quinta-feira, janeiro 7

Curtas de 2015.

2015 terminou e apenas por falta de tempo não fiz um apanhado daquilo que foi a primeira metade da época. Por isso, aqui ficam alguns pontos que penso merecerem destaque.

1. O Benfica, bi-campeão iniciou a época já em desvantagem, fruto de uma pré-época confusa, cheia de equívocos e com o peso da saída de Jesus para o grande rival.

2. O Sporting, pelo contrário, iniciou a época cheio de confiança, com a chegada de alguns reforços mas, acima de tudo, com a chegada do melhor treinador que poderia ter.

3. O FCP manteve Lopetegui, um mal-amado, e mandou vir mais algumas estrelas, com destaque para Casillas. O espanhol trouxe vendas de camisolas mas, penso, foi uma má gestão desportiva.

4. Esforço que o Sporting fez em manter William e Slimani, ao mesmo tempo que encostou Carrilho, numa acção que deu força ao grupo (e boa gestão desportiva, apesar de difícil).

5. Introdução de jovens de qualidade nos três grandes: Neves, André, Semedo, Guedes, Renato, João Mário, Gelson, Pereira. A selecção agradece.

6. Distinção: para mim, vai para João Mário. Tem muita classe e, desde o primeiro dia que demonstra muita personalidade em campo. É respeitador, e tem tudo para ser titular na selecção. Penso que lhe falta apenas mais um pouco de paixão, por vezes parece que é “demasiado” sério na forma de estar em campo e mesmo fora dele.

7. Muitos golos: os jornalistas preferem destacar as atoardas de Jesus, os adeptos, penso, podem andar satisfeitos com a quantidade de golos marcados.

8. O Estoril está 14º lugar, apenas a 1 ponto do 10º. E já não ganha há 10 jogos. O que é que isto diz do nosso campeonato?

9. FCP campeão de Inverno, mas com pés de barro.

10. Sporting mais equipa, não deslumbra, à imagem do que o Benfica do ano passado fez. Há consistência, há um modelo (bem visível) a funcionar.

11. Europa: apenas o Benfica mostrou alguma qualidade. O Sporting falhou a toda a linha, e nem o apuramento na Liga Europa disfarça. O FCP falhou inacreditavelmente. Parece-me que a próxima ronda será a última para todos, contudo.

12. O Benfica está “apenas” a 4 pontos do líder. Digo apenas porque continuo sem perceber muito bem como ganha tanto jogo. Ontem, cilindrou um Marítimo que venceu no Dragão e deu muito trabalho ao Sporting. Podem achar que estou a brincar, mas nem uma goleada me deixou tranquilo ou confiante. As coisas acontecem mas não se percebe muito bem como. Existe uma dinâmica ofensiva mas desorganizada, o que é compensado com a valia de alguns artistas do plantel, com destaque óbvio para Jonas e Gaitán.

13. O campeão: penso que os sportinguistas vão ao Marquês. A equipa de Jesus tem mostrado maturidade, alguma qualidade e, também, muita motivação. A aposta exclusiva no campeonato parece-me, já o escrevi anteriormente, uma boa decisão, nesta época.

14. O quê, o Sporting estava interessado num jogador antes de disputar um jogo contra a equipa que esse jogador representa? Ainda me lembro quando isto era considerado suspeito.

12 comentários:

Sérgio disse...

Bom apanhado, comentado as parte que me interessam e que discordo:

10. - Será justo dizer que nenhuma equipa deslumbra neste campeonato, assim como é de toda justiça que se diga que o SCP evoluiu bastante face ao ano anterior.

11. - O SCP não falhou em toda a linha, falhou no acesso à CL muita por culpa de 2 duplas de arbitragem que foram mortiferas nas aspirações da equipa, relativamente à fase de grupos da CL o clube sofreu altos e baixos divido a gestão do plantel imposta naquela fase num grupo que era tudo menos fraco.

13. - Faltam "só" 18 jornadas a que correspondem 54 pontos ... não existem campeões nesta fase.

14. - O que um jornal escreve não é por si um facto. Assim fosse o jogador em causa até já estaria a caminho do Dragão.

Para finalizar um bom ano!

P.S: Alguém sabe do Tony!? :)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Peyroteo disse...

Bom post, excepto na parte do Sporting :)

10. Insultuoso para o Sporting. O Benfica do ano passado não tinha a capacidade para fazer o que o Sporting fez na Luz ou em casa com o Porto. O Benfica no ano passado fez algum grande jogo para o campeonato?

11. O Sporting falhou em toda a linha como? Não conseguiu a Champions (culpa própria e não só) mas continua na Liga Europa. Só falharia em toda a linha se, de facto, tivesse sido eliminado na fase de grupos...

14. Não percebo, até porque o jogador vai para o Porto e isso já se sabia na noite de terça-feira, vésperas do jogo, e Jesus até disse na antevisão do jogo que não falava sobre esse assunto para não condicionar ninguém. O Porto agora que fique com o cepo! :)

Peyroteo disse...

É cepo é :) E ontem tentou partir a perna ao João Pereira. Ao Sporting não interessa :)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Peyroteo disse...

O melhor foi a jogada do 3º golo.

Peyroteo disse...

"Dim Sum do car&/#$" :)

Ace-XXI disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ace-XXI disse...

Bom post.

Não concordo com o falhanço europeu só SCP porque na CL houve demasiado influência externa e na LE a humilhação da Albânia não pôs em causa o objectivo que foi.conseguido.

LDP disse...

"O Benfica no ano passado fez algum grande jogo para o campeonato?"

lol, claro que não. Jornada após jornada era só colinho, não te lembras?

Peyroteo disse...

E responder ao que foi perguntado?

LDP disse...

O que é que foi perguntado?