segunda-feira, maio 4

TetraPak

Mais um fim-de-semana que espelha as diferenças do FC Porto para os nossos principais rivais, não só neste mesmo fim-de-semana como também no campeonato e até últimos anos.

Quando é preciso, falham mais vezes e o Porto falha menos! Não têm regularidade, nem estabilidade (e falo só em futebolística) para augurar o que quer que seja e por isso rejubilavam com os falhanços que o Porto ia tendo no início da época. Pois bem, fora melhor, sabiam que era a única chance que tinham.

O Sporting acabou a série vitoriosa aquando da visita à Luz, e até poderia ser por acaso, um líder com estofo de campeão perder, mas quando recebeu o outro rival baqueou também, mostrando, revelando a sua falta de estofo. Quando tinham que se assumir foi quando falharam, quando tinham que agarrar o primeiro lugar com unhas e dentes... não o quiseram, por isso não se desculpem agora, porque ele está entregue a uma equipa, na verdadeira acepção da palavra.

O Benfica, com o seu novo treinador e o seu novo director desportivo, fez aumentar a esperança em catadupa e até o tradicional: "este ano é que é!" se dizia, desta feita, com convicção. Afinal, ninguém conhecia Quique de lado nenhum, mas se o Rui Costa o trouxe é porque é bom e porque não havia de ser, afinal é espanhol e tudo e tinha Suazo, Aimar e Reyes. Pois bem, se me perguntarem se há diferença entre o Benfica que Chalana herdou e este, eu não sei dizer? fio de jogo não há, intenção de jogo também não, onze definido, a 4 jornadas do fim, népias. Que queriam vocês ganhar?

Não tenho intenção de ser ofensivo, por estas bandas exprimimo-nos assim e garanto-vos que falaria assim do Porto se nos encontrassemos nessa situação.

Mas não encontramos. Somos a única equipa com estofo de campeão deste campeonato, a única que quando tem que se mostrar, não se esconde e entra como ontem entrou no jogo. Seja um caldeirão, um galinheiro ou uma capoeira, é para ganhar, contem connosco! E as vitórias vêm daqui, do querer, das provas dadas em campo e não fora dele como muitos de vocês querem fazer parecer. Vocês já tiveram esta mistica, tanto vermelhos como verdes, é só o que basta para chegar ao sucesso. É preciso criá-la e saber o que é, porque não serve somente para nome de revista.

A confirmar-se a vitória do 4º campeonato consecutivo, tenho a dizer que é inteiramente justa. O campeão demonstra de novo trabalho, competência, alma, estofo e aproveita o demérito dos rivais que são incapazes de lhe por pressão por falta das razões apresentadas em cima.

Podem continuar a esgrimir com as vossas provas transcritas de jornais e de processos dos apitos que quiserem. Mas as verdadeiras são dadas em campo e o futebol é mesmo o verdadeiro indicador, é o processo "Futebol Dourado" e nesse todas as provas vos indiciam a vós como... incompetentes.

Sem comentários: