domingo, junho 22

Mundial 2014: grupo F/G.

Argentina 1 Irão 0
Messi salvou a Argentina de um comprometedor empate contra uma das piores equipas deste Mundial (talvez a pior, mesmo). Depois de uma primeira parte muito mal jogada, sem grandes ocasiões de golo, os argentinos melhoraram um pouco e acentuaram o domínio (chegaram a ter 74% de posse de bola!). Contudo, o Irão começou a mostrar uma boa capacidade de contra-ataque e até parecia uma equipa de futebol. E até ficou um penálti por marcar a favor dos iranianos, entretanto. Já nos descontos, Messi resolveu, com um magnífico remate. E foi isto. A Argentina mostrou muito pouco, outra vez.
 
Alemanha 2 Gana 2
Estava a tocer pelos ganeses. Mas quando os vi a ganhar, tive de desejar que os alemães empatassem. Uma eventual vitória dos africanos deixaria Portugal mais longe dos oitavos, pois perderíamos a hipótese de empatar com o Gana na terceira jornada, e passar (se vencermos os EUA). Primeira parte algo lenta, com a Alemanha a controlar e a ser (pouco) mais perigosa. O Gana, apesar do esforço, parecia incapaz de criar grande perigo. Veio a segunda parte e assistimos a um belo jogo. Quatro golos, oportunidades e boas jogadas de ataque. O Gana entrou melhor, ameaçou, mas sofreu. Contudo, graças a uma capacidade física impressionante, os ganeses deram a volta com dois belos golos e encostaram os alemães às cordas. Só que, depois de dois falhanços dos ganeses, a Alemanha empatou e arrefeceu o jogo. Durou dois minutos, esta fase, porque até ao fim, foi taco-a-taco, num final de jogo verdadeiramente emocionante.

Nas apostas, o LC foi o único a fazer pontos neste jogo. E logo 5! Explica-me como é que, há três semanas, quando preencheste o excel, achaste que ia acabar com um empate a dois golos? Incrível.

Nigéria 1 Bósnia 0
Ainda na Quinta-Feira fiz referência às arbitragens, que estavam melhor e tal. Desde aí, mais casos, alguns muito difíceis de aceitar. A Bósnia marcou um golo limpinho e o fiscal lembra-se de assinalar um fora-de-jogo inexistente. Dzeko marcou um golo que não valeu e depois passou o resto do jogo a falhar. A primeira parte foi equilibrada e não fosse o erro crasso do fiscal, tinha terminado empatada. Na segunda parte a Bósnia desiludiu. Apesar de apresentar um futebol superior ao da Nigéria (muito mais pensado e apoiado), faltou sempre maior objectividade na decisão. Os africanos foram sempre perigosos no contra-ataque e dessa forma acabaram sempre por equilibrar as coisas. Pjanic mostrou classe e Emenike força e velocidade. A Nigéria está perto dos oitavos, depois da qualificação da Argentina.

7 comentários:

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

A argentina faz-me lembrar o porto com a diferença que conseguem ganhar, muita posse mas futebol zero. Vale messi e o defesa central do sporting a fazer cruzamentos qual extremo porque os outros que lá andam "don't give a shit". Irão tramado pelo mesmo árbitro que não assinalou o penalty sobre o éder. Bósnia igualmente tramada pelos árbitros, e continua assim o mundial com estes escândalos.
Alemanha deslumbrou-se com as facilidades contra nós e hoje ia metendo os pés pelas mãos. Se ganharmos aos americanos, se, contra os africanos vai ser muito difícil com os pereiras e almeidas nas laterais a levar com asamoas ayews e atsus em cima.

Marco Morais disse...

Não há penálti contra o Irão. Esta é daquelas que vamos ler, e ouvir, vezes sem conta. Zabaleta chega primeiro à bola e afasta-a. Não há jogada para o iraniano prosseguir depois disso. O corte é limpo e o contacto seguinte é inevitável. Não sendo uma agressão e não impedindo o iraniano de nada, onde está o penálti?

Também não há penálti algum sobre o Éder, no jogo contra a Alemanha.

Ace-XXI disse...

Marco tens a certeza que viste os lances?! É que em ambos os casos os defesas confundem a bola com as pernas dos avançados.

Adorei ver a 2 parte do jogo gana-Alemanha, foi realmente fabuloso!

Peyroteo disse...

Não há penalty?!! O jogador tocar a bola não exclui que possa fazer falta posteriormente, como foi claramente o caso. Derruba-o com ambas as pernas numa espécie de tesoura. Falta indiscutível.
Quanto ao lance do Éder, o defesa nem toca na bola, apenas pontapeia o Éder.

Quanto ao Irão, não concordo nada que seja a pior equipa do Mundial. Honduras, Coreia do Sul, Camarões... Não vejo nenhum destes melhor que o Irão. Claramente não acompanhas a Liga dos Campeões Asiática! :)

Marco Morais disse...

Devo ser míope. Não vi 50 vezes, mas do pouco (admito) não me parecem (nada!) penálti.

Se o Zabaleta chega primeiro, sem derrubar nem tocar, e afasta a bola, que lance é que há para o iraniano disputar? Lembram-se do que é uma falta?

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Não Marco, o gajo do Irão adianta a bola, o Zabaleta ainda raspa nela mas depois derruba.

Pode ser que este vídeo ajude:

https://www.youtube.com/watch?v=hYdADLtcEjM

LC disse...

Boa tarde a todos,

tenho andado muito ausente mas cá estou, vi que me mencionaste por causa do Gana-Alemanha.

Acho que o Gana é uma selecção rápida, técnica e muito física, provavelmente a selecção perfeita para se bater com os alemães no nosso grupo, ao ver o jogo, fiquei estupefacto por ver que foram bons tacticamente, coisa que é menos normal.
Porém, nunca esqueço a eficácia alemã, daí o empate.

Já os Bósnios, pelo excelente meio-campo que têm mais o gajo mortífero lá da frente, foram uma decepção... com esta Nigéria perdida.

Marco, o penalti é claro, o Zabaleta não corta a bola e se não derrubasse o iraniano ele podia perfeitamente chegar à bola.