terça-feira, maio 5

E se não houvesse batota?

O campeonato vai terminar, de novo, com o mesmo campeão. Porquê? No 'post' anterior, tivemos a visão de um vitorioso. É o normal discurso de quem está feliz e, por isso, tece loas aos seus por mais uma conquista. Parece-me natural. Como natural me parece que as visões se alterem quando protagonizadas por quem está do outro lado. Por isso, a minha é diferente da do Mirabilia. Não por entender que a minha equipa jogou mais do que a dele, mas por achar que há factos que não acontecem por acaso: o 'penalty' do Lisandro, o não-penalty do Meireles, as misteriosas lesões de jogadores cedidos, o famoso minuto 58, o Nuno Gomes a fazer falta quando é empurrado, o não-golo do Cardoso, os 'penalties' por marcar a favor do Benfica, etc.

Ao longo das últimas décadas, FC Porto e batota são termos que andam de braço dado. E têm dado bons resultados a quem gosta de ganhar assim. Porque nem sequer tenta fazer as coisas de outro modo. Por isso, não discuto se o Benfica jogou mais este ano do que o FC Porto ou o Sporting. Não jogou. Ponto. Mas seria campeão se, em vez de ser prejudicado numa boa dezena de jogos e beneficiado num ou dois, tivesse acontecido o contrário? Não sei, nem me interessa, pois não gostaria de ganhar dessa forma. Como não gostei de ganhar a Taça da Liga depois de o árbitro ter marcado aquele 'penalty'. Fui incapaz de festejar, e não por se tratar de uma prova de menor expressão, pois é (quase) sempre saboroso ganhar ao grande rival.

A grande questão é saber se o desfecho da temporada seria este sem batota, apenas com a contabilização de erros (normais) de jogadores, treinadores ou árbitros. O campeão até poderia ser na mesma o FC Porto. Porque tem Lucho, Hulk, Lisandro ou Rodriguez. E também Raúl Meireles, Bruno Alves e até teve Farias e Mariano Gonzaléz quando os outros não puderam. Porém, nunca saberemos se seria suficiente, pois há quem jogue pelo seguro, preferindo não arriscar que as coisas aconteçam como deveriam, sem jogadas sujas.

PS - A interrogação que perpassa todo o texto não pretende esconder o mal que vai pelos meus lados. Pelo contrário. Sei quão mal se jogou na Luz este ano. Sinto bem a frustração de mais uma época sem glória. Aliás, a paupérrima temporada do Benfica não ajuda este meu discurso. E, infelizmente, tem sido assim ao longo dos anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Neu caro a equipa do Porto vestida de encarnado não era campeã, disso tenho a certeza. O grande problema é que não se consegue derrubar este polvo, a única forma de o derrubar é comprar jogadores banais caceteiros de preferência, chamar uns apitadores a casa dar-lhes uns envelopes, mas atenção, sem nada lá dentro e se formos apanhados pedir para todo o processo ser julgado num tribunal de Gaia,ou Palermo como se queira chamar, comprar fazedores de opinião na comunicação social dizendo sempre muito bem do Benfica e mal do CRAC,assim tenho a certeza que seriamos campeões vários anos seguidos.
Cumpts
Abelourinha.