momento, indicando que, desta vez, a prioridade está bem definida. Sete pontos para o Sporting que continuará a alimentar o sonho pelo qual muito tem feito desde a primeira jornada.

19 comentários:

Peyroteo disse...

Só vi o resumo e na repetição por detrás da baliza, parece-me que não existe qualquer falta do Luisão. Fiquei até na dúvida se a bola chega a bater no braço.
De resto, já esperava uma vitória do Benfica.

Jorge Borges disse...

este penalty eu até aceito. Acho que não é, e se bola bateu no braço, nem sequer é desviada da trajectória. deveria ter sido assinalado fora de jogo.
O árbitro na posição onde está nunca poderia ter visto a bola bater na mão.
Mas aceito que se tivesse equivocado. Nem nós após todas as repetições podemos afirmar de forma absoluta que a bola bateu/não bateu. É daqueles erros que se aceitam.
Não venham é depois dizer que o Manuel Mota em caso de dúvida cai para o Benfica...

Já o lance Marçal/Rodrigo é um erro fantasmagórico do árbitro e aí das duas uma: ou é burro e não sabe as regras ou teve medo de mostrar o 2º amarelo ao jogador do Nacional. Não há outra via... É de ir às lágrimas o comentário dos gajos da Sporttv.

Quanto ao jogo, não sei se o Benfica entrou mal ou bem no jogo, porque sofreu um golo a frio. O Nacional é uma boa equipa e também joga. Penso que a estratégia do Machado passava por tentar marcar cedo para ver se o Benfica se instabilizava mentalmente. Não aconteceu e o Benfica mostrou que está psicologicamente muito bem.
Fico na dúvida se o 3º golo o Garay tem mesmo a intenção e rematar à baliza ou se é efeito do vento. Já o golo do Rodrigo é simplesmente soberbo. Gaitan voltou a espalhar magia em condições pouco propícias.
Hoje, de facto senti alguma insegurança no Oblak.

O Benfica venceu e venceu de forma justa. nada que nos possam apontar. Assim é que eu gosto e assim é que devia ser sempre.

Anónimo disse...

Jorge, se bate no braço, foi na parte superior (quase ombro) e é depois de bater no joelho. Nunca é penálti pois não existe qualquer possibilidade de se achar aquilo intencional.

Jorge Borges disse...

Luís,
admito que se possa ter deixado trair pela mão do Luisão, que faz um movimento para trás e a bola sobe. É isso que o árbitro vê. Ele não consegue ver se a bola bate na perna ou na mão porque o corpo do Luisão está a tapar.
Também não concordo que seja penalti mas neste lance até dou o benefício da dúvida ao Mota.

Anónimo disse...

Mas achas possível o gajo ter visto ali intenção? Não... a bola vem do joelho...

Jorge Borges disse...

Acho que o gajo ficou na dúvida e como foi ameaçado...
Se reparares na imagem que mostra por detrás da baliza ele pode estar tapado pelo corpo do Luisão. Admito que lhe tenha dado a sensação que a bola bateu no braço, até porque o Luisão faz um movimento com o braço para trás (precisamente para o desviar da bola). Se calhar num momento em que não houvesse tanta pressão ele não tivesse marcado...
Sabes que quem tem cú tem medo. E foi isso que o fez não mostrar o 2º amarelo ao Marçal

Ricardo Parreira disse...

Para mim é justo não expulsar Marçal , nada demais, tenho dúvidas é se o nome fosse Máxi ou Fejsa se o critério seria o mesmo! Siqueira fraco????? Ele e as lesões de Artur e Cardozo são, na minha opinião os principais motivos para esta estabilidade emocional da equipa! O Rodrigo também era fraquinho e fução , etc...enfim !! Hoje JJ mostrou que não aprende e já estava a inventar quando sofre 2 golo ( Sálvio está longe da rotação necessária para o campeonato) , a pensar na Europa League ..o Pensar nele e não "no que querem os adeptos" ... O campeonato!!! Teve sorte pq tem grandes jogadores como Garay e outros de classe... Até ser matemáticamente impossível perder o campeonato ( e em respeito ao sofrimento do Ano passado) a prioridade é ter o mesmo 11 sempre no campeonato, e não forçar regressos de quem não tem lugar!!
Saudações Benfiquistas
RP

Anónimo disse...

Ricardo, quando entrou o Sálvio também achei que seria cedo porque estava desconfiado que os da casa podiam marcar um golo de repente e depois ficaríamos a jogar com "10". Mas também, Sálvio tem de ter minutos, tem de recuperar, para poder ser mais um a ajudar. Correr-se o risco mas, apesar de tudo, é um risco moderado.

Ricardo Parreira disse...


Luis
5 feira tem 90 minutos para ganhar ritmo e dar descanso ao Marko!! Cardozo tb pode jogar!!! Não se pode dar mole agora no campeonato com rotação e poupanças a pensar nas 5 feiras.. Com moral que a equipa tem e sem Cortez e Rodericks ..quase todos os 11 servem para 5 feiras a 2 mãos! Agora quero ver se apanham o rapaz que andou a ameaçar o Homem do Talho que hoje foi um bravo com ameaças de morte à Família não pediu dispensa...

J. disse...

Ahh, pronto, entao é o Benfica é que é o mais prejudicado!
O BdC devia ter era mais juizo.
Bem me parecia...:-)

Pedro disse...

Uma coisa é apostar nos 11 do costume para o campeonato, outra é não mexer na equipa. Obviamente que JJ fez bem em ter o Sálvio como fez bem em tirar o Siqueira como devia ter feito bem em meter Cardozo ou Sulejmani mais cedo.

Djaniny marcou golo? Emprestado pelo SLB? Já na outra vez atirou ao poste. Não pode ser verdade. Todos sabemos que o SLB controla tudo isto e os emprestados nunca jogam contra nós.

Grande jogo. Enorme SLB. Enorme. Como eu queria que fosse sempre assim.

O penalty só é assinalado por um árbitro claramente condicionado e só é assinalado contra o Benfica. E a não expulsão do outro por empurrar ostensivamente Amorim tira qqr dúvida que houvesse sobre o árbitro em questão. Mas, claro, o SLB controla isto tudo.

Mais um jogo, mais uma vitória e menos uma jornada que falta. CARREGA!!

LC disse...

"Ele não consegue ver se a bola bate na perna ou na mão porque o corpo do Luisão está a tapar."

Jorge, se ele não consegue ter a certeza não pode marcar, a probabilidade de erro é grande.

Dou-te o exemplo do penalti que o Xistra não assinalou em alvalade com o Rio Ave, um árbitro não pode assinalar o que não vê... e na repetição só alguém muito faccioso pode dizer que o Xistra viu.

LC disse...

Sobre o jogo de ontem, muito Benfica dos 10 aos 70min, chegou e sobrou.

Gostei especialmente de um jogador, o Vento, fartou-se de correr os 90min a favor do Benfica.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Vais me lá desculpar óh luis mas aquele penalty se fosse a vosso favor era igualmente marcado e já têm tido muitos destes género. De resto parece que o benfica tremeu um pouco mas quando há centrais a marcar aos 2 por jogo e onde TUDO corre bem à equipa não há motivos para preocupações. Tantos a dizer bem do Oblak quando raramente tinha oportunidades para fazer grandes defesas e quando é preciso ele se mostrar falha? Nota, os jogadores não são bons só porque querem que eles sejam.

O cobardia do ou dos sportinguistas que ameaçam crianças e negócios pessoais de árbitros reflecte-se também na hipocrisia de quem proclama a verdade desportiva, revoltam-se com os últimos 30 anos do porto mas que agora querem ganhar à custa de manobras e golpes baixos e sujos. Gente dessa era cortar-lhes o pescoço, não pelo futebol, mas por causa das merdas que fazem por causa do futebol.

Ace-XXI disse...

Tasqueiro és o maior ignorante que anda na net, a frase escrita na parede dizia "se o mouros vencerem" parece-te que os SPortinguistas tratam os benfiquistas por "moiros"?!

Os árbitros são ameaçados em todas as semanas a única diferença é que desta vez foi publicitado.

Em relação ao jogo apenas vi o resumo o lance do penalty é duvidoso mas fica a ideia que a bola bate primeiro no joelho e apenas depois vai ao braço.

Sobre o marcal acho que era 1 exagero dar 2 amarelo naquele lance, o Rodrigo fez teatro mas o jogador do nacional pôs-se a jeito.

Pelo 2 jogo consecutivo as bolas paradas a serem decisivas na vitoria do Benfica.

Luís disse...

Um árbitro claramente condicionado não chegou para parar o Benfica. Jogo cheio de personalidade.
Achei piada ao Djaniny pegar na bola e ir a correr para o meio campo depois do golo que marcou. Estava com uma vontadinha de foder o Benfica... Fica registado.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Da outra vez que estava escrito: "Mota lampião respeita o leão" secalhar tb foi um portista que a pintou não? Deixem de ser ridículos e atirar areia para os olhos das pessoas, ganhem em campo (sem ajudas). Não ides ser campeões não pensem não jogais nadinha, o porto tb não joga mas vocês que o ano passado estiveram pelas horas da morte chegam este ano é já pensam que são os maiores, só de rir mesmo. Ridículos! O benfica este ano vai ser campeão por foi a equipa mais competente, parem lá de ser choramingas parecem putos mimados dasse...

J. disse...

Eu aos sportinguistas mandava-os todos para a fogueira.
Acabavam-se logo os casos na arbitragem, as queixas, os lamentos,as suspeitas no nosso futebol

Toda a gente sabe que nada disso aconteceria só com Benfica e Porto a lutar pelos primeiros lugares.
:-)

Anónimo disse...

Ace, evita entrar em diálogo com o palerma, se não isto torna-se irrespirável.

Aquilo nunca na vida é penálti.

O jogador empurrou o Rodrigo com menos violência do que o Fernando, por exemplo. Mas também por isso merecia apenas o amarelo e não o vermelho. Ainda ontem defendi que o vermelho ao Fernando foi bem mostrado.

Já com o Paços de Ferreira, com 0-0, ficou um gajo por expulsar, deduzo que também para não estragar o espectáculo. Só tenho pena de não ter havido o mesmo critério com o Siqueira conra o Gil Vicente.