sexta-feira, janeiro 19

II Divisão Europeia!?

Não estou convencido mas até sou capaz de aceitar que qualquer clube do meio da tabela para baixo em Espanha, tenha maior capacidade financeira que Sporting e Benfica por exemplo. Afinal de contas, é cada vez mais a melhor Liga do Mundo.
Mas há outros factos que me custam mais em aceitar. Que clubes da Grécia, Turquia, Roménia, Chipre, Escócia e China venham a Portugal comprar jogadores da nossa primeira Divisão a preços módicos para grande contentamento dos dirigentes desses mesmos clubes é para mim sintomático de muita coisa. Ver o Sporting desejoso em receber um dispensado do Boro na esperança de que o clube inglês ainda contribua nos salários ou ver o Benfica desejoso de colocar Manuel Fernandes em qualquer clube da Premier para assim arrecadar algum acho que não dignifica o nosso campeonato. E atenção que nem é minha intenção criticar estes clubes directamente. Já antes dei a minha opinião sobre o meu clube e creio que pelo menos o futuro pode ser algo mais risonho para 3 ou 4 clubes em Portugal. Mas e o resto?
Será a nossa BwinLiga sustentável?será que ao ter reduzido dois clubes mudou alguma coisa? quais serão verdadeiramente os problemas de fundo do futebol português?
É muita coisa para discutir num só post, mas ao ver um dos melhores marcadores do campeonato a sair para a China ou Coreia por 40 mil contos faz-me ficar com a sensação de que estamos a andar para trás. Ou pelo menos, estamos parados no tempo.
Não foi com estádios novos, com menos clubes na Primeira Divisão e mais na Europa, com preços mais baratos, com mais receitas televisivas que o nosso campeonato mudou. E sendo assim, lanço a pergunta: Continua a haver a necessidade de mudar.Ok, mas como e em quê? Espero algo mais que uma simples "inovação" chamada Taça da Liga, sinceramente.

Sem comentários: