quarta-feira, março 26

Pinto da Costa, inocente ou culpado?

Esta é uma questão para o qual a maioria das pessoas tem resposta e ela será, indubitavelmente, que Pinto da Costa é, sem dúvida alguma, culpado!

Culpado de corrupção desportiva é o veredicto que a maioria quer, não me surpreende que assim seja. Mas afinal que o que julga o processo Apito Dourado?

Estão em causa, salvo erro, dois jogos: Porto x Estrela e Porto x Beira Mar, ambos em 2004, ano em que o FC Porto, por coincidência foi campeão europeu.

Ao olhar para os jogos em questão, atrevo-me a perguntar: Humm, não arranjaram melhor? É que não me parece que sejam dois jogos muito propícios a corrupção desportiva. A orientar o processo surgem ainda as escutas telefónicas que são, sem dúvida, estranhas. Frutas e Cafés com leite merecem investigação porque podem ser termos que estejam ligados a tentativas de corrupção desportiva, mas há falta de melhor (e de provas) são conotadas com dois jogos que nada decidiam e de grau de dificuldade fácil.

Não quero com isto defender o presidente do meu clube nem considerá-lo impune a nada do que é acusado mas estes dois jogos parecem-me fait-divers no meio disto tudo.

Pinto da Costa não é nenhum santo, e por causa da sua personalidade aguerrida e complexa o meu clube sofre agora o revés às muitas vitórias que ele conquistou. Esse revés é a conotação criminosa. Toda a vitória que o Porto teve e terá com PC à frente será alvo de dúvidas e falta de credibilidade e tudo isto a mim parece-me demasiado.

Não tenham dúvidas que o Apito Dourado é mais "bode expiatório" do que propriamente credível e provavelmente o desfecho que muitos quereriam não vai ser possível, por falta de provas. Mais uma vez, não quero dizer com isto que PC seja santo e nunca tenha tentado jogadas com árbitros porque até eu já estou confuso, mas este processo é sem dúvida rídiculo. A ser julgado, o presidente do Porto teria que ser julgado por algo muito mais credível e não por "montanhas que depois parem ratos". Isto da mesma maneira que o célebre "ó senhor Major deixe lá que eu estou a fazer isto por outro lado" também não foi alvo de investigação aguerrida por parte da PJ.

Se fosse o Porto a oferecer cristais a árbitros como reagiria a opinião pública? Não quero com isto dizer que LFV é culpado de algo, mas porque raio é mais ou menos que PC? Gostava que investigassem o paladino da verdade desportiva em Portugal para saber se ele é assim tão santo como apregoa. Mas os meus gostos não são para aqui chamados e seja qual for o desfecho disto tudo terei sempre muito a agradecer a PC, e venham as piadas fáceis como: "Agradece-lhe a fruta e o café com leite!" que eu cá estarei para as aguentar e para sair à rua com um ananás numa mão e um galão na outra a festejar o Tri!

Sem comentários: