quarta-feira, março 5

Paulo Fonseca out.

Era o cenário mais provável e nem o facto de ser dia de aniversário do ex-treinador do FCP adiou o despedimento.

Fonseca vai e como alguns outros, não saberá muito bem o que fazer à sua carreira. Voltar a um Paços? Duvido. Contudo, as suas qualidades sofreram um rude golpe e esta aventura no FCP foi um autêntico pesadelo.

Obviamente que PF não deixa saudades aos adeptos portistas. A equipa nunca produziu de forma constante e não se vislumbraram grandes ideias no futebol praticado. Para além disso, e várias derrotas depois, a equipa surge humilhada num terceiro lugar, a nove pontos do líder Benfica e a quatro da surpresa Sporting.

Ou seja, na parte que dependia mais de PF, as coisas não correrem, efectivamente, bem. Contudo, existem vários factores que minaram o trabalho do ex-treinador do FCP.

O plantel foi reforçado com Josué e Licá, dois jogadores apenas medianos, e mais alguns de valor duvidoso. Fernando está sem vontade, Lucho foi para as arábias e o regresso de Quaresma, aposto, dividiu ainda mais o grupo.

Podemos falar ainda do dinheiro que falta. Os ordenados em atraso parecem ser uma realidade e assim, pouco há a fazer.

Não faço ideia qual o caminho que irá ser seguido pelo FCP. Alguns desdenham e afirmam que está quase morto, para outros está já enterrado, até. Mas é inevitáve que se fale, pelo menos, do fim de um ciclo. Não que eu acredite muito nisso porque, com os dirigentes que estão no meu clube, não bastará o FCP ficar mais fraco para voltarmos a ser o melhor clube de Portugal.

12 comentários:

Peyroteo disse...

Mesmo que o Porto fique mais fraco, o Benfica nunca será o melhor clube de Portugal. A não ser que o Sporting acabe! :)

É um pena que Paulo Fonseca deixe o Porto. Está a fazer um trabalho que era muito do meu agrado. Não sei como vai ser daqui para a frente mas também não prevejo uma melhoria significativa.
Tal como o Luís diz no post, a qualidade não abunda no plantel do Porto. Pode fazer melhor, obviamente, mas não muito...
Quem se seguirá?

Mike Portugal disse...

Se o PdC contratasse o Van Gaal seria uma jogada de mestre. O gajo até disse que queria vir para Portugal. loool

Pedro disse...

PF é ainda muito novo. Pode dar novo passo atrás, crescer como treinador e como pessoa e, com bom trabalho voltar a ter boas oportunidades.
Agora que sai dali pode e deve fazer uma análise e perceber se compensou a perda total de dignidade que ele manifestou ao serviço do clube azul. Se o silêncio no final da época passada compensou, se as bocas ao rival compensaram, etc.

O futuro? Sinceramente espero que seja o principio do fim. Já vimos que o fcp tem muitas vidas mas desta vez a coisa está mesmo grave. Lutas internas, falta de dinheiro e sem resultados. Podemos estar, finalmente, num fim de ciclo.

Estaríamos concerteza se o SLB tem feito o seu papel e não lhe tivesse dado de bandeja os três ultimos titulos.

Mas ainda há duas taças em disputa com o SLB e qqr vitória voltará a pôr a confiança lá em cima.

Francis disse...

Estou muito curioso em ver quem irá para o FCPorto. E quando irá.

J. disse...

Marco Silva!?

os homens venderam James e Moutinho por 70 milhoes, recusaram 45 por Mangala e Fernando e estão com problemas de dinheiro?
Não percebo estas contas!!!

Hugo disse...

Nao deixa saudades. Erro de casting. Fernando sem vontade? Essa e nova para mim.
A escolha do proximo treinador vai ser importantissima

Pedro disse...

"os homens venderam James e Moutinho por 70 milhoes"

O dinheiro gasta-se...e muito depressa.

" recusaram 45 por Mangala e Fernando"

Recusaram? Pois... :)

zorg disse...

Segundo o Guardian, o porto pedia 30 milhões pelos dois e o City considerou que era demasiado, por o Fernando estar em fim de contrato na altura.

Peyroteo disse...

Temos que ver algumas situações em relação a esses 70 milhões:

James - O Porto tinha vendido em 2011, 35% do passe a um fundo por 2,55 milhões. Recomprou essa % em Fevereiro de 2013 por 8,75 milhões!

Moutinho - Em Outubro de 2010 vendeu 37,5% por 4,125 euros. Recomprou em duas fases: 22,5% por 4 milhões em 2011 e 15% por 3,3 milhões em Janeiro 2013.
Isto para além dos 3,5 milhões que o Porto teve de pagar ao SPorting.

Ou seja, o Porto investiu nestes dois jogadores qualquer coisa como 32 milhões de euros.

J. disse...

http://www.express.co.uk/sport/football/457323/Manchester-City-double-bid-denied-for-Porto-pair-Eliaquim-Mangala-and-Fernando

Mas aqui a questão nao são os 45 milhões ou não. A questão está onde foram parar todos os outros milhões que arrecadaram durante tantos anos, se agora se diz por aí que nem salários podem pagar?

Se calhar alguém deveria investigar estes buracos...

Pedro disse...

"Se calhar alguém deveria investigar estes buracos..."

Concerteza que sim. Quando alguém estiver a banhos no Brasil ou parecido.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

buracos? sim existem, mas tenho a vaga ideia que existe um clube que possui um passivo maior que os dos 2 rivais juntos. Quando o pintinho for de férias para o brasil leva com ele o vieira e ainda convidam o bruno. luis!, meu companheiro, como sabes que existem salários em atraso no porto? para um benfiquista andas bem informado, ou tás numa de Maya?
independentemente de alguns terem "pena" acho que o dia da saída de fonseca apesar de ser uma fraca (ou não para ele) prenda de aniversário veio mesmo a calhar ser no mesmo que joga a selecção pois pode ser que abafe um bocado a excitação dos coveiros que andaram por aí nos últimos tempos, se bem que já adivinhe amanha capas do porto n'a bola e no record...