quinta-feira, março 27

Benfica.

1. Uma derrota por 1-0, numa eliminatória a duas mãos, em casa do adversário que mais vezes nos venceu nos últimos 30 anos, pode ser um resultado aceitável. Para além do mais, o Benfica entrou em campo claramente em poupança, sem os titulares Oblak, Siqueira, Enzo, Markovic, Gaitán e Lima. Como se não bastasse, Sálvio e Cardozo estão ainda num momento de forma muito delicado.

Tivémos que contar, também, com uma estranha mas habitual força extra dos jogadores do FCP que viram, e bem, neste jogo, uma oportunidade de recuperarem algum ânimo para o que falta da época (LE, TP e segundo lugar no campeonato).

O mais importante foi, no entanto, conseguido por acaso: levar a decisão para a Luz, quando o campeonato pode já estar decidido.

2. Pior do que perder, foi ter perdido com um FCP muito inferior. Foi ter demonstrado pouco futebol e ter perdido a oportunidade de dar uma machadada no orgulho portista. Não se trata de fazer do Dragão o salão de festas, trata-se, apenas, de vincar uma superioridade que, se calhar, não é assim tão grande.

3. Os benfiquistas têm de perceber uma coisa: com Jesus, nunca se sabe. Em 5 anos apenas por duas vezes nos mostrámos sem medo (na primeira época, e esta época, nos jogos da primeira volta) e com os resultados que sabemos. De resto, têm sido humilhações atrás e humilhações. Normal. Jesus é isto, sempre foi e sempre será.

4. Uma equipa não pode, contudo, ganhar sempre. O futebol é isso mesmo e perder um jogo pode, muitas vezes, ser um factor positivo para o futuro de uma equipa. Certamente que os jogadores não quiseram perder. Certamente que tudo irão fazer para vencer o que falta (e falta tanta coisa!).

5. Para o Benfica, está tudo em aberto e em Braga vamos ver o que a equipa poderá render. Só a vitória interessa e só a vitória está no pensamento de todos. Acredito que vamos trazer os três pontos da Pedreira.

6. Ontem foi dia dos mortos saírem das urnas, sacudirem o pó e destilarem veneno. Foi o Ribeiro Cristóvão, foi o Rita, foi o costume. É o Cardozo que é "finito", é o Benfica que "treme", é o FCP que afinal é uma equipa "assombrosa", cheia de valor e capaz. Ou seja, as facas afiam-se e os benfiquistas devem estar atentos, já que os dirigentes do clube nada fazem ou vão fazer para proteger o grupo de trabalho.

7. Ver o nosso treinador aos abraços a Pinto da Costa mete-me nojo. Muito nojo. Depois de ter assumido as dores do "cadeira de sonho", o treinador do Benfica mostra pela enésima vez o respeito que tem pelo Clube e pelos adeptos: nenhum.

Pode ganhar tudo, pode ser o maior e mais melhor bom do universo, pode ser único no talento, mas eu, como benfiquista, tenho vergonha de o ter como treinador.

E LFV vai continuar desaparecido, vai continuar a deixar tudo e todos expostos aos ataques do exterior. Afinal de contas, o Benfica não é a sua prioridade.

18 comentários:

rsa disse...

Belo resumo, ontem depois do jogo fiquei bastante agastado (o meu lado irracional de adepto) quero ganhar sempre ao fcp , hoje mais a frio o Benfica sobreviveu e ainda podemos ser felizes mas é como dizes com JJ e com os dirigentes do Benfica atual nunca sabemos....

Mau mau foi atitude dos jogadores não percebo se foi medo, trauma se foi desinteresse de resto Cardozo infelizmente para esta época não vai contar , Sálvio é normal questão física e tactica está com dificulades em entrar no ritmo da equipa .

Se tudo correr conforme previsto por altura da 2ª mão estamos a 2 pontos de ser campeões ou já seremos campeões por isso não será preciso fazer gestão de esforço .

Foi frustrante somos melhores que eles mas agora é ganhar em Braga rumo ao titulo .

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Esses comentadores que elogiaram o porto são os mesmo que quando perde ou empatam criticam e ate humilham portanto é para não levar a serio, são rascas vão como o vento vai.
Se benfiquistas não gostam da amizade pinto/Jesus portistas muito menos.
Pela comunicação social o Benfica não vai destabilizar a ver pelas capas de hoje, perderam mas é como se tivessem ganho. Um desprezo tao grande ao resultado de ontem às vezes pode correr mal embora não me acredite que percam pontos em Braga mas se perderem não sei não...

N.T. disse...

Há aí um claro exagero no ponto 3.
É verdade que as duas primeiras prestações no Dragão foram sofríveis, mas depois disso veio uma vitória e um empate. E a derrota do ano passado tem que ser contextualizada, pois ao longo de toda a segunda parte o jogo pareceu controlado.

Pedro disse...

Luis, este ano ganhaste tranquilamente na Luz pq o fcp estava muito mais fraco do que o habitual. O meio campo azul parecia um passador e ontem isso não aconteceu. Luis Castro fez o óbvio: meio campo forte e sólido e o SLB andou a vê-los jogar. Simples, anular o catedrático é simples. Depois ou tens a sorte dos jogadores conseguirem resolver ou perdes. Ontem não resolveram. Esperemos que resolvam em Braga.

Para quem já perdeu uma ida ao Jamor apesar de trazer da primeira volta uma vantagem de 2-0 fora vejo os benfiquistas muito confiantes para a "remontada"...

Espera, o importante é o campeonato.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Não ponham os sportinguistas a torcer pelo Porto na ultima jornada.

Anónimo disse...

N.T., vamos lá então.

2009/10

SLB 1 FCP 0
FCP 3 SLB 1 (com 1-1 e mais um jogador por expulsão de Fucil, no jogo onde podíamos comemorar o título apenas com o empate).
SLB 3 FCP 0 (Taça da Liga...)

2010/2011
FCP 2 SLB 0 (Supertaça)
FCP 5 SLB 0 (não foi medíocre, foi humilhante)
FCP 0 SLB 2 e SLB 1 FCP 3 (Taça de Portugal, humilhante)
SLB 1 FCP 2 (festejos de campeonato em plena Luz)

2011/2012
FCP 2 SLB 2
SLB 2 FCP 3
SLB 3 FCP 2 (Taça da Liga...)

2012/2013
SLB 2 FCP 2
FCP 2 SLB 1 (Kelvin...)

2013/2014
SLB 2 FCP 0
FCP 1 SLB 0 (Taça de Portugal)

15 jogos

8 FCP 5 SLB 2 EMPATES

Agora analisa o seguinte: 5 vitórias do Benfica, 2 Campeonato, uma Taça com eliminação e duas na Taça da Liga. Que significaram um título (uma TL).

FCP, 8 vitórias, 5 para o campeonato, duas TP e uma Supertaça (títulos, três campeonatos, uma Taça de Portugal e 1 Supertaça).

Façamos os contextos que façamos, todos sabemos que a equipa não evoluiu nada neste confronto. Nada. Se o tivesse feito, teríamos campeonatos e taças de Portugal.

Na Luz, o jogo será bem diferente e o Benfica pode ganhar. Mas a probabilidade de o perder, como podes atestar, é também grande, e não devia.

Perder acontece a todos, mas a forma como perdemos constantemente naquele estádio é que custa mais.

Aliás, nestes últimos anos conseguimos fazer isto que eu digo com o SCP. Nos últimos "20" jogos perdemos um.

Abraço!

Pedro disse...

Luis, este teu último comentário merece um post!!!!

N.T. disse...

Eu não sou um defensor acérrimo de JJ, sou até dos que acha que deveria ter saído no fim da sua terceira temporada depois de ter deitado fora um campeonato por total negligência no mercado de Inverno (ficámos com escassos 4 médios para a segunda metade da temporada e pagámos caro por isso).

Mas olhando aos teus números totais (eu apenas tinha comentado o Dragão), os próprios desmentem a não evolução. Nas últimas 3 épocas só não tens um empate absoluto por causa do minuto 92. Num jogo em que nem se pode dizer que o Benfica foi inferior. O que os últimos 3 anos dizem é que existe um claro equilíbrio.

Não estamos no ponto ideal, daí não ter escrito que discordava. Só acho exagerado. Nos últimos 3 anos não fomos humilhados e não vi medo nenhum na equipa. Em Maio o Benfica não foi disputar o título ao Dragão com medo. E ontem também não. Ariscou uma estratégia que não deu resultado e critico-o por isso. Tão só.

rsa disse...

Nestes 5 anos em que é são diferentes os resultados com o fcp ?

Quantas vitorias no Dragão / Antas houve antes ? Anos 90 e seculo 21, duas que eu me lembre Eriksson e Koeman.

Mesmo no nosso estádio também houve um 0-5 penso que para a supertaça e mais derrotas do que seria normal...

JJ ontem fez o que tinha que fazer tendo em conta o grande objectivo ser campeão.

Acho que bem os adeptos sejam exigentes mas entrar em depressão quando ainda podemos ganhar tudo não faz sentido tal como festejar antes do tempo, por isso que venha o Braga depressa....

J. disse...

Mas muitos desses jogos o Benfica perdeu pelos árbitros. O campeonato dos Villas Boas e depois o do Proença, e não sei que mais...não percebo esta análise sinceramente!

LDP disse...

J, no próximo jogo com o Vitória vais ter um gajo a arbitrar que esteve sentado no banco dos réus ao lado do pinto da costa. Um por corrupção activa o outro por passiva.

Observa o jogo com atenção e serás capaz de, depois, perceber melhor análises como esta...

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Tava a ver que se tinham esquecido dos árbitros já achava estranho não falarem neles..

Jorge Borges disse...

O abraço tem uma segunda intenção: precisamente isto que se está a passar, criar alguma instabilidade e jogar com isso. O PdC é mestre nessas jogadas. O JJ é que é um asno que não percebe que está a ser usado. PdC não tem amigos. Para ele há apenas e só Porto.

E o presidente do Benfica está a ver se é campeão para por a cabeça de fora e ir colher os louros.

ana disse...

Agora levem com os azules por terem perdido a jogar com a equipa desfalcada para verem o que dói. Estou fartinha de levar com a soberba lampiã por nos terem ganho na luz quando jogámos sem o William Carvalho e o Jefferson. Não digo que não perdêssemos, mas a vossa superioridade também não seria tão grande.

Aturem-nos. Cá se fazem cá se pagam. :P

Hugo disse...

"com uma estranha mas habitual força extra dos jogadores do FCP"

"Pior do que perder, foi ter perdido com um FCP muito inferior"

Que ressabianço. Realmente vocês não mudam

LDP disse...

ana, andamos há um campeonato inteiro a jogar sem o Salvio, o Cardozo esteve 3 meses no estaleiro (contra voces entrou a 3 minutos do fim), e o Matic tinha acabado de sair...

Queres comparar o quê, afinal?

Se estiveres a perder em casa com o Vitória e o Braga marcar contra nós, também vais bater palminhas desta vez?

ana disse...

De pé, LDP. Vou aplaudir de pé. E nem vai ser preciso o Sporting estar a perder, vê lá tu.

Continuas a comparar o incomparável. Queres mesmo comparar a quantidade de opções do teu plantel com a do Sporting? Xiça, que não mudas.

Só te peço para comparares (e isto, sim, é comparável) os jogos que já houve esta época entre o Benfica e o Sporting. Se quiseres, claro.

LDP disse...

Quantidade de opções já é outra coisa...estavas a falar antes de equipas desfalcadas, mas como o Benfica também se apresentou desfalcado...já não conta. Ehehe...