quarta-feira, maio 27

O lado divertido do futebol

A final esperada está aí. A Champions é a competição que mais vende e rende e como tal nada melhor para os seus organizadores do que uma final que promete o melhor futebol de todos. Aquele que mais diverte, aquele que mais ensina, aquele que mais prende.

Desde que foi conhecido o resultado do sorteio dos quartos-de-final e o consequente alinhamento para as meias-finais já muitos sonhavam com a final mais desejada. Somente os adeptos dos outros clubes em prova ainda resistiam, mas nem todos. Os mais clarividentes iam já dando razão aos apaixonados do futebol espectáculo.

Depois de várias Ligas dos Campeões marcadas pela vitória de um futebol mais aborrecido (ainda que vencedor), Barcelona e Manchester conseguem ser a excepção, alegrando quem ainda torce pelo chamado futebol positivo, de intenção atacante.

É uma discussão fácil de entender. Nos últimos anos passou-se a dar mais atenção ao lado "sem bola" do jogo que ao lado "com bola". As equipas montaram-se correctas sem bola, encurtando espaços, jogando no erro para na transição passarem o menos tempo com a bola possível, preocupando-se somente em conseguir o golo, também, o mais rápido possível, aumentando a chance de apanhar o adversário em contra-pé e reduzindo a chance de serem também apanhadas.

Manchester e, principalmente, Barcelona têm uma filosofia diferente. Controlam o jogo com bola, baseando-se na filosofia de que quando se tem a bola é impossível sofrer golos. É aí que reside o espectáculo. Que diversão pode criar uma equipa sem bola? Ora, uma que passe a maior parte do tempo com ela e que para isso acontecer tenha que fazer uma sucessão infinita de tabelas à procura do golo, diverte e de que maneira! neste ponto, obviamente, foco mais o Barcelona que o Manchester. O Manchester é um pouco diferente, mas já lá vamos.

Nenhuma filosofia dá garantidamente a vitória. Umas dão mais que outras, é tudo questão de chances. Quais são, então, as chances de Barcelona e Manchester esta noite em Roma?

O Barcelona é a equipa que trabalha melhor a bola a nível mundial. Nenhuma outra consegue o impressionante carrossel de posse que os catalães conseguem sem se desmanchar defensivamente. Será isto verdade? Será que a defesa do Barcelona já foi testada a este nível? É que este estilo de jogo envolve um risco terrível. Ninguém consegue ter a bola 100% do tempo de jogo, ou seja, vai haver perdas de bola de certeza absoluta. O sítio onde as houver e a forma como o Manchester as aproveitar (novamente o capítulo "com bola") vai ser a chave do jogo. É que o Manchester é a equipa mais completa do mundo. Tanto é capaz de ter um futebol de controle, não tão espectacular, mas tão eficaz como o do Barça, como é capaz de recuar linhas, controlar o jogo sem bola e soltar venenosos contra-ataques. Tem ainda outra arma massiva para este tipo de jogos, a meia distância. Ronaldo, Carrick, Rooney, contrapõem a um Barça que só remata quando há linha de golo.

Não quero estar a ser "agoirento" para os culés, mas ponho dúvidas da validade do plano B de Pep. É que quando o plano A não resulta, já lá não está o jogo aéreo de Larsson, nem a imprevisibilidade de Ronaldinho para acrescentar algo como em 2006. O futebol do Barça é fantástico mas a nível de eficácia parece-me estar uns furos abaixo do futebol do Manchester.

Espero que o Barça me surpreenda e ganhe, mas nada como esperar pelas 19.45h de hoje.


P.S. um jogo deste nível, estará sempre longe de ser um confronto entre dois jogadores. Nem que eles se chamem Ronaldo e Messi. Ainda assim, pode sempre alimentar egos, nada que me interesse particularmente. Que façam os dois um belo jogo é o que lhes desejo.

Sem comentários: