segunda-feira, março 1

Leixões à deriva.

Foi no Sábado, a vitória "encarnada" já secundada pela fantástica exibição do SCP, ontem à noite. Perante um Leixões que havia roubado pontos ao FCP, o SLB não podia vacilar. E o que tivemos? Um SLB estrondoso, cativante e competente. O resultado podia ter atingido números pornográficos mas, esta época, 4 já parecem poucos golos.

Di Maria fez uma exibição magnífica e não fosse o erro do fiscal teria "sacado" um poker. O argentino é a prova da capacidade de Jesus: um jogador com potencial (como milhares de outros) que com outros treinadores nunca passou disso mesmo, é hoje uma (quase) certeza. Di Maria tornou-se num jogador de equipa e, a meu ver, só tem de melhorar o último passe, seja em direcção a um colega, seja em direcção à baliza.

A exibição do SLB veio desmentir todos aqueles que, sem descanso, vaticinam a quebra física da equipa (e tecem loas à crescente forma do FCP). Sábado, tivemos um SLB cheio de energia e motivação. Dá gosto ver o futebol praticado pelos "encarnados", provavelmente o melhor deste que vejo futebol.

Os nossos adversários temem-nos e o respeito foi reconquistado à custa de 60 golos marcados.

Estamos em alta, é um facto. Só a vitória interessa. Se tal não acontecer, será difícil viver com o falhanço. Mas aí, será altura de reconhecer o mérito do Braga, que tem feito um campeonato ímpar.

23 comentários:

J. disse...

Muito Fortes!!!
Só vi a primeira parte e aí o Benfica já merecia estar a ganhar por dois ou três.
Aquele Airton, pareceu algo limitado tecnicamente, mas tem uma presença física que impressiona.
Jogador útil, eespecialmente nestes jogos.

pedro m disse...

Sim agora a pressão vai aumentar, mas com uma resposta destas em Matosinhos, só podemos estar confiantes...Se o pior acontecer nunca será uma época perdida se se der continuidade ao trabalho. E a pelo menos a questão financeira está bem encaminhada com a provável ida á LC e valorização de jogadores.
A partir de agora o sistema tem as coisas bem mais simplificadas pois não há duvidas para onde apontar as baterias...Venham eles.

Pedro disse...

Nem quero pensar nisso...não vencer. Posso estar a exagerar mas juntar a Liga Europa ao Campeonato seria um sonho. E sinto e acredito q este ano temos todas as razões para pensar em tal.

Jogámos muito em Matosinhos. E com Aimar e Garcia a descansar. Gostei de Airton. A evolução de Di Maria (e Cardozo) é qualquer coisa de extraordinário. Tecnicamente o argentino é do melhor q há, a recepção de bola é um sonho. Se mantiver esta onda de crescimento será, sem qqr dúvida, um dos melhores do mundo em breve.

40 milhões é uma pechincha. Aposto q será vendido ainda antes do Mundial.

Anónimo disse...

J.

discordo, atendendo á idade, á falta de ritmo, á adaptação ao nosso futebol, ao relvado, á chuva e à importancia do jogo.

Airton esteve impecavél.

J. disse...

40 milhões uma pechincha!?
calma lá,quantos jogadores custaram isso?
Curioso é ver os comentários sobre o jogador no ano passado e os deste ano.

Anónimo disse...

João,

não tem nada de curioso. Chama-se evolução (e trabalho).

O mérito será de Jesus, que disciplinou o jogador e tornou-o mais forte, individual e colectivamente.

O potencial já lá estava. Os comentários do ano passado incidiam precisamente na falta de aproveitamento dessas qualidades. Di Maria era um jogador que pouco ou nada acertava e que pouco ou nada acrescentava à equipa. Por isso, qual é a tua dúvida?

pedro m disse...

J., mas o do ano passado era o Di Maria, este é o Tri Maria :)

Mas olha que tambem começo a acreditar na possibilidade de baterem a clausula de rescisão ainda antes do mundial...Vamos ver, nisto há sempre muita especulação e muitos "mind games" e o comportamento do mercado é sempre imprevisivel e em ano de mundial ainda mais imprevisivel é.

E se ficar também não me importo.

Pedro disse...

J. tecnicamente desde q chegou q se percebeu q Di Maria era um génio. Era preciso ganhar músculo q inteligência, aprender a aplicar a técnica no jogo colectivo da equipa. E isso está a acontecer. E a um ritmo bem veloz.

Tendo em conta os valores q se aplicam habitualmente no defeso, 40 milhões por este Di Maria são de facto uma pechincha.

Eu aposto q ele sai pelos 40 milhões antes do Mundial. O Chelsea não deve demorar muito a dar notícias...Se eliminarmos o Marselha deve ser na hora...

@oel@ disse...

"E a um ritmo bem veloz" ???
Não concordo, quantas épocas esta cá o Di Maria?
Esta é a primeira boa época dele. Músculo??? tens visto mais músculo no Di Maria??

zorg disse...

>Esta é a primeira boa época dele. Músculo??? tens visto mais músculo no Di Maria??
-
Sim, ele ganhou 8 a 10 kg durante a temporada passada.

Pedro disse...

Leo, a evolução do Di Maria ESTA época tem sido bem veloz. Está muito mais jogador esta época do q em todas as anteriores. É a essa velocidade q me refiro. E sim , como o zorg já disse, ele ganhou bastante massa muscular. Não ficou um Rambo mas ficou mais forte.

Peyroteo disse...

Tem feito uma época excelente, de facto, mas se o venderem por 40 milhões será sempre um grande negócio. Dá para comprar 2 ou 3 jogadores de grande nível que não demorem duas épocas a "explodir".

@oel@ disse...

Sim este época tem esta muito melhor, sem duvida.
Em relação a maça muscular pouco se nota mas acredito em vocês.

Peyroteo disse...

E aquele vergonhoso adjunto do Porto? Patético

Anónimo disse...

O quê, houve cegada no túnel? O segurança era benfiquista? algum dirigente do SLB? Jogador? Associado? Primo de algum ilustre SLB? Tem de haver alguma ligação.

Peyroteo disse...

O José Gomes foi preparador físico do Benfica. Aí está a ligação :)

Anónimo disse...

Bem me pareceu. O algodão não engana. Quarta conto com vocês.

Peyroteo disse...

ok, lá estaremos!

zorg disse...

#peyroteo

>Dá para comprar 2 ou 3 jogadores de grande nível que não demorem duas épocas a "explodir".
-

Este é, na minha opinião, o mais grave erro que se pode fazer. Se o Benfica vender o Di Maria, será uma grande perda para a equipa de futebol, independentemente do valor que se consiga por ele. Ao contrário do que dizes, não vai ser nada fácil encontrar 1 jogador, quanto mais 2 ou 3, que consiga produzir um rendimento ao nível do que ele tem apresentado esta época. Se fosse fácil, nenhum clube estaria disposto a dar 40 milhões por ele.

Peyroteo disse...

Eu acho que continua a ser um bom negócio, porque o Di Maria ainda não deu provas de ser regular o suficiente para termos a certeza que continuará a este nível na próxima época.
Ok, para um adepto, é sempre complicado ver um jogador desequilibrador sair mas é muito dinheiro.

zorg disse...

A perspectiva de que um clube deve alicerçar a sua rentabilidade na venda de jogadores é errado. O clube deve ser rentável porque gera receitas suficientes nas áreas relacionadas com a sua actividade (bilheteiras, quotizações, publicidade, receitas televisivas, etc) para cobrir as despesas. Contar com as receitas de vendas de jogadores para manter a viabilidade financeira é como se a autoeuropa contasse com a venda das máquinas que permitem que os automóveis sejam construídos para ser viável. Não faz nenhum sentido. Essa ideia, aliás, foi uma das grandes falácias do chamado projecto Roquette.

Um clube só deve vender um jogador importante quando não tem escolha, ou seja, quando a cláusula de rescisão é atingida e não é possível convencer o jogador em questão que lhe será mais proveitoso no longo prazo permanecer. Dada a escolha entre não vender e depois não ter dinheiro para comprar, ou vender para comprar "2 ou 3 de grande nível", é sempre preferível não vender.

Pedro disse...

Concordo q um clube não deve estar dependente das vendas dos jogadores para estar equilibrado porque acaba por ficar refem dessa estratégia e num cenário menos positivo acaba por condicionar em muito o sucesso desportivo q se deseja.

Mas com uma estabilidade que se espera q o SLB tenha finalmente obtido é mais fácil a introdução de um ou outro novo jogador. Veja-se por exemplo o caso de Airton q jogou em Matosinhos como se já fosse titular do Glorioso desde sempre. 40 milhões pelo Di Maria permite muita coisa ao Benfica e se aceito perfeitamente q será quase impossível descobrir outro diamante assim é perfeitamente possível encontrar alguem com qualidade mais que suficiente para entrar e vingar numa equipa estável como espero que o SLB seja para a próxima época. Claro que para isso é muito importante que as saídas não sejam mais que uma ou duas.

pedro m disse...

Aqui o problema é também os jogadores não ficarem deslumbrados com esses convites.

Acho que o Ramires será o 1º a ir e será o Mourinho a levá-lo e esta será talvez o maior desfalque na equipa.

Temos de ver também que para o lugar do Di Maria temos o Coentrão e o Urreta e centrais temos o Sidnei e o Miguel Victor