terça-feira, janeiro 9

Erro

Facilmente se percebe que a formação é a menina dos olhos dos sportinguistas, maior motivo de orgulho em épocas de míngua de títulos. A formação assenta essencialmente em 3 pilares:
1) Infra-estruturas
2) Rede de prospecção e olheiros
3) Equipas técnicas

Na primeira vertente, o Sporting tem, reconhecidamente, condições invejáveis, fonte de vantagem comparativa.

Na segunda vertente, também tem vindo a ser realizado um bom trabalho. As recentes parcerias com 4 escolas de futebol mostram que se trabalha no bom sentido. (Conheço bem a escola do Carlos Xavier no CIF e é fantástico observar dezenas de miúdos, equipados à Sporting apesar de no fundo não terem ligação alguma a Alcochete, a treinar durante os dias da semana)

A terceira vertente é, no entanto, fundamental. De que serve detectar potencial num madeirense de 15 anos e trazê-lo para a Academia se depois não for devidamente trabalhado? Sobretudo a componente mental. Não é segredo que alguns destes miúdos com 15,16 ou 17 anos recebem já mais dinheiro por mês do que a maioria dos portugueses. Como é possível querer que um jogador como o Fábio Paim não seja "convencido" se desde os 14 anos que ouve o seu nome ser citado como uma das maiores promessas do futebol do Sporting e até do futebol nacional? Já para não falar das pressões que sofrem de empresários... não é nada fora do normal assinarem por um empresário a troco de umas dezenas de milhar de euros depositados na conta dos pais ou mesmo deles próprios. Paim tinha um Mercedes SLK oferecido pelo empresário... O papel dos treinadores é fulcral nestas idades. A estrutura pedagógica também.

A hegemonia que o Sporting tem agora na área da formação será cada vez mais posta à prova. João Couto disse que o Benfica brevemente estará ao nível do Sporting. Alguém duvida da palavra dele? É por isso que não entendo porque razão não se melhoraram as condições aos ex-técnicos dos juvenis e dos juniores, desencorajando as saídas que se vieram a verificar, reforçando até os rivais. Os sportinguistas criticam muito que andamos a formar Quaresmas e Simãos para depois acabarem nos rivais. Acabámos de fazer um erro igual, apesar de não ser tão mediático. Se é assumido estrategicamente que a formação é a base, o dinheiro gasto nessa área tem que ser encarado como investimento. Até porque tem sido bem produtivo.

1 comentário:

zorg disse...

Falas na vantagem do Sporting em termos de infra-estruturas. Estás a falar das infra-estruturas físicas, ou seja, da academia de Alcochete?

Ou seja, há diferenças qualitativas em relação ao equipamento do Benfica no Seixal, cujo nome não me recordo, em termos puramente físicos? Se sim, quais são? O que é que Alcochete tem a mais que o Seixal? Mais camas? Mais ginásios? Mais campos de treinos?

Ou as diferenças em infra-estruturas de que falas, são a nível organizacional (treinadores, rede de captação, etc)?

Pergunto, porque não faço mesmo ideia. Não estou a pôr em causa nada do que tu disseste. :)