domingo, junho 15

Mundial 2014: grupo C/E/F.

Costa do Marfim 2 Japão 1
Esperava mais dos japoneses e apesar do momento tsubasa no golo de Honda, nunca foram uma equipa dominadora. Longe disso. A verdade é que o futebol nipónico não tem evoluído, apesar de todo o potencial, e os resultados revelam que ainda há muito trabalho a fazer. Do outro lado, uma equipa africana, com algumas deficiências defensivas mas com alguma magia ofensiva como é típico destas equipas. E a magia foi a entrada de Drogba: quatro minutos em campo e reviravolta da Costa do Marfim. O Japão foi incapaz de voltar a criar perigo e o resultado acabou por ser justo, para uma equipa que teve mais bola, rematou bem mais e foi sempre mais perigosa. Contudo, foi, talvez, o jogo menos interessante e com menos qualidade até ao momento.

Suíça 1 Equador 1
Entraram melhor os sul-americanos, com futebol apoiado e ataque posicional, apesar de serem uma equipa mais talhada para o contra-ataque, como ficou bem patente no resto do jogo. Valencia fez o primeiro ao saltar sozinho e a equipa recuou. A Suíça começou então a pressionar mas sempre com grandes dificuldades para furar a defensiva equatoriana. Montero ia-se destacando no contra-ataque mas sem resultados. No início da segunda parte, chegou o merecido empate para os europeus. A Suíça voltou do intervalo com vontade e sendo uma equipa bem orientada e com alguma qualidade indivual, foi sem surpresa que acentou o ascendente nesta segunda parte. Não faltou emoção apesar de a mesma resultar muitas vezes de decisões erradas dos jogadores de ambas as equipas. A Suíça falhava completamente na forma de ultrapassar a muralha defensiva dos sul-americanos e os contra-ataques destes iam saíndo cada vez com mais veneno. Houve ainda um golo mal anulado aos suíços, como não podia deixar de ser. No último minuto do jogo, a razão pela qual o futebol é lindo: contra-ataque do Equador, recepção no coração da área helvética, corte no chão, arriscadíssimo, de Behrami, lançamento imediato para a resposta. Entrada feia de um equatoriano mas o árbitro, muito bem, deixa seguir o lance. Abertura sai para a esquerda, o passe é perfeito para a entrada fatal de Seferovic (não consegui ver se houve fora-de-jogo). Mais uma reviravolta, mais um bom jogo, num Mundial disputado sem empates e sem jogos a zero, até ao momento. Vitória justa, apesar do esforço dos sul-americanos.

França 3 Honduras 0
A França encontrou a equipa mais fraca da competição e aproveitou para ganhar três pontos com facilidade. Obviamente que fez por isso, mas os mais de 70% de posse de bola (que já havia antes da expulsão do hondurenho), dizem muito da fragilidade da selecção das Honduras. Chegou a ser um bocado constrangedor. Três golos sem resposta até souberam a pouco mas esta França está, parece-me, longe das todas poderosas Franças que nos eliminaram em diversas ocasiões. Vitória justa mas sem grande história. Os franceses devem resolver a passagem já na segunda eliminatória contra a Suíça (que ainda por cima teve um desgaste muito maior no jogo de hoje).

Argentina 2 Bósnia 0
Jogo razoável. A Argentina viu-se a vencer desde cedo e não sei até que ponto isso não condicionou a equipa (é importante vencer o primeiro jogo). Até aos 55 minutos os sul-americanos foram uma nulidade absoluta. Os bósnios mostraram alguma qualidade mas foram sempre demasiado confusos no último terço. A partir dos 55 minutos a Argentina tomou conta do jogo e era cada vez mais perigosa. Messi fez o 2-0 num belo golo e a partir daí tudo ficou aparentemente resolvido. Os argentinos soltaram-se mas a Bósnia não desistiu, apesar de algum desnorte momentâneo após o 2-0. A cinco minutos do fim, golo da Bósnia e jogo relançado, especialmente porque a Argentina nunca mostrou ser muito melhor de forma clara. Emoção, Argentina no contra-ataque puro e a Bósnia já sem grande critério na hora da decisão. Apito final, vitória apesar de tudo, justa.

Nota: o que têm achado das transmissões dos jogos? Raramente dão repetições dos lances, fazem poucos apontamentos. Não têm acrescentado nada ao espectáculo, na minha opinião.

8 comentários:

Hugo disse...

O Argentina-Bosnia foi o pior jogo do Mundial na minha opiniao. Quase sempre jogado a passo num clima que até era agradável comparado com Manaus.
As transmissões realmente têm sido fraquinhas. Golaços como o do Van Persie mereciam mais repetições.

Riga/V-1-Boy disse...

o sistema da argentina com 3 centrais é tao fácil de contrariar por uma equipa que jogue minimamente a bola

Têm 4 jogadores que defender não é com eles( di maria, maxi, messi e aguero), o marcherano tem de se dividir por 3 ou 4 para tapar os buracos.

Mas se querem jogar com 3 defesas centrair, um deles nunca pode ser o garay, é que dos 3 é o único que não tem rotinas de jogar assim, e não cobre o seu lado, o que deixa muitas vezes o Rojo em problemas e obriga o marcherano a ir lá.

é comparar a cobertura ao zabaleta que o campagnaro faz do outro lado, sempre encostado á direita, com a do garay do lado contrario sempre a fechar dentro e a abrir buraco ali.

Anónimo disse...

Hugo, a segunda parte foi até boa em emoção. Tecnicamente foi fraquinha sem grandes momentos.

O problema de Rojo chama-se Rojo. Muito fraco este jogador. Lateral esquerdo da Argentina...

Nunca o Benfica jogou com 3 centrais mas é muito frequente descer o trinco e o Luisao abrir à direita e o argentino à esquerda.

Peyroteo disse...

O Rojo não é defesa esquerdo. Fez uma época excelente como central. Por isso é que é pretendido por meia europa...

Riga/V-1-Boy disse...

mas isso é diferente da forma da argentina jogar, com os laterais adiantados, os centrais dos flancos têm que abrir desde logo, o campagnaro faz isso , o garay não.

eu apenas vi a primeira parte, mas fartei-me de ver o mascherano a ajudar o rojo, deixando os 2 criativos da bosnia sozinhos, porque o garay não fechava o flanco

Anónimo disse...

Meia Europa e mais alguma. Fez uma época razoável, sim. Depois de ter feito uma assustadoramente má, por exemplo. Não é tão bom como o Ilori ou como o Foboko ou lá o que era. :)

Peyroteo disse...

Pelo menos, todos os dias aparece um clube diferente interessado :)Desde o fim do campeonato já apareceram notícias do interesse de PSG, Barcelona, Liverpool, Arsenal, Tottenham, Manchester United, Monaco... Enfim, mais vale vendê-lo a todos

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

O que me parece é que quase todas as equipas consideradas favoritas têm desiludido um pouco, a ver os próximos jogos. As transmissões não são da responsabilidade da RTP ou Sportv por isso que repetições é para esquecer, tudo manipulado pela fifa só passam o que querem, veja-se ontem quase no final do jogo da frança um lance de possível penalty a favor das honduras nem 1 repetição deram. E depois passam os jogos nos ecrãs dos estádios coisa que nunca tinha visto. Já agora porque é que as pessoas têm que se acreditar numa qualquer imagem que decidem colocar a bola dentro da baliza para validarem um golo?