terça-feira, maio 12

Too old for this shit... NOT!

Ganho o Tetra, muito se discute agora quais serão os responsáveis do mesmo. Como sempre, o leque de escolhas é imenso e envolve à cabeça todos os árbitros da Liga, tudo o que tiver a ver com arbitragem, os adversários que não pressionaram convenientemente, Pinto da Costa, os dirigentes de Benfica e Sporting, Paulo Bento, Quique Flores, ah e claro... Jesualdo.

O principal responsável pelo tetracampeonato é, como se houvesse dúvidas... Jesualdo.

Chegou a um FC Porto farto do "estranho" Adriaanse, rotulado de benfiquista "que nunca ganhou nada" e teve de moldar um, também estranho, 3x4x3 (ás vezes 3x3x4) à realidade nacional. Depressa o fez, mas quanto mais de Jesualdo o futebol do Porto tinha mais os adeptos o acusavam de medroso, defensivo e com um discurso demasiado analítico e pouco guerreiro. Na Liga, poucas hipóteses se tinham para se constatar esse facto. Os jogos quase sempre fáceis, as escorregadelas dos adversários davam imagem de um Jesualdo regular e estável, até que em Janeiro surgem os desaires. A concorrência acorda, o Porto não é o mesmo da primeira volta mas consegue ganhar com um ponto de vantagem. Será justo dizer que o fez pela cultura vencedora do clube e não por um ainda "verde" Jesualdo.

Na 1ª época ganhou campeonato, foi eliminado da Taça pelo Atlético e pelo Chelsea na Champions.

Na 2ª época o campeonato foi um passeio. Na 3ª época completa de Paulo Bento como treinador do Sporting e com um Benfica liderado pelo apático Camacho, mais uma vez os adversários esperaram que fosse o Porto a escorregar. O Porto vence o campeonato, com 20 pontos de avanço sobre os seus adversários, perde na final da taça com o Sporting e é afastado da Champions, nos oitavos-de-final, pelo Schalke 04.

Jesualdo continuava regular no campeonato, mas teimava em vacilar nas provas a eliminar. Não se pode dizer que a 2ª época trouxe mais confiança para os adeptos no valor de Jesualdo. Como se sabe no Porto até uma vassoura é jogador e até uma árvore ganha o campeonato e os adeptos não viam ali grande hipótese de mais sucesso. Eu, inclusive, sempre pensei que para o Porto ir mais longe na Champions ou na Taça, Jesualdo tería que crescer no Porto. Fala-se em margem de progressão, mas que margem de progressão tería um "velhote" de 61 anos?

Pois bem, este ano houve melhor Jesualdo. Desde o discurso, à rotatividade do plantel, ao papel no crescimento dos jogadores e ás "não-invenções", Jesualdo soube aprender, está um treinador mais forte, um senhor treinador.

Sempre se disse, e repito-o: "qualquer treinador no Porto se arrisca a ser campeão". Mas desta vcz, correcto será é dizer que: "até o vosso clube com Jesualdo sería campeão".

Senão vejamos: Paulo Bento na quinta época no Sporting (4 e meia, mais precisamente) que futebol e que estaleca demonstrou para ganhar o campeonato? O que se depreende do futebol do homem? porque engata o Sporting de quando em vez e mostra um futebol brilhante (do melhor em Portugal) alternando-o com um horrível e sem eira nem beira? Há ainda alguém que acredite que Paulo Bento é melhor que Jesualdo? O 4x4x2 losango é sistema para se jogar em Portugal, cinco épocas seguidas sem resultados na Liga?

Ouvia eu ontem na TSF que Quique Flores está tão desgastado no Benfica que ao invés de uma época parece que já lá está há três. A discussão no Benfica é agora quem tem culpa da má época: quem trouxe Quique ou ele próprio? Bem, ou Quique enganou bem Rui Costa ou o maestro confiou ao ponto de acreditar que com aquele "plantel de luxo", um homem eloquente como Quique não poderia falhar de tão estrondosa maneira. Encaixando isto no contexto do post, valerá a pena comparar Quique com Jesualdo?

Para se ser treinador, é preciso muita coisa mas a visão pessoal do jogo é essencial. Toda a gente tem uma forma de futebol preferida. A maneira de lá chegar (a essa forma) é o principal desafio do treinador juntamente com a necessidade dessa mesma forma dar resultados e neste aspecto, Jesualdo, está agora, ainda mais, anos-luz à frente destes seus dois rivais. Longe de ser perfeito, é neste momento o treinador ideal para o Porto, conhecendo a cultura, revelando empatia, conseguindo resultados e dando garantias de mais sucesso, por ter método, trabalho e futebol de qualidade, coisa que os outros andam há anos para conseguir, culpando dirigentes, treinadores, roupeiros, etc. Será que nem com Mourinho lá iam? Não haverá aí mais futebol que isso? Não digo que Jesualdo seja agora um supra-sumo, mas não é, de maneira nenhuma, o incompetente que pintavam por aí.

Ainda é cedo para se festejar o Penta, mas com Jesualdo vamos já um passo à frente dos rivais.

Sem comentários: