quinta-feira, junho 19

Mundial 2014: grupo A/B.

Holanda 3 Austrália 2
Mais um bom jogo deste Mundial, com emoção e bons golos. Jogo muito equilibrado na primeira parte, com a Austrália a surpreender, perante uma Holanda algo apática. Cahill marcou o melhor golo deste Mundial, com um balázio de pé esquerdo, sem deixar a bola cair no chão. À antiga! Segunda parte a dar mais Austrália. A Holanda sofria com a atitude dos australianos (sempre perigosos nas transições ofensivas) e foi sem grande surpresa que estes chegaram ao 2-1. A Holanda reagiu de imediato, igualou e tomou conta do jogo. Contudo, num minuto apenas, os australianos tiveram o 3-2 nos pés, falharam, e sofreram o terceiro, com um frango de Ryan. Mesmo sem dar o jogo por perdido, a Austrália não conseguiu voltar a criar verdadeiro perigo e a Holanda, se tivesse tido mais calma, teria feito mais um ou dois golos. 
 
Espanha 0 Chile 2
Meia surpresa mas, para quem viu o jogo, nem por isso. Um Chile muito pressionante na primeira parte, uma Espanha desligada e claramente em esforço, com grande dificuldade no último terço do campo. Colocar o Diego talvez tenha ajudado a descaracterizar o futebol espanhol mas, para quem viu os dois jogos dos espanhóis, não foi só isso. Casillas voltou a errar e Ramos não esteve melhor. Parece-me que os comandados de Del Bosque estiveram sempre muito afastados uns dos outros e, apesar da qualidade de Iniesta, faltou sempre objectividade a David Silva, por exemplo. Do outro lado, muita qualidade, é certo, muitas ganas, sem dúvida, e futebol apoiado e de contra-ataque. A Espanha atacou mais, rematou mais, teve mais bola (60%), mas nunca foi capaz de entrar na defensiva bem montada dos chilenos. Vitória justa. Ao fim de duas jornadas, Austrália e Espanha vão para casa. Holanda e Chile para os Quartos.

Este Grupo B deu-nos bons jogos e, para já, 17 golos em quatro jogos. Bom!

Camarões 0 Croácia 4
Espectáculo croata. Futebol de qualidade, velocidade, técnica (ver jogada que terminou com um falhanço de Rakitic, perto do fim). A selecção dos Camarões nem com 11. Muito pouco organizados defensivamente e sem critério a atacar. Prestação decepcionante que terminou com dois jogadores a agredirem-se já perto do final. E que tal um Croácia-México, já a seguir? Grande jogo em perspectiva! Bons jogos também neste Grupo A, com um total de nove golos.

3 comentários:

Peyroteo disse...

Tem sido o melhor Mundial desde 1994. Na altura também apareceram uma série de selecções a brilhar: Roménia, Bulgária, Suécia, Nigéria...

Quanto ao Chile, tem muitos jogadores de grande nível. Gosto particularmente do Aranguíz, que já conhecia do Internacional de Porto Alegre.

Hugo disse...

Os chilenos jogaram com uma alma incrivel. Não perderam uma bola dividida. Devem andar a ver o vídeo dos mineiros todos os dias

Tasqueiro Ultra-Copos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.