terça-feira, maio 5

SLB - o fim, para um qualquer fim.

Em jeito de fim de época, e de quem nada espera - nunca esperei muito, é verdade -, gostava de perceber o caminho do futuro deste SLB defunto. Sinceramente, já não me frustram as más épocas, os tiros nos pés e os "Gabis". Frustra-me, acima de tudo, que, actualmente, poucos benfiquistas tenham ou façam alguma ideia do Clube que existe.

Comcemos por cima. Presidente: estou farto, estamos fartos, de Luís Filipe Vieira (LFV). Mesmo que bem mais recatado, insiste em demasia em discursos ocos. Os resultados são péssimos e, depois de alguma credibilidade ganha, que culminou naquela época fantástica da Liga dos Campeões, a curva do sucesso desceu para níveis em que os benfiquistas, dicutem entre si, se é pior perder na Suécia por três ou em casa, contra uns turcos, por dois. E este é o maior legado de LFV. E por isso, também, os nossos adversários gostam de o ver por lá. Rematando, espero que saia rapidamente.

Director Desportivo (DD): cometeu erros graves, em especial, ao envolver-se em "túneis". Sendo um grande benfiquista (e aqui os adversários adoram desdenhar por isso mesmo), Rui Costa deve manter-no cargo. Fez algumas contratações que agora questionamos, mas continuo a pensar que Reyes foi dos melhores, Yebda tem qualidades ou que Aimar pode ser aquilo que esperamos dele... para o ano.

Voltando aos "túneis", é uma pena que Rui Costa, com os erros que cometeu, leve alguns ingénuos a comparar "túneis com cheiro a bagaço e arruaça armada" com dedos "em riste". Como DD deve manter-se completamente alheio a figuras que apenas e só prejudicam o Clube.

Treinador: não vejo como manter o inoperante Quique. A equipa não joga nada - arrisco mesmo que nunca vi um SLB assim - e, após uma miserável prestação europeia (que passou um tanto ou quanto ao lado, o que foi estranho), o campeonato fugiu por entre erros atrás de erros. Além disso, teve sempre uma palavra azeda para com alguns jogadores e, até, para com o próprio Clube.

Pouco apostou em Cardozo, adaptou um central a lateral a época inteira - com péssimos resultados -, trocou de "onze" constantemente e, o mais grave, não conseguir espremer absolutamente nada, de ninguém. Mais do que ganhar, ou jogar bem, Quique tem obrigação de colocar a fasquia bem alta em termos de mentalidade. Não se viu a equipa a lutar, nem tão pouco um jogador que se tivesse destacado.

Para colocar objectivos secundários, para dizer que o empate é bom, vai para lá o Abreu, o meu vizinho do quinto esquerdo, que por acaso é lagarto.

Ok, vamos fingir que toleramos Quique. Sai ao fim de quantas jornadas da próxima época?

Sem comentários: