quarta-feira, março 24

Everything in its right place

É inequívoco que a equipa que apresenta o melhor futebol da época ganhou a final da Taça da Liga com mérito. Venceu uma equipa instável e à qual tudo teria que correr bem para poder augurar vencer as águias. Sobre os frangos, as barreiras mal formadas e as más gestões do jogo está já quase tudo dito e importa referir que isso não acontece por acaso.

Já aqui repeti a ideia até à exaustão que o Porto de Jesualdo nunca poderia com um adversário a sério. Cabia na cova de um dente a sensação de futebol de qualidade regular e por isso Jesualdo nunca caiu no goto dos adeptos portistas. Não se pode ser tão pé frio. Cada tiro cada melro, e desta vez foi Nuno a ficar ligado à, já famosa, história das mudanças nos jogos decisivos. A outra foi Miguel Lopes, que, depois de mais uma exibição instável, acabou por sair... ao intervalo.

Só uma equipa desequilibrada emocionalmente e que não tem o mínimo de estofo para aguentar percalços é que chega a este estado. De facto o Porto de Jesualdo (no momento em que as coisas não correm bem) é a antítese do Benfica de Jesus, que neste momento tem um estofo anímico que lhe permite aguentar tudo. E depois parece que os frangos surgem do acaso. Há um ano um frango de Hélton, em Madrid, permitiu à equipa perceber que era mais forte e que iria passar a eliminatória. Este ano permitiu um fogacho à procura do golo e no momento em que o Benfica passou a controlar o jogo, deu para sofrer o segundo. Assim não dá e acho que estamos entendidos.

O Porto até não entrou mal mas a esta equipa qualquer percalço a derruba. Foi uma época demasiado descrente, em que nem os sinais positivos que a equipa dava foram bem aproveitados. Já não os importa referir pois eles não aparecerão mais. Até ao fim será longo o suplício e as atenções estarão viradas para que os outros façam aquilo que nós não fomos capazes de fazer. Que é como quem diz: apoiar o Braga com esperança que a galvanização vermelha sofra um abalo.

Sinceramente isso já não me preocupa, nem pode preocupar. Já aqui (e em quase todo o lado) foi repetido até à exaustão que o Benfica é a melhor equipa e que, por isso, merece ganhar. Não há cabeças quentes a quem tudo corre bem (porque faz, e bem, por isso) e também não deveria haver a quem tudo corre mal, mas está bem à vista que a sobranceria com que foi preparada a época também estava na mente dos jogadores... e Bruno Alves que o diga.

Não há males que não venham por bem e respondendo ao post de baixo, digo que prefiro que o Braga ganhe pois não me importa a Champions neste momento. Tenho curiosidade (não preocupação)de ver um Benfica que mesmo sendo melhor sofra percalços, e acho que o 3º lugar assenta que nem uma luva à época horrível do Porto

3 comentários:

Jorge Borges disse...

Onde anda o Marco que quando o Porto goleou o Sporting no Dragão, dizia que o Benfica também tinha perdido? :)

O querer acreditar nisso era muito forte. Como eu te compreendo.

Sobre a força anímica do Benfica, que é enorme, acredito piamente que nos vai ajudar a superar o Braga, cujo fulgor já não é o deoutras alturas da época. A goleada no Dragão deixou mossa. Independentemente disto, o Braga é uma equipa temível por quem o benfica, se não tiver o máximo respeito (e tem) não levará de vencida.
Mesmo que o benfica não ganhe ao Braga, vai manter-se forte mentalmente porque tem toda uma temporada de suporte. Esta moral, ao contrário de outros anos, tem uma base de sustentação forte, bem alicerçada.

Pedro Alves Pereira disse...

Parece que o Hulk vai sair em Precária, será que vem a tempo de por a equipa do FCP a jogar alguma coisa, salvando a época (para esquecer) que esta equipa está a fazer?!

Esta equipa do FCP não está enquadrada com o que o FCP habituou os seus adeptos. Aguardo a razia que a equipa vai levar e as compras que vão ser feitas.

Hugo disse...

Concordo que o Porto esta época não merece mais que o terceiro lugar.
Ao contrário do que muitos dizem o segundo lugar está muito longe de garantir o acesso à Champions pois ainda tem de se disputar 2 pré-eliminatórias.
Mudando de assunto,só gostaria de saber quem vai responder pela barbaridade que foi feita pelo Sr. Ricardo Costa.