sexta-feira, março 19

Há duas balizas? há bola? há jogo? estamos em casa!

Num ano em que o Porto mostrou as suas carências aparece algo (estranho e de sentimentos invulgares) que realmente dá vontade de ver. O que se passou ontem em Marselha tem que ser (até ver) o destaque futebolístico da época. O Benfica tem estofo mental de grande equipa e essa é a sua maior competência, que ficou espalhada com classe no Velódrome.

Falar, hoje em dia, do FCP terá que ser, naturalmente, relegado para segundo plano. A equipa está amorfa, mentalmente desgastada e o jogo contra a Académica (ou qualquer outro que venha) só serviu para demonstrar isso. Do menos mal, ganhou-se e isso é sempre bom. Penso que era mesmo jogo para isso. Não para uma resposta futebolística, mas para ganhar. Ainda assim ganhou-se sem se fazer grande coisa para isso, algo que não é grande indicador para o que aí há-de vir.

E quando se fala em estofo mental terá que obviamente falar-se neste Benfica de Jorge Jesus. É a seguir ao Porto de Mourinho a equipa que mais convence no futebol português da contemporaneidade e, acima de tudo, por ser uma equipa muito (mas mesmo muito) forte mentalmente. Sejamos sinceros, grandes jogadores já todas as equipas grandes tiveram, grandes treinadores também, grandes orçamentos e tudo o resto, mas ainda só vi duas equipas portuguesas poderem (com reais chances) ganhar em qualquer campo.

Ontem, mal foi dado o apito inicial começou o domínio encarnado. Desde o primeiro toque na bola a intenção foi clara: ganhar o jogo sem deixar jogar o Marselha. Pressão avassaladora, transição ataque-defesa sempre cumprida ao rigor e zero momentos de bloco totalmente baixo. Isto é de equipa com um grande futebol, só possível devido a um plano de jogo ao qual foi dado um privilégio ao mental muito elevado. Só uma equipa com carácter faz aquilo em pleno Velódrome.

É um sinal claro para Portugal de que o futuro das suas equipas reside nesse trabalho, pois por mais jogadores que comprem, por mais dinheiro que ganhem, por mais especulações que criem (ontem o Benfica foi escandalosamente prejudicado mas ganhou, porque terá sido?) o futebol é o principal indicador. Sem mentalidade forte qualquer Ben Arfa nem no Distrital poderá ser bom. Continuem, calem Anfield e por onde passarem e pode ser que abram os olhos a este país pois só pensando assim poderemos ser enormes. Que se faça disto escola! (o que duvido, é claro. Passará incólume como o Porto de 2004)

P.S. Nada disto tem que ver com Black Eyed Peas nem Nelly´s Furtados.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Marco,realmente alguns dos teus comentários são verdadeiras lufadas de ar fresco e que demonstram o verdadeiro desportivismo que deve existir, quanto mais não seja nos jogos europeus.
Concordo também com a análise que fazes,e que as equipas portuguesas deviam crescer mentalmente e deixarem de entrar nos jogos europeus sempre inferiorizadas,como infelizmente aconteceu com o Porto em Londres, e costuma acontecer com os outros.
Com isto desejo que o meu Benfica te dê razão e consiga fazer o percurso semelhante ao que nos tempos mais próximos apenas o Porto de Mourinho conseguiu.Saudações desportivas.RL

Pedro disse...

Era lindo q Jesus fizesse o mesmo que Mourinho em termos de trofeus!!!
:)

E depois tb podia arranjar quem desse 20 milhões pelo Luis Filipe por exemplo
:):)