quinta-feira, março 4

A nossa selecção!?

Tudo bem que não era o jogo mais importante do mundo, mas daí a deixar para segundo plano este jogo para realçar os golos de Cardozo em Espanha, a exibição de Di Maria na Alemanha e falar na lesão do Fábio Coentrão parece-me mim de muito mau gosto.

Há quem diga por aí que não apoia esta "selecção" por ter demasiados naturalizados, por não ter jogadores do Benfica ou porque não sei mais o quê.

Não quero generalizar claro, mas a analisar pelas primeiras páginas dos principais jornais desportivos ( e assumindo que estes tomem estas decisões com base em estudos de mercado) é fácil de perceber que há pessoas que gostam mais do clube que da selecção(perfeitamente legitimo a meu ver) e pode até acontecer que haja por aí quem apoie outras selecções(para mim já mais dificil de entender)....

44 comentários:

Anónimo disse...

Se se aposta na descaracterização daquilo que costumava ser a Selecção, é natural que as pessoas se "divorviem" da mesma. Não significa necessariamente que seja um mau caminho.

A mim é-me indiferente que estejam lá 30 sérvios. Neste momento, olho para a Selecção com tristeza e não a apoio.

De facto, interessa-me muito mais mais os golos do Cardozo e do Di Maria. E quem jogará a lateral esquerdo, este fim-de-semana, no SLB? Isso são coisas que me preocupam.

Agora se o Seleccionador anda à porrada com um jornalista no Aeroporto? Se o Rolando é convocado, mais o Tonel? O Liedson? Quero lá saber.

Que cheguem longe, é o meu desejo, puramente comercial :P

Anónimo disse...

Não apoio outras selecções, mas não ficava nada chateado que fossemos eliminados contra o Brazil por 2-0, com golos de Ramirez e Luisão, não me importava.

O respeito que esta selecção merece é o mesmo que tem para conosco.

Tudo nesta selecção tem de ser desculpado, menos o descontentamento dos adeptos, santa paciencia.

J. disse...

Realmente, onde isto já chegou....
Se não tivesse vivido tanto tempo na Catalunha ainda estranhava.
Mas pelos lá ainda consigo perceber, agora aqui sinceramente....

Pedro disse...

Dificil de entender pq?

Aquilo é a Selecção Nacional? Aquilo não é mais que um meio para promover certos jogadores mediocres para q o clube em causa possa vendê-los a bom preço. Nem q para isso se naturalizem jogadores q assumiam, 2 meses antes, o forte desejo de jogar por outra selecção. Agora voltamos mesmo ao tempo do Oliveira...é a palhaçada total. Por isso dá-me gozo ver este estado das coisas.

Claro q o q me interessa é o Glorioso, é por ele q perco o sono, é por ele q choro, é por ele q grito.Por isso prefiro saber se o Coentrão recupera do q quem marcou os golos ontem..nem vi o jogo nem nada. Estava sim interessado em saber a prestação dos jogadores do Glorioso q pelos vistos foi excelente.

Quando voltarmos a ter Selecção Nacional avisa...

Peyroteo disse...

A selecção volta quando tivermos o Quim, o Coentrão e o Peixoto? Epá, sinceramente.

@oel@ disse...

Esta visto que a grande maioria quem não apoia a selecção são os adeptos do Slb.
Apoiam a do Brasil, é lindo, mas que culpa é que o seleccionador tem de o slb não ter um único português seleccionável??? Tirando o Joaquim mas esse esta mais que visto que não vai lá.
Esta reacção faz me lembra a do FCP aqui a uns anos. Cada vez mais parecidos estes dois clubes!

Pedro Alves Pereira disse...

Sobre a selecção, pertenci e ainda pertenço ao grupo daqueles que não queriam que a selecção fosse à África do Sul, e pq?! Para evitar humilhações, como as que vão acontecer, pois esta selecção não joga um beata...
Como costumo dizer, ou se faz bem feito ou não se faz...
Neste caso ou se vai ao Mundial para jogar, dar espectáculo e ganhar (tenho como exemplo o meu Benfica), ou então mais valia ficar em Portugal e dar férias ao jogadores nacionais...

O jogo de ontem foi mais um claro exemplo, da vergonha que vai ser a nossa passagem pelo Mundial de África do Sul...

Peyroteo disse...

Mas é mais humilhante disputar um Mundial do que não chegar lá sequer?

Anónimo disse...

Não vou dizer que o Peyroteo e o Leo são básicos, mas é o que apetecia.

Anotem: não me interessa minimamente que sejam convocados jogadores do SLB. Aliás, no contexto actual, agradeço até que não o sejam.

O vosso problema é esse mesmo: pensam que colocamos o interesse do nosso clube à frente do da Selecção. Nada mais errado. Isso é que outros fazem.

Mas para perceberem isso, era preciso quererem.

A descaracterização da Selecção, com o investimento em jogadores naturalizados sem critério, o discurso medroso e patético do Selecionador, a vergonha do Presidente da FPF, as cenas de pugilato que passam incólumes protagonizadas pelo Professor, as miseráveis prestações da equipa, tudo isto, junto. É disto que se fala.

Vá lá, vocês até percebem.

Peyroteo disse...

Tu sei que não, mas outros tenho a certeza que mudavam de discurso caso houvesse mais jogadores do benfica na selecção e os naturalizados se chamassem David Luiz ou Javi Garcia.

Anónimo disse...

Tanto alarido à volta dos assobios.

Não viram o final do jogo da França? O da Alemanha?

Deixemos de ser hipócritas, quero ver aqui alguém a dizer "o futebol desta selecção cativa-me imenso", É MENTIRA, embora o coração queira que Portugal chegue lá, a verdade é que PORTUGAL NÃO JOGA UM CHAVO.

Já viram como a culpa desta selecção não cativar o apoio dos portugueses já começa a ser atribuida de uma forma ou outra ao Benfica?

AMO-TE BENFICA.

LC disse...

Eu não apoio a equipa da FPF bem como não apoiarei a de nenhuma federação... e não é de agora.

Até 2002 sim, era uma equipa onde Portugal estava representado umas vezes bem outras mal mas era uma equipa com jogadores do meu país, depois disso descaracterizou-se e deixei de olhar para aquela equipa como a que representava o meu país, havia e há corpos estranhos.

Além disso, a forma como jogadores são lançados sem percebermos bem o porquê, diz o que há por trás, mas isso são erros, não consigo é perceber porque diz o homem que só convoca quem joga e aparece um Paulo Ferreira na convocatória, se o seleccionador não é coerente...

Sobre o Benfica e os jogadores do Benfica por esse mundo fora, para a equipa da FPF espero que não vá nenhum mesmo, já há muito que me vêem dizer o mesmo... todos os outros, são do Benfica e é natural que os benfiquistas se sintam satisfeitos por ver que todos eles tiveram boas prestações.

J. disse...

Mas o que é isto???

Não joga um chavo esta selecção, mas quando é que jogou bem?
Nos anos 60 do Eusébio?
Ou nos 80 com o Chalana?
Se calhar foi ha 4 anos atras com Deco e Scolari no campeonato do mundo da meia final contra a França?

Somos um pais de pouco mais de 10 milhoes. Nao participamos nas principais competições regularmente em nenhuma outra modalidade, no futebol onde até conseguimos ter alguém importante é isto que se vê....

Luis, nao te quero chamar básico, mas já nesta nossa eterna discussão, volto a dizer que insistes em nao ver o que hoje é um país como Portugal.

Anónimo disse...

Eu sentado na bancada todo molhado e a levar com o frio depois de ter gasto dinheiro que dava para pagar os cafés todos do mês a aplaudir o TONEL, vocês estão mas é malucos.

J. disse...

E repito, nao quero dar lições de moral a ng, mas em todos os sitios em que tenho estado quando digo que sou de Portugal respondem-me com um Figo ou Cristiano Ronaldo, seguido de um "I like very much the portuguese team" e nós no nosso próprio país nem isso conseguimos valorizar.
Mas desde que ganhe o Benfica está tudo bem....tristeza!!!

Anónimo disse...

Um jogador como Tonel na mesma equipa do Eusébio, do Chalana?

Pah, eu peço respeito por favor.

Anónimo disse...

É oficial, a culpa é do Benfica.

J. disse...

Podias ter ido ver o Miguel Vitor contra a Suécia, no jogo anterior....
Se é uma questão de ver o Tonel ou nao.
É o porreiro de termos mais que uma selecção, pá!

LC disse...

J., hoje em dia e da maneira que o futebol está implantado até pela televisão é natural que toda a gente (Europeia) conheça mesmo o Figo ou o Cristiano Ronaldo, é terrível é ires ao continente americano e dizerem-te que és espanhol ou que somos colonizados pelo Brasil...

EUA, Canadá, México, na do sul nem tanto porque sabemos que o mercado vem 75% dali.

Anónimo disse...

João, podes não concordar com os meus argumentos (até sinal em contrário vou pensar que os que citei não te incomodam).

"Não joga um chavo esta selecção, mas quando é que jogou bem?
Nos anos 60 do Eusébio?
Ou nos 80 com o Chalana?"

Em 96, 2000, 2004, 2006.

Para finalizar: não me recordo de quantos jogadores do SLB fizeram parte destas selecções. Porque isso é indiferente, não tem a ver com clubismos.

Isso é o que se passa agora. Basta estar atento às convocatórias que são uma autêntica vergonha.

Em relação aos naturalizados, esforço-me, mais uma vez, para que entendas.

Legalmente não há nada a obstar.

Contudo, sou a favor da inserção deste tipo de jogadores apenas em situações excepcionais, sem que isso signifique qualquer espécie de motivo xenófobo.

Não percebo, por exemplo, o Liedson. Não é um jogador que empreste futuro à Selecção, não é um jogador que tenha passado a maior parte da sua vida no País, nem sequer ficou conhecido por jogar em Portugal, pois já o era, no Brasil.

Sou contra e serei sempre contra a utilização de jogadores que mais não servem para salvar a face às incompetências dos líderes.

No fim disto tudo, a Selecção pode alinhar com 11 Sérvios, a cantar o Hino com sotaque. A mim, incomoda-me. Mesmo que perceba tão bem como tu (ao contrário do que pensas) o mundo em que vivemos.

Anónimo disse...

É curioso o slogan "i got a feeling", encaixa perfeitamente nesta equipa...

Ao fim dos 10 minutos já eu dormia no sofá.

O meu sono não é Benfiquista, não é Português, não é Chinês... ... ...

É sono.

Jorge Borges disse...

Eu apoio, como sempre apoiei a selecção. Mesmo quando não concordei com as polémicas naturalizações.
É uma coisa que me transcende. Por muito que tentasse nunca iria conseguir no mínimo ficar indiferente.
Com o equipamento das quinas, para mim não há naturalizados à força, não há Benfica nem Porto nem Sporting. Olho para ali e vejo a representação do meu país.

Sim, sou dos que se arrpaiam e sentem um frio na barriga quando oiço o hino nacional.
É um sentimento antiquado e parolo, ou talvez não. Mas é isso que sinto.

Portanto, a selecção portuguesa está a frente de todas as outras. A seguir a isto, torço pelas selecções que têm jogadores do Benfica.

As capas dos jornais são imbecis, mas não é de hoje...

Pedro disse...

Ainda nos tempos de Vale e Azevedo houve uma vez q não foi convocado nenhum jogador do SLB. Os meus amigos não benfiquistas (e os anti vale tb)acharam q isso seria motivo de gozo para comigo. Tiveram azar pq para mim é-me totalmente irrelevante que jogadores do SLB sejam convocados. Por mim não ía lá nenhum. Mantenho, hoje, essa mesma opinião. Não é por não estarem lá jogadores do SLB e se acham q é por isso então nem vale a pena discutirmos mais o assunto.

J. disse...

Não percebo Pedro
Não foste tu que escreveste isto:
"Queiroz não convocou nenhum jogador do Glorioso para o jogo particular da China. Não convocou nenhum jogador do líder incontestado do campeonato nacional mas convocou mecos que os jornais começam, mais uma vez, a levar ao colo. É por estas palhaçadas que me dá um gozo enorme cada ripada que esta pseudo selecção leva..."
Cada vez mais pareces um caso de dupla personalidade.

J. disse...

Luis,
Ja te expliquei com o meu caso pessoal. Vivi praticamente 9 anos na Catalunha. Já antes era conhecido lá no CIF.
Se me chamassem para a selecção da Catalunha, apesar de não ser catalão, iria aceitar e representar com todo gosto uma região que muito bem me acolhei.Se fosse chamado para a selecção do CIF tb iria com todo o prazer, pois é de lá que venho.
:-)

Glorioso11385 disse...

Quero que a selecção ganhe e continuo a acompanhar a sua carreira. Por isso, assisti ao vivo a três jogos da fase de qualificação. Apesar disso, neste momento, o entusismo que sinto por ela é reduzido. Ontem, fui incapaz de ver o jogo. Assisti a 3 minutos (sim, foram mesmo 3 minutos!) da segunda parte e tive de ver outra coisa na televisão. Voltei a sintonizar a TVI mesmo no final e vi o segundo golo, mas, pelos assobios que se seguiram ao fim do jogo, percebi a qualidade do mesmo.

Vibro muito menos com a selecção do que com o Benfica, mas sei que nas fases finais, à medida que as eliminatórias vão passando, surge o nervosismo. Não me esqueço das decepções que foram as derrotas com a França (em 1984, 2000 e 2006) ou com a Grécia (em 2004). Neste momento, parece-me uma selecção fraca, com jogadores medianos e não auguro grande carreira na África do Sul. Não simpatizo com o Carlos Queiroz e acho-o um incompetente, mas - reafirmo - quero que a selecção ganhe. De preferência, com jogadores do Benfica.

Anónimo disse...

Epá, agora é que me entalaste! CIF-Selecção da Catalunha. :D

Pedro disse...

J., uma coisa é eu querer ou não querer que vão jogadores do SLB à Selecção, outra coisa é o critério do seleccionador. Pode não estar lá nenhum benfiquista q eu defenderia a selecção normalmente. Eu não defendo a selecção, ou por outras palavras, a dita é-me indiferente,por se vender a estes critérios.

São duas situações totalmente distintas.

Anónimo disse...

Também o entendi assim, João.

Eu não considero o Coentrão convocável, para já. Mas depois de ver alguns nomes, custa a entender qual é o critério.

J. disse...

E pq não o Veloso, o Ruben Micael ou o João Pereira?

Iniesta de Mundet disse...

Esta selecção não tem grande apoio dos portugueses e existem dois motivos para isso:

-Carlos
-Queiroz

Desde que pegou na selecção que usa um discurso que não entusiasma e sempre que alguma coisa não corria mal a culpa era do Scolari (exemplo: a cena da vaca que já deu o leite e que ninguém alimentou a vaca, ou algum disparate parecido). Sempre fui um crítico do Scolari, mas sempre achei esse tipo de comentários uma falta de cortesia profissional e, sobretudo, desculpas de mão pagador.

Muda os critérios das convocatórias como quem muda de camisa. Exemplos:
-No inicio dizia que só iria chamar quem estivesse a jogar regularmente...é só ver as convocatórias para ver que esse não foi critério seguido.

-Queria renovar a selecção...chama um brasileiro de 32 anos.

Por outro lado escolhe para capitão um puto mimado, que não respeita os colegas. Para marcador de penaltys escolhe esse mesmo puto, porque é a vedeta, não porque seja o melhor marcador de penaltys (Simão). Este trato de favorecimento deve ser óptimo para o "team building".

Ignora sistemáticamente Ruben Micael, sem motivo aparente.

Convoca Edinho...quando quase ninguém em Portugal sabe quem é este tipo. Nunca foi titular em nenhuma equipa em que tenha passado.

Nesta ultima convocatória em Portugal ignorou Ruben Micael, Miguel Veloso e Fábio Coentrão. Ninguém percebe.

Para substituir o R.Carvalho chama o Tonel (sendo o Carriço melhor e mais jovem, portanto deveria seguir o tal critério da renovação).

Isto tudo são opções discutíveis, mas o que não é discutível é que eu adormeci a ver a 2ª parte do jogo!!


P.S. João, nalgumas partes do mundo é melhor não mencionar o Cristiano Ronaldo e muito menos o Figo, como bem sabes ;)

jvl disse...

Iniesta,

Neste caso não podia convocar o Carriço porque estava lesionado.

De resto, estou como o Jorge Borges com a excepção que torço pelo Brasil a seguir a Portugal.

Iniesta de Mundet disse...

jvl

Ok, perdoo o Carriço então! Tenho de mudar o nick para "Maradona o seleccionador".

Anónimo disse...

E o equipamento?

Participo em torneios não oficiais de futebol de 7 com uma equipa de amigos e recentemente compramos por meia duzia de tostões um equipamento da "Saillev" muito mais bonito do que o da selecção.

Tenho dito.

jvl disse...

Iniesta,

Longe de mim querer defender o CQ atenção! ;)

jamsilva disse...

O desporto nacional em Portugal devia ser "dizer mal" e não o futebol.

Dizer mal de tudo e de todos, contra tudo e contra todos. Ninguém, mas ninguém tem razão, há sempre alguma coisa a apontar, há sempre alguma coisa para criticar. é tudo burro menos o "eu". Um bota a baixo cerrado. Acho que nesse campeonato alguns aqui seriam campeões anos e anos, uns atrás dos outros, nem a nível internacional dariam qq tipo de hipóteses.

Eu imagino que deve mesmo haver alguém que tem vidas perfeitas. Tudo direitinho tudo em ordem, nada falha, tudo no seu lugar, tudo tem lógica, tudo tem sentido...

Anónimo disse...

exacto!!!
grando Kiko
:-)

Anónimo disse...

Vamos fazer améns, jamsilva, mas será num outro blogue, com o nome de "é incrível como há pessoas que dizem mal daqueles que só gostam de dizer mal".

@oel@ disse...

Luís, disse alguma mentira em relação aos adeptos do slb?
Olha que conheço muitos e não sou surdo.

A selecção jogou mal, sim sem duvida nem estva a espera de outra coisa, também já vejo bola a alguns tempo e neste tipo de jogos e normal as nossa selecção jogar a merda que jogou.

Queirós, não tem um discurso mais agradavam sem duvida, mas peço que pensem, antigamente um gajo via as selecções jovens, aconteceu muitas vezes um gajo preferir ver essas selecções que a principal, iam as faces finais todas agora nem se qualificam e mais a grande selecção que tivemos (Rui costa, Figo, J. Pinto...) quem construiu essa selecção, foi o Humberto coelho???

Hugo disse...

A capa da Bola é miserável.Vale tudo para agradar aos benfiquistas.

Jorge Borges disse...

Como no passado fim de semana foi sem espinhas, havia que arranjar qualquer coisa para malhar no Benfica, no caso, nos adeptos. Não assim Hugo?

Não há semana que não se malhe no Benfica. É por tudo e por nada!
Vale tudo para denegrir e ensombrar a excelente temporada que o Benfica está a fazer.

Hugo disse...

Eu malhei no jornal. Que mania da perseguição.

Anónimo disse...

Que tem a capa da Bola?

Miguel disse...

- Entre selecção e o Sporting, prefiro o Sporting. Sempre e desde sempre, não é de agora.

- Preferia que não houvesse nenhum naturalizado na selecção.

- Os jogos da selecção deviam ser todos no Verão porque é a época em que não há mais futebol.

- Acho que a selecção portuguesa e o seu seleccionador têm o mérito de ter conseguido o apuramento. Não há muito tempo era raro ir a um Europeu ou Mundial...