segunda-feira, janeiro 18

Curtas

1. Na sexta feira alertava para a necessidade de encarar o jogo com o Tondela com seriedade, entrar forte. A verdade é que o Sporting deu 30 minutos de avanço e colocou-se a jeito para a entrada em cena do sr. árbitro. O duplo erro (penalty e expulsão) deixou a equipa em situação muito complicada mas a equipa tem essa capacidade de, quando se motiva para tal, virar um jogo num instante. Foi o que aconteceu. A forma como o Sporting deu a volta ao jogo no início da 2ª parte foi notável. Infelizmente, uma falha, já habitual, de Jefferson, permitiu o empate ao último classificado.
Ainda assim, apesar da desilusão de perder pontos em casa com o Tondela, não há motivos para deixar de acreditar ou sequer ficar desanimado. Aliás, na minha perspectiva (e terei de engolir estas palavras caso esteja errado), o Sporting acaba esta jornada com mais um ponto de vantagem em relação ao seu verdadeiro concorrente pelo título.

2. Estava mais "confiante" em relação a uma vitória do Benfica do que o Luís, por exemplo. Já esperava, ainda que com 1-0 para o Estoril ao intervalo, mentiria se não tivesse alimentado esperanças de um desaire encarnado. Ainda que não acredite que este Benfica chegue ao título, espero sempre uma escorregadela. E nunca se sabe se pode acontecer com o Benfica o que aconteceu com o Sporting de Inácio. Ninguém dava nada por eles, e acabaram com o caneco na mão. Mas parece-me que a concorrência agora é melhor do que em 1999/2000.

3. Já em relação ao Guimarães-Porto, acreditava seriamente que o Porto deixaria pontos em Guimarães. E se o empate já agradava, a derrota agrada ainda mais. Será interessante verificar como estará a classificação daqui a quatro jornadas, quando chegar o Benfica-Porto...

25 comentários:

Ace-XXI disse...

Neste momento a maior ameaça vem sem dúvida do Benfica, que está a ganhar confiança e com os regressos pode melhorar mas continuo a dizer que a luta é a 3 e provavelmente será até ao fim.

Peyroteo disse...

Quero realçar que não se trata de menosprezar o Benfica. É só achar que o Benfica não tem armas colectivas ou individuais para lutar até ao fim. Mais ou menos o que os benfiquistas achavam do Sporting de Leonardo Jardim. Apesar de estar em 2º, eles olhavam era para o Porto.

Até pode acontecer o contrário mas eu acho que é mesmo o Porto o nosso principal adversário. Pelo menos até ao Benfica-Porto. Esse jogo pode ser decisivo para essas equipas.

Mike Portugal disse...

Peyroteo,

Mas é preciso ganhar todos os jogos até essa jornada.
Já agora queria acrescentar algo ao que disseste em relação ao Jefferson. Sim, ele errou pois deixou o jogador do Tondela isolar-se. No entanto, para mim, o erro maior foi coletivo.

O erro foi, terem feito a tentativa de colocar o avançado em fora-de-jogo. Porque é precisamente o contrário do que deveriam ter feito naquela situação e passo a explicar: no modelo de JJ e dos treinadores que sabem como meter equipas a defender, quando um adversário tem a bola controlada mas não está a ser pressionado por ninguém do SCP, a linha defensiva deve descer no terreno para controlar a profundidade. Quando o adversário está a ser pressionado por alguém do SCP, então sim, a linha deve subir no terreno para colocar o maior nº de jogadores em fora de jogo e retirar espaço ao adversário.

Pois a linha fez o contrário do que devia e custou-nos 1 golo.

LDP disse...

" Mais ou menos o que os benfiquistas achavam do Sporting de Leonardo Jardim. Apesar de estar em 2º, eles olhavam era para o Porto."

Tu ainda és o tal gajo que não suportava generalizações, ou a tua irmã de 5 anos anda a postar coisas por ti enquanto vais á casa de banho?

Peyroteo disse...

Esse tipo de comentários é para acabar ou é preciso tomar medidas mais drásticas?

Mr. Shankly disse...

1. Só tenho a dizer que se quiserem livrar-se do Jefferson, digam. Era muito bem vindo à Luz.

2. O Sporting do Inácio tinha o FCP de Jardel como adversário, que infelizmente (para eles) também tinha o Fernando Santos e o Secretário. Mas a equipa era muito coesa, e mereceu o título.

3. Aproximam-se tempos interessantes, e tudo pode acontecer. Não ponho o FCP de fora das contas, nem pensar. Ao contrário dos rivais de Lisboa, o FCP nunca desiste.

LDP disse...

Não são precisas medidas drásticas. Isso é para os sócios do teu clube que defendem conceitos democráticos, pelo menos é o que o Jaime Marta Soares anunciou :)

Apenas me lembrei da tua batalha contra a incoerência de discurso. A qual, espero estar errado, parece que só existe ás vezes...

Peyroteo disse...

É a ideia que tenho dessa época de Leonardo Jardim. Mas nem eram só os benfiquistas. Os próprios sportinguistas não acreditavam no título. Mais do que a olhar para cima, para o Benfica, estávamos sobretudo a olhar para baixo, para o Porto, com o objectivo de assegurar o 2º lugar e respectiva entrada directa na Champions. Não havia argumentos para mais. E muito fez Jardim com o plantel que tinha.

LDP disse...

São completamente diversas, essas situações. O facto de os sportinguistas não acreditarem na equipa, por falta de argumentos, nessa ou noutra época, não faz com que a postura dos benfiquistas seja a mesma.

Até porque nós somos sempre os melhores e os maiores e dominamos tudo, desde a senhora da limpeza que trabalha na apaf aos carregadores de frigoríficos do Valentim Loureiro. Só fomos campeões seis vezes nos últimos 25 anos por mera opção estratégica, como toda a gente sabe.

J. disse...

Sinceramente, neste momento acho mesmo que a luta vai ser entre SPorting e Benfica.
Um gajo vê o resumo do Guimarães-Porto e facilmente fica com a sensação de que falta muita coisa ao Porto neste momento. Ver a cara de André André no banco, logo depois de ter sido substituido, é revelador disso mesmo.

O Benfica tem os 2 melhores jogadores do campeonato: Jonas e Gaitan.
E depois de ter dado sinais de fraqueza há uns meses atrás, mostra agora uma qualidade (principalmente ofensiva) que faz com que neste momento seja muito dificil parar essa dinâmica.
Tiveram também uma arbitragem simpática em Guimarães e com tudo isso já estão a 2 pontos, quando há um mês atrás estavam a 7...

LDP disse...

Não tão simpática como aquela vossa contra o Est(e)oril.

Keegan disse...

Nesta fase e até com alguma surpresa face ao início do campeonato o Benfica é o principal concorrente do Sporting ao título. Depois de uma fase, demasiado longa digo eu, em que não se via evolução colectiva e íamos ganhando na crença e valia individual dos jogadores da frente, hoje em dia já se vê uma melhoria, apesar de ainda haver MUITO a melhorar, mas a tendência acho que será essa e o Benfica tem, do meu ponto de vista, e a par do Porto mais margem de evolução do que o Sporting que andará muito perto do limite do que a equipa pode fazer. O Porto tem um senão, exemplificando com o jogo de ontem, do onze titular, 6 jogadores chegaram este ano, 4 têm um ano de Porto, só o Herrera destoava. Com a agravante de terem sido "trabalhados" pelo treinador basco. Faltam anos de clube a quase todo o plantel, os capitães do Porto não são vozes de comando, têm a braçadeira porque alguém tem de a levar para dentro de campo.
Mas ainda há muito campeonato e tudo pode acontecer.

Marco Morais disse...

Mike, excelente comentário! Aliás, tudo o que apontaste foi aquilo que a defesa de Marco Silva fez quando ele esteve em Alvalade e que me fez estar aqui um dia inteiro a discutir a capacidade dele como treinador.

"Subia quando devia descer". 'Bola coberta' e 'bola descoberta' é uma das melhores armas do futebol português. Pena serem poucos a segui-la à risca. Jesus é um deles. Vítor Pereira é outro. Curiosamente, um é tricampeão e o outro é bicampeão.

Keegan disse...

Os 3-0 do porto ao Sporting são o melhor exemplo disso.

Mike Portugal disse...

Todos,

Eu não descontaria o FCP da luta ainda.
Dependerá muito do treinador que vier, eu diria.

Marco Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Morais disse...

E quem é o treinador que na sua chegada a uma realidade desconhecida - e provavelmente uma realidade de exigência que nunca experienciou - vai tornar o Porto naquela máquina capaz de ganhar 90% dos jogos que faltam? E, mais, se os pontos que perder (porque vai perder alguns, na melhor das hipóteses) forem no princípio da caminhada... a desconfiança instala-se e o Porto emocional - aquele que fica em terceiro - não tarda a aparecer. Olhe, com Sérgio Conceição isso será uma certeza.

Claro que tudo isto dependerá do Sporting - principal candidato - e do Benfica. Do Sporting porque não sei se conseguirá a regularidade exigida - podendo por isso dar balões de oxigénio a Benfica e a Porto - e do Benfica porque, mesmo não estando perto de um patamar de excelência, está a conseguir arranjar forma de ganhar jogos importantes.

Considero o Sporting o principal candidato ao título porque é, dos três, aquele que tem maior potencial para não se tornar tão emocional no seu jogo. Porto e Benfica são-no quase por completo, independentemente do resultado. E isso, sei, é uma factura em maio se paga cara. Sem oposição à altura, JJ é aquele que tem maior capacidade de tornar a equipa mais consciente, mais cerebral. Uma factura que, por exemplo, o Porto pagou com Fonseca e Lopetegui e que já JJ pagou contra AVB e VP. Conta muito, acreditem.

Jorge Borges disse...

1 - Não compreendo toda a celeuma em volta do árbitro no lance do penalty. Mesmo que não se considere penalti, basta olhar para a jogada e imaginar os jogadores com camisolas pretas e os adversários com camisolas brancas, e provavelmente quase toda a gente diria que o lance foi bem ajuizado pelo árbitro. Já vi o lance várias vezes e de vários ângulos e sinceramente parece-me faltado Rui Patrício.
A opinião de Bruno de Carvalho é de que o concorrente mais directo deve ser o Benfica. Cada comunicado tem o Benfica à mistura, sobre o Porto, nada... Até o lance do penalti escabroso perdoado no jogo com o Nacional foi "esquecido". Para quem (diz que) pugna pela verdade desportiva, é no mínimo estranho...


2 - Não tive oportunidade de ver o jogo. Apenas vi o resumo e ouvi os comentários, mas parece que o Benfica só jogou na 2ª parte, e mesmo assim , a vitória é mais fruto da vontade do que da qualidade apresentada. O Benfica vive muito das individualidades. O querer dos jogadores tem escondido algumas fragilidades. Não há dúvida que é um candidato a levar em consideração. E o golo anulado, a bola entrou ou não? depois de tantos experts na semana passada, gostava de saber qual é a opinião deles.

3 - Eu não contava que o Porto baqueasse. O Porto ainda continua na luta, e se acertar no treinador ainda vai bem a tempo de ser campeão. Tem individualidades em qualidade superior aos directos rivais.

Ainda há muito campeonato, e nada está decidido.

Peyroteo disse...

2 - A bola entrou sim. Pelo menos foi o que me pareceu.

Marco Morais disse...

Também me parece que a bola entrou. Um lance que acabou por não ter o mediatismo merecido porque o Benfica ganhou (e bem).

LDP disse...

Pelo menos dois intervenientes nesta caixa de comentários mencionaram uma falta cometida por um jogador do Benfica nesse lance.

As horas continuam a passar mas não conseguiram explicar ainda a falta...

Peyroteo disse...

Acho que só falou um e era benfiquista.

Ace-XXI disse...

Também acho que a bola entrou e apesar de pouco discutido também me parece evidente o ligeiro adiantamento de mitroglou no 1—1.

Em relação ao lance do patrício para mim em directo fiquei com ideia clara que ele chega primeiro a bola e só depois existe o contacto (o pormenor do jogador chutar no chão e já ir em queda apenas torna mais evidente que o juízo foi mal tomado.

Era 1 lance de difícil análise mas toda a arbitragem neste jogo foi miserável tanto do arbitro como dos auxiliares a exceção do lance da bola na cabeça.

Mr. Shankly disse...

Jorge, por acaso foi um jogo muito bem conseguido do ponto de vista colectivo. Neste aspecto, talvez o melhor da época. Pressão, critério no passe (excepto de Renato Sanches) e domínio absoluto do jogo. Parecia um dos jogos do "rolo compressor" de JJ.

LDP disse...

Peyroteo, também tu sublinhaste a importância desse lance, ou estou enganado?

Elucida-me se puderes.