terça-feira, março 18

Cada vez mais perto...

Está muito próximo o 2º "Tri" da história do Fc Porto, faltam 8 pontos para conquistar um objectivo que é sempre marcante. Três campeonatos seguidos é sempre obra!

De enaltecer o trabalho do timoneiro que tornou, estes dois últimos campeonatos possíveis, Jesualdo Ferreira. Poderá sempre dizer-se que qualquer treinador no Porto se arrisca a ser campeão, mas, por exemplo, Octávio não o conseguiu e Fernando Santos só o conseguiu uma vez, o engenheiro perdeu mesmo dois campeonatos com Jardel em forma. Assim sendo, há que dar valor a quem o merece e o professor merece-o.

Sejamos realistas, o Porto é uma equipa trabalhada que faz das transições (factor muito importante no futebol actual) a sua arma mais forte e tem a intenção de jogo de equipa, bola de pé para pé com intenções muito bem definidas e trabalhadas. Para a BWIN Liga chegou bem, porque a concorrência, como aqui referi não esteve à altura de um Porto que chegou a passear classe em muitos momentos, inclusive num dos palcos onde dá mais gosto passeá-la, a Luz. Já em Alvalade a derrota apareceu mas não desanimou quem sabe ler um jogo de futebol, o Porto foi superior em todos os aspectos e só perdeu o jogo por manifesta infelicidade, daqueles jogos em 10, ganhávamos 9!

As declarações de Pinto da Costa asseguram que as duas próximas épocas estão já planeadas. É sempre reconfortante ouvir isso e mais reconfortante era ouvir que elas estão
bem preparadas. Acredito que os outros clubes o façam também, mas acredito que o façam pior que nós, essa tem sido a principal diferença e que para o bem do futebol português tem que ser esbatida.

Os factores que nomeei acima garantem ao Porto um conforto em provas de regularidade, isto porque os resultados da equipa não têm sido muito "famosos" em eliminatórias. A meu ver, o professor terá que melhorar o seu discurso e preparação para esse tipo de jogos, não podemos dar partes de avanço aos adversários, o Dragão tem que cuspir fogo do príncipio ao fim se necessário. O Porto também faz treinadores e Jesualdo ainda terá muito a evoluir, espero eu. Está na casa certa!

Sem comentários: