sábado, junho 14

Mundial 2014: grupo A/B.

México 1 Camarões 0
Primeira parte equilibrada, com o México a entrar melhor. Os africanos reagiram bem e estiveram por cima até à meia hora, altura em que os mexicanos começaram a explorar melhor o contra-ataque. Três golos anulados, o segundo do México, mal.

Defensivamente, os Camarões são algo desorganizados, e pouco pressionantes. Já ofensivamente, existe alguma magia mas pouco futebol. Os mexicanos são mais experientes mas, apesar da vantagem clara na posse de bola (60%), nunca tiveram o jogo controlado.

Assou destacou-se e não apenas pelo abajour na cabeça. Dos Santos acabou por falhar dois golos fáceis (depois de ver dois anulados) mas fez um bom jogo, e Herrera, mostrou qualidade. Bom jogo, emocionante, e com o vencedor justo.

Holanda 5 Espanha 1
Armada espanhola ao fundo! Depois de uma primeira parte algo equilibrada, mas até com algum ascendente espanhol, os segundos 45 minutos revelaram uma Holanda mortal no contra-ataque e uma Espanha que, defensivamente, terá feito uma das piores exibições dos últimos largos anos.

A verdade é que os actuais campeões do Mundo e bi-campeões da Europa chegaram à vantagem num penálti duvidoso e, aparentemente, e apesar do menor fulgor do seu futebol rendilhado, tinham o jogo controlado. Contudo, a Holanda reagiu e dizimou os nuestros hermanos.

Segunda parte de bom futebol, muitos golos e emoção, depois de uma primeira parte morna. O terceiro golo holandês é ilegal e mais uma vez, não percebo como é que um árbitro não vê a falta sobre Casillas. Golaços de Van Persie (o do empate) e de Robben (o primeiro).

Chile 3 Austrália 1
Podem estranhar mas são jogos destes que mais me entusiasmam. Equipas medianas, sem expressão e sem o peso de terem de vencer, jogam o jogo pelo jogo, cheio de erros, claro, mas sempre com o objectivo de conquistarem os três pontos.

O Chile, muito mais experiente, entrou muito bem e resolveu o jogo em dois minutos. Pelo menos aparentemente. A verdade é que a Austrália reagiu e reduziu à meia-hora. Na segunda parte, e até aos 65 minutos, os australianos tudo fizeram para chegar ao empate (ainda marcaram mas o golo foi bem anulado). As pilhas acabaram e os sul-americanos voltaram a controlar melhor a partida (mais posse de bola - 60%). Apesar do desastre ofensivo dos chilenos nesta fase do jogo (passes e combinações erradas perdi-lhes a conta), esperava-se mais o terceiro do que o golo do empate. E foi o que aconteceu, já nos descontos.

Grupo muito interessante de seguir. A Espanha vai ter de suar para passar.

Impossível fugir ao tema "arbitragem". Os erros são muitos e alguns deles inadmissíveis. Esperemos que melhore e que tenha sido apenas um péssimo começo. O futebol agradece.

2 comentários:

Hugo disse...

Grande exibição do "bola de ouro" Sérgio Ramos" e do Xavi que nem apareceu em campo.
O Diego Costa parece um corpo estranho naquela equipa.
O momento do jogo foi aquela oportunidade do D.Silva para o 2-0, seguida do golaço do Van Persie.
Felizmente que o México acabou por ganhar pese embora o golo mal anulado

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Acho que Portugal é bem capaz de levar com um árbitro destes que tem aparecido. Diego costa dos gajos mais porcos que já vi a jogar futebol nem sei como acaba sempre em campo. Espanha é bem capaz de ser uma das desilusões deste mundial, aquela defesa é um buraco, Piqué faz me lembrar o Caneira na nossa selecção, quem é que lhe disse que sabia jogar futebol? Chicharrito não vinha para o Porto? Não me importava nada, mais aquele Layun.