terça-feira, janeiro 26

Obrigado, mas não.

Os clubes grandes têm conseguido fazer algumas coisas engraçadas, utlizando muitas vezes o mundo digital para passar algumas mensagens. Este exemplo, contudo, é de gosto duvidoso e a mensagem que transmite é de uma tacanhez atroz.

A grandeza de um clube, seja ele qual for, não se constrói olhando apenas para o seu umbigo. Todos os clubes se acham vítimas da comunicação social, mas todos os clubes utilizam essa comunicação social para passar as suas mensagens. E o Sporting, nesse campo, tem feito um trabalho bastante eficaz, diga-se, com um pequeno exército que pulula nas redes sociais, todos os dias.

O Vasco não vive, ainda, na Coreia do Norte. E o Vasco gostará, eventualmente, de ler e ouvir opiniões antagónicas às versões oficiais. O Vasco gosta do Clube, mas quer que o Clube seja cada vez maior e que não se desligue do mundo exterior.

Este texto aplica-se na perfeição também a Benfica e FCP, clubes que têm apostado numa contra-informação constante que prejudica, essencialmente, os próprios adeptos. As versões oficiais, como lhes chamam, são muitas vezes mentiras encapotadas, e verdades mal amanhadas.

Obrigado, mas não.

20 comentários:

Leão de Alvalade disse...

Luís,

este é um fenómeno comum a todos os clubes, grandes ou não. Já vi o mesmo, sob outras formas, com a mesma intenção em todos os outros. Esta não é mais do que silenciar qualquer critica e uma estratégia de manutenção de poder.

Repara que ainda há dias uma senhora que ainda mal conhece o FC Porto que directa ou indirectamente vive às suas custas se permitiu ao direito de dar um sonoro remoque ao jogador mais titulado do clube, com o silêncio ou o beneplácito geral.

O bom Sportinguista, benfiquista ou portista é aquele que escuta apenas as fontes oficiais e ignora tudo o resto. Dito de outra forma o "grande adepto" é dotado de um interruptor para desligar a consciência e o sentido critico sempre que a matéria disser respeito ao seu clube. Mas deve usar ambos no máximo sempre que o assunto disser respeito ao seus rivais.

No caso do meu clube - que é o que me interessa - isto é a repetição do que faziam Roquette, Dias da Cunha e especialmente Bettencourt nos momento de maior contestação, com o intuito claro de desviar a atenção e abafar as perguntas que deveriam ser feitas. Ora para quem se arroga o direito de ser o autor (ou autores) da mudança é no mínimo contraditório.

Ace-XXI disse...

Concordo na integra sobre o texto mas estas a pegar no exemplo errado, a foto é apenas uma forma de publicitar os meios de COMUNICAÇÃO do clube.

O que é absolutamente ridículo é a forma como muitas vezes os jornais, sites e principalmente tv são instrumentos utilizados para propaganda das direções actuais.

Peyroteo disse...

Tens razao mas olhe-se para a capa de O Jogo de hoje. É um ataque claro ao Sporting

zanizo disse...

Prefere eventualmente comer, diariamente gelados com a testa...
Prefere talvez acreditar em notícias plantas nos pasquins...
Prefere essas notícias plantadas, a informações de fonte fidedigna...

Em lado nenhum o Sporting tenta anular o contraditório, só uma mente muito pequenina assim percebe a mensagem. O Sporting alerta mais uma vez para a guerra de contra informação que diariamente, e em doses várias é plantada na comunicação social.

Hoje o Jesus está fulo da vida com toda a gente, amanhã o que será?

O representante do Marega nega contactos do Sporting, a pasquinada diz que o porto o roubou ao Sporting, em quem querem vocês acreditar?

Mr. Shankly disse...

"a foto é apenas uma forma de publicitar os meios de COMUNICAÇÃO do clube."

Eh pá, não é apenas. Diz claramente que os jornais publicam falsidades e que a verdade oficial está no site, jornal e canal do SCP. Substitui Sporting por Benfica e vê se não achas o mesmo.

Peyroteo, o Jogo faz b****s ao FCP há 30 anos. Reparaste agora? Deixa-me adivinhar: achavas graça quando era com o Benfica.

Peyroteo disse...

Muita graça :)

Anónimo disse...

zanizo, o Sporting planta, diariamente, notícias na Comunicação Social.

De resto, é tão infantil e ingénuo o teu comentário, que nem vou responder.

Ace, se acreditas no que escreveste, acho que podes entrar em diálogo com o zanizo. Eu vou buscar as pipocas.

Peyroteo, o ataque, o ataque. LOL

Anónimo disse...

Leão, são tácticas antigas, mobilizadoras, aniquiladoras. Ai de quem ouse contrariar a voz do mestre. No meu clube entre golpes palacianos de perpetuação de mandatos, até à oferta de cargos no clube a gente, antes crítica, agora bajuladora, são alguns exemplos. E já lá vão quase 15 anos.

Mr. Shankly disse...

peyroteo, eu só adivinhei porque agora também acho alguma graça :)

"O representante do Marega nega contactos do Sporting, a pasquinada diz que o porto o roubou ao Sporting, em quem querem vocês acreditar?"
Eu não acredito em nada. Mas há indícios: o Boeck já não vai para o Chapecoense porquê?

Não faço ideia se o SCP fez proposta pelo Marega ou não. Mas sei que o JJ gosta dele. O ano passado, na última jornada, JJ foi falar com ele no fim do jogo. Pensei: Marega no Benfica. Mas eu não tinha toda a informação, claramente :)

Ace-XXI disse...

O boeck até já foi para o brasil mas a questão é o SCP negociar com o marítimo depois do que aconteceu com danilo e até com heldon, as pessoas tem memória curta mas não exageremos.

Luis, eu concordei com o teu post mas acho que exageras da importância na imagem.
podes ter essa leitura mas para mim a unica coisa que está ali é publicidade aos meios do clube.

Eu pessoalmente já deixei a uns anos de comprar jornais a nao ser para ler as crónicas dos jogos porque verdade seja dita grande parte do que lá se escreve é tanga pegada.

Jorge Borges disse...

faço meus os comentários do Leão de Alvalade e do luis.
Mas há gente, em todos os clubes, que é subserviente e cega, e quando as fontes oficiais o dizem, não há contraditório possível. Mesmo que os factos digam o contrário.

Peyroteo disse...

Os brasileiros já anunciaram Boeck

Peyroteo disse...

Luís, não tenho dúvidas que aquela capa foi colocada a mando de alguém...

LDP disse...

O Bruno de Carvalho não tem um artigo de opinião bi-semanal n'A Bola?

Então este "manifesto do Vasco" é só um paradoxo imbecil ou é um paradoxo demasiado imbecil para ser verdade?

Peyroteo disse...

Quem decidiu abrir um processo a Slimani e arquivou os outros deve ser um adepto como o da imagem, mas do Benfica. Um ou vários...

LDP disse...

Fear

Emptiness

Despair

Mike Portugal disse...

Peyroteo,

É a famosa coerência.

Mr. Shankly disse...

Ou simplesmente não é um psicopata como o Bruno.

Peyroteo disse...

Epá, se achas que pelo menos o Eliseu, no mesmo jogo do Slimani, não fez por merecer um processo...

Peyroteo disse...

LDP, estás a caracterizar o que se passa para os vossos lados actualmente?