segunda-feira, junho 23

Mundial 2014: Portugal 2 EUA 2, e fomos de caralho.

Quando Dempsey encostou a picha na bola e fez o 2-1 lembrei-me das palavras do Marco Morais em relação àquilo que podíamos esperar desta selecção portuguesa. Confesso que estava enganado e, de facto, esta equipa joga muito pouco, não tem identidade e, individualmente, é muito fraca.

Depois do jogo contra a Alemanha, exigia-se uma entrega total. Nem o golo madrugador serviu como tónico e, ao longo do jogo, pudemos observar que era uma questão de tempo até sofrermos o empate. Os americanos pareciam a equipa experiente e nós os novatos.

Algumas perguntas que só Paulo Bento, o grande responsável pelo até agora desastre lusitano, tem de responder:

1. Como pode um jogador como Meireles ser titular nesta equipa?
2. Como pode William Carvalho jogar apenas 45 minutos em dois jogos, e apenas por coincidência das lesões?
3. Como pode Miguel Veloso ser colocado a lateral-esquerdo? Por ser canhoto?
4. Como é possível não haver o mínimo critério no plano defensivo?
5. Como é possível não conseguirmos defender um resultado contra os EUA?
6. Para que se convocou Amorim, Rafa ou Vieirinha?

Individualmente estivemos a um nível fraquíssimo. Moutinho, Bruno Alves, João Pereira, Veloso: incapazes de produzir o que quer que fosse. Autênticas nódoas. Éder: uma miséria, mas quem é este gajo, a sério? Meireles: houve momentos em que tive pena do homem, mas depois tinha pena era de mim, que estava ali a sofrer pela selecção e tinha que estar a gramar com um espectáculo deprimente que este jogador deu. Costa, Nani, Varela, Beto: medianos. William: esteve bem, Contudo, sem contar com Moutinho, foi incapaz de subir. Ronaldo: perdido no meio de uma equipa sem sentido.

Agora é esperar que a Alemanha ganhe 2-0 aos américas, e que Portugal ganhe 3-0 ao Gana (ou similares). 

Uma nota para o árbitro: não viu uma agressão de Beckermen a Meireles no início do jogo. De resto, fez um bom trabalho, sempre muito coerente nas decisões.

13 comentários:

Sérgio disse...

Luís,

Obrigado por me poupares à humilhação de mostrares a classificação das apostas à 2ª jornada :).

O Portugal começou a perder na convocatória e nem a sorte (leia-se lesões) safou-nos das péssimas opções do selecionador nacional.

Ainda não percebi o que ganhamos a colocar o André Almeida durante 45 minutos encostado à ala sempre subido nos momentos de ataque e encostado aos centrais nos momentos defensivos ... (não estou a por em causa a prestação do André Almeida mas sim as indicações táticas dadas ao jogador).

Resta-nos apreciar o mundial que está a ser muito bom e penar-mos com +1 jogo apenas da nossa seleção.

SL,

J. disse...

Muito mal tudo!!!
E sem saber por onde começar.
Mas há dados que são demasiado evidentes.
5 lesões musculares em 2 jogos: 5!!!! vão agora dizer que será má sorte, claro.
Última selecção em chegar ao Brasil. Muito mais importante jogar com Irlandas para os emigrantes.
Ronaldo teria que jogar obviamente, mas assim? não corre, não defende, não desequilibra!não se podia ter gerido muito melhor o seu estado fisico?
Por fim, PB o disciplinador. Quero ver agora o que fará com Pepe no jogo contra o Gana.
Ahh, e já tem contrato renovado por mais 2 anos. Arriscamo-nos a fazer a pior fase de grupos de sempre (nem no México) e o homem lá segue e continua, feliz e contente!!!


J. disse...

E já vejo por aí que o pessoal diz q falta qualidade individual para estas competições.
Depois de ter visto a Costa Rica, o Irão contra a Argentina ou o Gana contra a Alemanha acho que a explicação vai muito para além disso.
É certo que não é o melhor grupo de jogadores numa selecção nacional, mas sem Paulo Bentos podiamos ter facilmente uma selecção com:
J.Pereira, Pepe, R.Carvalho, Coentrão, W.Carvalho, Moutinho, Tiago, Ronaldo, Nani e Danny o que na minha opinião seria ainda uma selecção com muito valor.

Anónimo disse...

Foda-se, ó J., podes ter toda a razão que quiseres mas o Tiago RENUNCIOU à selecção.

O Danny é outro que quando foi preciso, deu primazia ao clube. Se ainda fosse o Ronaldo...

O Carvalho ABANDOUNOU um estágio. Mas tu achas mesmo que algum treinador o readmitia num grupo? Estás louco?

Vamos exigir responsabilidade ao PB, porque as tem, e muitas. Mas vamos ter calma porque a culpa do 11 de Setembro não foi dele.

J. disse...

Os actos e as consequências estão para quem as comete, as razões que levam a isso é que poderão ser ou não discutidas.
Com PB já sabiamos ser assim. O homem é um disciplinador. E essa disciplina é o que se vê em campo.
E isso poderá facilmente comprovar-se pela forma como joga esta equipa.

Peyroteo disse...

Muito mau, de facto.
Aquele meio campo não funciona: Meireles não dá uma para a caixa, o Moutinho falhou passes atrás de passes. O Veloso ainda é o que está em melhor forma mas ou sai (como contra a Alemanha) ou vai para lateral. Quando William entrou a diferença foi grande, para melhor. E isso não é novidade para ninguém.
Esperava mais do Éder. Ainda assim, olhando para os avançados convocados, é a única opção com um mínimo de qualidade.
João Pereira está a um nível assustador!

J. disse...

Não sei como será a renovação desta equipa.
Com Porto, Benfica e Braga mais interessados em negociatas de compras e vendas com altas %´s de lucro com o aval de certos empresários e com a formação do Sporting a não passar por um periodo de grande fulgor, não vai ser tão fácil.
Por outro lado, parece haver melhores resultados na sub-21, sub-20, sub-19 e por ai fora.
Vamos ver.

Mais importante seria encontrar o treinador para esta equipa.
Com este gajo, vai ser uma desconstrução gradual até chegar ao ponto 0.
Aconteceu no Sporting, o que está agora a acontecer á selecção.

Anónimo disse...

O Éder com qualidade? Provavelmente é o pior que está neste Mundial! Péssimo na recepção, péssimo no drible, péssimo na condução, na desmarcação.

J., o Carvalho amuou porque não iria ser titular. Não há disciplina que resista a tamanha birra. PB fez o que tinha a fazer nesse caso. O Tiago fazia falta mas ele próprio ontem admitiu que se precipitou no abandono.

E continuo a pensar que PB é um gajo sério. E como gajo sério, terá de apresentar a demissão no último dia da competição, com goleada ou sem goleada.

Anónimo disse...

A renovação é o passo óbvio. Haverá capacidade para a fazer? Não sei. O futebol tuga é sempre surpreendente, para o bem e para o mal.

Nomes para seleccionador? Até tremo com as opções.

J. disse...

Estamos de acordo então com PB.
Mas acho que só se vai embora se lhe pagarem uma boa indemnização. Mas talvez seja alguma má fé da minha parte. Estou farto do gajo!

O Éder ontem fez um jogo ridiculo.
O Postiga ainda assim foi o melhor marcador na qualificação e o Almeida marcou 15 na Turquia.
MAs é claramente a posição onde há menos soluções.
O Lima não vai ser português este ano? :-)

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

1º: Quem não consegue ganhar aos USA não merece estar neste mundial.

2º: O primordial responsável disto é PB. Não leva uns porque estiveram parados, Quaresma (mentira jogou e bem os últimos 6 meses) leva Nani (até está mais ou menos) que mal jogou este ano e uma carrada de jogadores mal curados de lesões (Ronaldo, Coentrão, Hugo Almeida, Postiga, Pepe, Meireles, etc). Fucking Logic. Antunes? Tá quieto. O andré tem pé cego dá conta da coisa ou até o veloso que mesmo não podendo com a peida lanca um olhar sedutor ao adversário que ele até tomba.

3º Tiveram um mês para preparação mas decidiram andar a passear nos states enchendo os cofres à federação só chegando ao brasil já tinha o mundial começado. Porque não foram logo para lá?

4º A verdade máxima é que não jogamos nada e como tal vamos embora apesar do Varela ter feito o favor de prolongar a ilusão para alguns. Estão com tantas contas mas se não houver negócio entre os alemães a minha aposta para passar é mesmo o Gana e se Portugal não se põe a pau ainda vai embora com uma humilhação.

5º Ronaldo acabou o jogo saiu disparado para o balneário. É isto o capitão da nossa selecção? Só nas vitórias é que dá a cara ou só se interessou aparecer depois para vir-nos dar a novidade de que não esperava ser campeão do mundo? (Antes do jogo contra a alemanha disse que este podia ser o ano de Portugal). Há que saber perder também.

6º Renovação? Enquanto PB estiver no cargo esperem sentados e como a federação já fez o favor de prolongar esta agonia, bem temos pena. Sub-21, esses sim têm equipa de futuro e até faziam melhor figura que estes que foram ao brasil.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Paulo Bento 19/05/2014

“Os escolhidos para esta campanha são aqueles que me dão garantias, em termos técnicos, tácticos, físicos e emocionais. Acima de tudo são jogadores que eu tenho a certeza absoluta que num momento de grande adversidade, como iremos certamente encontrar nesta competição, estarão sempre com o objectivo de estar com a equipa e de se comprometer com ela. Isso para mim é algo importante”

Peyroteo disse...

Ainda que os Estados Unidos sejam um adversário acessível para Portugal, há que ter em atenção o seguinte: Na zona de qualificação da Concacaf, que incluía a surpreendente Costa Rica e o sempre eficiente Mexico, os EUA ganharam esse torneio de apuramento com alguma facilidade. O Mexico, por exemplo, foi aos play-offs quase por milagre.
Mas é óbvio que Portugal teria sempre obrigação de vencê-los